quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Alexandre Von defende a instalação de Mojuí dos Campos

Em pronunciamento feito da tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Pará na Sessão Ordinária desta terça-feira, 18 de novembro de 2008, o deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA) defendeu veementemente a instalação do Município de Mojuí dos Campos que será legalmente garantida com a aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição Nº 495/2006. O objetivo da Proposta em exame, originária do Senado Federal e de autoria do ex-senador paraense Luiz Otávio Campos, é convalidar os atos de criação, instalação, fusão ou desmembramento de Municípios ocorridos após a promulgação da Emenda Constitucional Nº 15/96 que deu nova redação ao art. 18, parágrafo 4º da Constituição Federal. O Município de Mojuí dos Campos passa a ser contemplado por já ter sido criado através da Lei Estadual Nº 6.268, de 27 de dezembro de 1999, sancionada pelo ex-governador Almir Gabriel, aguardando agora o amparo constitucional para a sua efetiva instalação.

Alexandre Von destacou, também, a atuação do deputado federal Joaquim de Lira Maia (DEM/PA) como membro da Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC Nº 495/2006, do Senado Federal, que neste momento tramita na Câmara dos Deputados. Através de Emenda proposta pelo parlamentar santareno, o texto final aprovado na Comissão Especial da Câmara Federal, e que deve ser ratificado pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, beneficiará tanto os municípios já instalados quanto os criados e não instalados, como é o caso de Mojuí dos Campos.


Sâo Raimundo derrotado pelo Pinheirense

Em Belém(FINAL)

Pinheirense 2 x0 São Raimundo
Pinheirense 1x0: Juba 15' 2º
Pinheirense 2x0: Juba 44' 2º

Em Castanhal(FINAL)

CASTANHAL 2 X 1 TIME NEGRA
Castanhal 1x0:Vadson(cabeça)20'1º
Time Negra 1x1:Nélio 39'1º
Castanhal 2x1:Marlon(cabeça)47'2º

No CEJU(FINAL)
VILA RICA 0 X 1 SPORT BELÉM
Sport 1x0:Hugo de Leon 34'1º

No Souza(FINAL)
TUNA 0 X 0 PEDREIRA

Sead confirma concurso público para Agência de Defesa Agropecuária do Pará

A Secretaria de Estado de Administração confirmou a realização de concurso público para 598 vagas em cargos de nível superior, médio e fundamental da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará. O concurso será realizado nas cidades de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Novo Progresso, Paragominas, Redenção e Santarém. A inscrição será efetuada somente via internet, por meio do endereço www.movens.org.br, no período de 1 a 14 de dezembro de 2008.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Curuá-Una: história

A história da hidrelétrica de Curuá-Una, velha aspiração dos santarenos, começou em 1952, quando a prefeitura de Santarém, na administração Santino Sirotheau Corrêa, contratou a empresa de consultoria Servix para os estudos iniciais e o projeto básico. Mas faltou dinheiro para a continuação do cronograma.
Em 1963, atendendo solicitação do deputado federal Sílvio Braga, o presidente João Goulart determinou à SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia, antecessora da Sudam) que declarasse a obra de primeira prioridade. Em outubro foi constituído o Grupo Executivo de Hidreletrificação de Curuá-Una, integrado por um representante da própria Spvea e outro da Comissão Estadual de Energia, com a assessoria técnica do futuro ministro de Minas e Energia, Mário Thibau. A empresa Grubima, de São Paulo, foi a vencedora da concorrência para a elaboração do projeto da usina, que ficou pronto em abril de 1964.
O Fundo de Valorização Econômica da Amazônia financiou a construção da via de acesso ao rio Curuá-Una, que utilizou o trecho inicial da estrada municipal para a colônia de Mojuí dos Campos. A principal obra era uma estrada de ponte. Os 50 quilômetros foram concluídos em janeiro de 1964. O relatório da SPVEA registrou com surpresa a presença humana na área da nova estrada e o seu estado de abandono:
"Ficamos deveras admirados com a alta densidade de população nas terras marginais da estrada, onde a fertilidade da terra é muito boa, porém quase inútil, pois essa estrada não permite o escoamento da safra".
Mas as obras entraram, a partir daí, numa fase de desativação.

São Raimundo enfrenta Pinheirense hoje à tarde

São Raimundo x Pinheirense
Local: Baenão(Belém)
Horário: 15 horas

Resultados dos jogos de ontem do Parazão

PARAENSE 2009 - 1ª FASE:

Em Castanhal
CASTANHAL 2 X 1 TIME NEGRA
Castanhal 1x0:Vadson(cabeça)20'1º
Time Negra 1x1:Nélio 39'1º
Castanhal 2x1:Marlon(cabeça)47'2º

No CEJU
VILA RICA 0 X 1 SPORT BELÉM
Sport 1x0:Hugo de Leon 34'1º

No Souza
TUNA 0 X 0 PEDREIRA

Pedófilo é preso em Itaituba

Do Diário do Pará:

BELÉM(PA)- Uma operação da Polícia Civil de Itaituba, oeste do Pará, resultou na prisão em flagrante de Rildo Perisson Lima Ribeiro, de 30 anos, sob acusação de crime de pedofilia. Ele foi preso em flagrante em um “cyber-café”, por policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), no momento em que tentava passar fotos de sexo explícito com crianças para um site na Internet. A prisão, ocorrida na tarde de segunda-feira, dia 17, foi coordenada pela delegada Flávia Renata Leal, diretora da DEAM em Itaituba.
De acordo com a delegada, a Polícia Civil tinha informações repassadas pelo proprietário de um estabelecimento de acesso aos serviços de Internet de que um homem havia deixado na lixeira de um dos computadores do local cerca de 50 fotos com cenas de sexo envolvendo menores de idade. As fotos foram cedidas à equipe policial que iniciou as investigações para identificar o pedófilo e as vítimas. Após três dias, a equipe policial chegou à identificação do autor do crime.
Na segunda-feira, a equipe formada pelo investigador Hércules e escrivão Haroldo, sob comando da delegada Flávia Leal e do delegado Tiago Rabelo, diretor da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, prendeu Rildo. Ele foi conduzido à DEAM, onde prestou depoimento e confessou ter abusado sexualmente de uma menina de oito anos, que mora às proximidades de sua casa, nesse município. A criança aparece em uma das fotos apreendidas pelos policiais. Ela está sem roupa e posicionada em cima do acusado.
Além das fotos, Rildo possuía um “pen-drive” com mais fotos extraídas da Internet com cenas de sexo explícito com crianças de até dois anos de idade. “Isso indica que realmente ele faz parte de uma rede de pedofilia na Internet”, afirma a delegada Flávia. Agora, o trabalho de investigação terá por objetivo identificar a origem e os componentes da rede, bem como, os destinatários das fotos. Além da pedofilia, Rildo vai responder pelo crime de atentado violento ao pudor. O acusado ficará preso em Itaituba à disposição da Justiça.(Da Redação com informações Polícia Civil)

Coronel preside inquérito que apura morte de soldado PM

Do Espaço Aberto:

Mudou o presidente do inquérito policial-militar que apura a morte do soldado PM Cruz, no início de outubro passado, durante exercícios intensivos da Rotam na região do Rio Inhangapi, em Castanhal.
O tenente-coronel Roberto Campos, que presidia o procedimento, foi substituído pelo coronel Raimundo de Brito Silva Filho, o coronel Silva, como é conhecido por seu nome de guerra na PM.
Campos foi trocado porque, no curso da apuração, surgiram indícios de participação de oficial com patente acima da dele, nos incidentes que resultaram na morte do soldado. O oficial sob suspeita de envolvimento é o coronel Cunha, diretor de Ensino e Instrução da Polícia Militar.
Como o blog revelou no final de outubro, um dossiê volumoso e em poder de várias instâncias de investigação aponta como supostamente envolvidos na morte do soldado Cruz o capitão Vicente, o tenente Vulcão, o capitão Firmino e o comandante da Rotam, tenente-coronel Noura, além do coronel Cunha.
Relatos minuciosos sustentam fatos reveladores de torturas, pressões psicológicas insuportáveis e humilhações durante o curso da Rotam no qual morreu o soldado Cruz.

Manchetes da edição de quarta-feira de O Estado do Tapajós

VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO RECEBERÃO AJUDA DA UNIÃO

PASSAGEIRA DIZ QUE PILTO AVISOU QUE AVIÃO ESTAVA SEM COMBUSTÍVEL

TRASLADAÇÃO LEVA IMAGEM A SÃO SEBASTIÃO

ALCOA PREVÊ EMBARQUE DE MINÉRIO DE JURUTI EM AGOSTO DE 2009

TROPICAL AUTO PEÇAS FESTEJA 25 ANOS

VEREADOR DENUNCIA FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR EM BELTERRA

FALTA DE BAFÔMETRO RETARDA FISCALIZAÇÃO EM RODOVIAS

JOVENS PERDEM AUDIÇÃO POR MAU USO DE FONES DE OUVIDO

SECCIONAL DE POLICIA DE SANTARÉMATENDE SOMENTE A FLAGRANTES DEVIDO À PARALISAÇÃO DOS DELEGADOS