terça-feira, 5 de outubro de 2010

O PMDB, na moita, aguarda alguns lances para se decidir

Paulo Bemerguy:
Qual o destino do PMDB no segundo turno?
No momento, as lideranças do partido ainda estão na moita.
Ainda se mostra cautelosas.
Mas alguns peemedebistas já se decidiram.
Líder do partido na Assembleia e deputado reeleito com 29,8 mil votos, Parsifal Pontes não faz rodeios: “Minha posição pessoal relativa a esse assunto continua inalterada. E vou defendê-la na reunião do partido: sou contrário a qualquer acordo com a Ana Júlia para o segundo turno”, disse o parlamentar ao blog.
Mais votada do PMDB, com 209,6 mil votos, a deputada Elcione Barbalho disse ao blog, ontem, que um dia depois da eleição ainda não havia parado para avaliar sobre a posição política que considera mais adequada. Mas adiantou que o partido vai se reunir em ocasião oportuna e deliberar homogeneamente se é mais conveniente apoiar Jatene, Ana Júlia ou adotar outra posição.
E o deputado José Priante, quarto deputado federal mais votado?
“O meu coração já tem lado”, disse Priante ao poster, enigmaticamente, sem dizer para qual lado seu coração está pendendo.
Priante, vocês sabem, parece não ter superado até agora a decepção que enfrentou em 2008, quando disputou o segundo turno da eleição para prefeito de Belém com Duciomar Costa (PTB) e não teve o apoio esperado da governadora Ana Júlia.
“Na eleição em que a Ana Júlia disputou o governo do Estado, em 2006, enquanto eu lutava para que ela ganhasse, o prefeito Duciomar Costa lutava para que ela perdesse. Entendeu?”, disse Priante numa entrevista exclusiva ao blog, no final de outubro de 2008, ao externar a sua contrariedade com a posição, alegadamente de “neutralidade”, adotada pela governadora naquele pleito.
O deputado federal eleito considera, no entanto, que será mais conveniente esperar por uma decisão do Supremo referente à Lei da Ficha Limpa. Esse julgamento, que Priante espera ocorra o mais rapidamente possível, é que deverá balizar de forma definitiva o posicionamento do PMDB em relação ao segundo turno no Pará.
----
Nota do Blog do Estado:
 
Ontem à noite, ao ser entrevistado no programa Argumento(TVRBA), o deputado Jader Barbalho afirmou que o PMDB paraense tem apenas compromisso com a candidatura de Dilma Roussef, mas que não se sente obrigado a apoiar a reeleição da governadora Ana Júlia.

Um comentário:

Claudia disse...

Quero externar nosso posicionamento, independentemente do rumo que o nosso PMDB tome. Nós aqui em casa e toda a nossa família vamos "fechados" com Dilma lá e Ana Júlia aquí!