terça-feira, 5 de outubro de 2010

Greve aumenta e banqueiros, nada. Banpará chama pra reunião hoje, 1 da tarde


A greve da categoria bancária faz uma semana hoje. Ontem, o comando nacional mostrava que estão fechadas 6.527 agências em todo o país, o que implica crescimento da greve de 68,9% em relação ao primeiro dia. No Pará/Amapá,208 agências estão fechadas.

Banqueiros mantêm o silêncio, o que levou a CUT nacional a divulgar nota apoiando a greve bancária e, ao mesmo tempo reivindicando uma mudança de postura por parte dos bancos e o início de negociações em patamar diferente do atual, buscando garantir dignidade para os bancários.

Banpará hoje No Banpará a greve está bem forte e hoje, Sindicato/ContrafCUT e Fetec foram chamados para uma reunião com a direção do banco, à 1 da tarde. O movimento espera que seja para apresentação de proposta às reivindicações da categoria no Banpará.

Reivindicações - Categoria reivindica 11% de reajuste, valorização dos pisos salariais, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), medidas de proteção da saúde que inclua o combate ao assédio moral e às metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades para todos e mais segurança. Os bancos propuseram apenas reajuste de 4,29% (a inflação do período) e rejeitaram as demais reivindicações.

(Texto: Vera Paoloni. Foto da Agência Carajás do Banco da Amazônia. Em greve)

O PMDB, na moita, aguarda alguns lances para se decidir

Paulo Bemerguy:
Qual o destino do PMDB no segundo turno?
No momento, as lideranças do partido ainda estão na moita.
Ainda se mostra cautelosas.
Mas alguns peemedebistas já se decidiram.
Líder do partido na Assembleia e deputado reeleito com 29,8 mil votos, Parsifal Pontes não faz rodeios: “Minha posição pessoal relativa a esse assunto continua inalterada. E vou defendê-la na reunião do partido: sou contrário a qualquer acordo com a Ana Júlia para o segundo turno”, disse o parlamentar ao blog.
Mais votada do PMDB, com 209,6 mil votos, a deputada Elcione Barbalho disse ao blog, ontem, que um dia depois da eleição ainda não havia parado para avaliar sobre a posição política que considera mais adequada. Mas adiantou que o partido vai se reunir em ocasião oportuna e deliberar homogeneamente se é mais conveniente apoiar Jatene, Ana Júlia ou adotar outra posição.
E o deputado José Priante, quarto deputado federal mais votado?
“O meu coração já tem lado”, disse Priante ao poster, enigmaticamente, sem dizer para qual lado seu coração está pendendo.
Priante, vocês sabem, parece não ter superado até agora a decepção que enfrentou em 2008, quando disputou o segundo turno da eleição para prefeito de Belém com Duciomar Costa (PTB) e não teve o apoio esperado da governadora Ana Júlia.
“Na eleição em que a Ana Júlia disputou o governo do Estado, em 2006, enquanto eu lutava para que ela ganhasse, o prefeito Duciomar Costa lutava para que ela perdesse. Entendeu?”, disse Priante numa entrevista exclusiva ao blog, no final de outubro de 2008, ao externar a sua contrariedade com a posição, alegadamente de “neutralidade”, adotada pela governadora naquele pleito.
O deputado federal eleito considera, no entanto, que será mais conveniente esperar por uma decisão do Supremo referente à Lei da Ficha Limpa. Esse julgamento, que Priante espera ocorra o mais rapidamente possível, é que deverá balizar de forma definitiva o posicionamento do PMDB em relação ao segundo turno no Pará.
----
Nota do Blog do Estado:
 
Ontem à noite, ao ser entrevistado no programa Argumento(TVRBA), o deputado Jader Barbalho afirmou que o PMDB paraense tem apenas compromisso com a candidatura de Dilma Roussef, mas que não se sente obrigado a apoiar a reeleição da governadora Ana Júlia.

Corrida eleitoral

Os resultados das urnas em Santarém (incluíndo Mojuí dos Campos) revelam o tamanho dos nossos políticos em termos de votos:


1- Lira Maia - 69.000 - Um navio transatlântico.


2- Alexandre Votos - 34.500 - Um búfalo da FAB


3- Carlos Martins 35.000- Um ônibus


4- Reginaldo Campos. 16.000 - Um caminhão


5- Nélio Aguiar 13.600 - Uma D-20


6- Anônio Rocha 12.600 - Uma kombi


7- José Priante 10.600 - Uma carroça


8- Marcio Pinto 7.400 - Uma bicicleta


9- Bruno Pará 6.600- Um carro de pipoca


10-Marcela Tolentino 5.700 - Uma bajara


11- Nel Fernandes. 4796 - Uma rabeta


12- Odair Corrêa  1.180 - Prancha de surf