quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Von defende livre acesso de deputados estaduais ao SIAFEM

O deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA) voltou a criticar o veto da governadora do Pará ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias/2009 que garantia senha de acesso, a cada deputado estadual, para consultas no Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (SIAFEM), no Sistema de Gestão dos Programas do Estado do Pará (GP Pará), no Sistema de Execução Orçamentária (SEO) e no Sistema Integrado de Materiais e Serviços (SIMAS).
Em seu pronunciamento, o deputado Alexandre Von discordou veementemente das duas justificativas apresentadas pelo Governo do Estado para as razões do veto, contidas na Mensagem Nº 086/08: a primeira é a de que o Tribunal de Contas do Estado, órgão que auxilia a Assembléia Legislativa no Controle Externo das contas do Governo do Estado do Pará, possui acesso aos Sistemas Coorporativos do Estado; e a segunda razão seria de ordem operacional pela complexidade de disponibilizar senhas a 41 deputados estaduais.
Quanto a primeira justificativa, Von entende que as atividades do TCE não eliminam a prerrogativa do Poder Legislativo no controle, monitoramento e fiscalização na aplicação de recursos públicos, lembrando que é o parlamentar estadual que sabe e acompanha o que acontece nas diferentes regiões do Estado.
Quanto às dificuldades operacionais, o deputado lembra que todos os 81 senadores e 513 deputados federais possuem senha de acesso ao SIAFI, sistema similar ao SIAFEM, em âmbito federal.
O parlamentar propôs, inclusive, que sejam disponibilizadas apenas 13 senhas de acesso aos Sistemas Coorporativos do Estado do Pará para a ALEPA: uma para a Mesa Executiva, uma para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, e uma para cada um dos 11 partidos políticos com representação na Assembléia Legislativa do Estado do Pará.
(Fonte: Assessoria parlamentar)

Cargill busca nome de gerente através de inscrição pela internet

Há mais de dois anos a Cargill não encontra um substituto à altura de Antenor Giovaninni, o pioneiro gerente que a empresa trouxe para Santarém antes mesmo da entrada em operação de seu terminal graneleiro da Vera Paz.
Depois de Giovaninni, a empresa tentou emplacar dois nomes, mas nenhum deles mostrou apetite para o cargo e já voltaram para São Paulo.
O último, José Boal, entregou o boné esta semana, depois que a esposa dele regressou a terra natal há dois meses.
Agora, a Cargill está recrutando seu gerente através de seleção de currículo através do sistema "job posting" ou seja pessoas do Brasil inteiro que se enquadram nas exigencias do posto podem se inscrever.

Ministério do Trabalho revisa cartilha que ensina se prostituir

BRASÍLIA — O Ministério do Trabalho irá rever a cartilha sobre a profissão de prostituta, divulgada no site oficial do ministério. A medida veio cinco dias após a Agência Amazônia revelar que o texto do site oficial faz uma clara apologia à prostituição. O texto oficial disseca nos mínimos detalhes a profissão de prostituta. O caso foi destaque na edição desta terça-feira do Jornal Hoje , da TV Globo.
Juristas ouvidos pela emissora dizem que a cartilha incentiva a prostituição. A profissão ganhou um código na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) há seis anos.
O site do MTE traz dicas preciosas para aqueles (as) que quiserem se dá bem no mundo da prostituição. Em um dos links, por exemplo, é possível se obter 18 dicas especialíssimas. Elas vão desde a capacidade de persuasão, passando pelo agir com honestidade até ao clímax no ato (ou seja, o prazer).

Reunião Regional da SBPC em Oriximiná discute melhoria de ensino básico através da ciência

Oriximiná se prepara para sediar, de 04 a 07 de novembro, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Evento de renome nacional no meio científico, essa é a primeira vez que uma reunião regional acontece no Oeste do Pará. Com o tema "Educação e Ciência na Amazônia", o evento será realizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), núcleo Oriximiná. Em pauta, a melhoria do ensino básico através do estímulo à ciência e à pesquisa.
“Nunca o Oeste do Pará recebeu evento de cunho científico-educacional de tal importância”, ressalta o coordenador geral da Reunião Regional da SBPC em Oriximiná, Prof. Domingos Diniz. A programação científica vai das 08h às 18h, diariamente, e é composta por conferências, mini-conferências, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas e exposições livres de trabalhos científicos, e está acessível no site oficial do evento (http://www.sbpcnet.org.br/eventos/oriximina/index.htm).
Durante as noites, a partir das 20h, o centro de eventos do Parque de Exposições José Diniz Filho será palco de uma vasta agenda cultural, que inclui apresentações musicais, danças, lançamentos de livros, exposições de coleções, artesanatos e artes plásticas.
A Mineração Rio do Norte participará do evento com um estande no Parque, onde será apresentado o projeto Cultura do Barro, uma das vertentes do Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial (PEAP), desenvolvido pela empresa em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi nas comunidades do Rio Trombetas.
(Com informações da MRN)

Maestro Isoca é tema central de palestra

No Blog da Franssi:

Belém-Compositor autodidata, musicista de renome no Brasil e no exterior, Wilson Fonseca é o tema central da palestra do professor Ms. Augusto Souto, do projeto "Compositores Paraenses e sua história" do Núcleo de Arte e Cultura da UEPA, hoje, às 16h, no auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236, ao lado da Basílica de Nazaré, em Belém). Membro da Academia Paraense de Música e da Academia Paraense de Letras, o maestro Isoca vai do popular ao erudito, e sua obra musical está reunida em 20 volumes, com mais de 1.600 composições catalogadas, grande parte ainda inédita. O acervo inclui peças para canto e diversas combinações de instrumentos, para banda, composições orquestrais e líricas, além de arranjos e transcrições.

Crise reduz empréstimos bancários

Em Santarém, como no resto do país, a retração de crédito é latente.
No Banco do Brasil, por exemplo, diminiu bastante o volume de concessão de CDC( crédito direto ao consumidor) desde setembro.
Mas o gerente Martin Granja considera que a redução tem muito mais a ver com o "pânico' que tomou conta do mercado do que as taxas de juros dos emprétimos, que permanecem inalteradas.
O cliente, em geral, pensa duas vezes antes de contrair novas dívidas, resigna-se o gerente do BB.

73 mil acessos de IP único

Obrigado, leitores.
As 08h33 de hoje este site registrou 73 mil acessos de IP único.
Como a média de acessos por IP é de 4, calcula-se que em apenas 10 meses de operação este site já alcançou a invejável marca de 292 mil pages visitadas.

Avisar SMT que semáforo pifou é cidadania. diz secretário de transportes

De Joaquim Azevedo, titular da secretaria municipal de Transportes, a respeito da nota "A culpa é do motorista":

"Nós da SMT também podemos receber a ajuda de nossos amigos motoritas ao verem um semaforo com problema podem ligar para o telefone 158 da SMT e informar o cruzamento, isso também é cidadania. Continuamos na nosa missão de trazer o melhor para o trânsito de Santarém.

Reeleição à vista

Olavo Neves vai tentar a reeleição no comando da diretoria-executiva da Associação Comercial e Empresarial de Santarem. Terá como candidata a vice Rosemary Fonseca.

Pesquisa florestal divulgada em Rondônia

As estratégias de comunicação para a divulgação da pesquisa florestal junto ao público leigo foi o tema da palestra proferida pela pesquisadora da Embrapa Rondônia, Vânia Beatriz de Oliveira no Seminário Estratégias para Popularização da Ciência, realizado no dia 24 de outubro, em Rio Branco.
O projeto Com.Ciência Florestal, coordenado pela Embrapa Rondônia visa a popularização da ciência, por meio da elaboração de mensagens que levem ao entendimento do público leigo a aplicabilidade da ciência no cotidiano da sociedade.
Desde outubro 2007 , vem sendo desenvolvidas atividades de capacitação, criação de materiais e promoção de eventos de divulgação científica, sobre a contribuição da pesquisa para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Dentre as práticas pedagógicas adotadas está o uso de músicas de artistas da Amazônia cuja temática não se restrinja ao espaço amazônico, mas à dimensão planetária das questões ambientais.
Na ocasião, Vânia Beatriz, que coordena o Com.Ciência Florestal, financiado pelo Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil PPG7/CNPq; além de relatar o processo de criação dos produtos de comunicação ( impressos, spots, videoclipes, teatro de fantoches,etc), exibiu um videoclipe do Grupo Minhas Raízes, formado por jovens da comunidade de Nazaré em Porto Velho; e um outro elaborado especialmente para a ocasião, com a música "Canto dos Castanhais, de autoria de JoãozinhoGomes/Val Milhomen, interpretada por Juliele Marques, artista do Amapá.

TSE mantém pendente de julgamento o caso de Santarém

Do Espaço Aberto:

O Tribunal Superior Eleitoral trabalha à corda toda para vencer mais de mil recursos que ainda se encontram pendentes de julgamento.Somente na sessão de ontem foram publicadas nada menos de 57 decisões individuais, inclusive oito referentes ao Pará: uma de Marabá, seis de Breves e uma de Altamira. Todas as decisões são relativas a processos que envolvem principalmente registros de candidatura das eleições municipais 2008.
Entre os mais os mais de mil recursos pendentes de julgamento, todos relativos somente à eleição deste ano, está o Recurso Especial nº 33.174, impetrado pelo Ministério Público Eleitoral e por José Erasmo Maia. O RE tenta reformar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, que negou provimento ao pedido de impugnação da candidatura da prefeita Maria do Carmo Martins Lima (PT), reeleita prefeita do município com mais de 15 mil votos sobre seu opositor, o deputado federal Lira Maia (DEM).
No dia 27 de setembro passado, a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) recebeu os autos para dar parecer. A manifestação do vice-procurador geral Eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho, reafirma o entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral no Pará, quando se manifestou no recurso que ainda tramitava no TRE.
O argumento de Pinheiro Filho é o de que a prefeita não se afastou definitivamente do Ministério Público Estadual para concorrer às eleições, o que a teria deixado na condição de inelegível.
Desde o dia 17 deste mês que o recurso está no gabinete do ministro Marcelo Ribeiro, prontinho para que ele elabore seu voto e o leve ao plenário do Tribunal, para votação.
A matéria é polêmica.
Pelo visto, o TSE, para desafogar suas prateleiras, está logo votando os recursos menos complicados, para ficar apenas com os de maior complexidade que deverão ser votados mais à frente.

Troca-troca na PM

Já virou costume na PM do Oeste do Pará.
Ingerências políticas na caserna não permitem que os comandantes designados para Santarém permaneçam no cargo pelo menos os dois anos que é praxe a permanecência desses militares em cargos de comando.
Primeiro foi o coronel Costa Junior, que foi removido por pressão da prefeita Maria do Carmo. Seu substituto, coronel Sarmanho, não passou nem 7 meses no comando do CPR-1 e vai ser substituído pelo coronel Campos.
O coronel Antenor, que comandava em Monte Alegre, foi tirado do cargo por pressão da deputada Josefina do Carmo, mas escapou de ser removido para o sul do Pará, permancendo agregado ao comando geral em Belém.