sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Barbalhão: Câmeras de segurança poderiam ter sido instaladas desde dezembro

Hoje de manhã, a empresa contratada para instalar câmeras de filmagem no estádio Barbalhão começou a executar o serviço.

Mas, apesar do esforço, não há como negar que a providência poderia ter sido tomada ainda no ano passado.

E não me venham com a estória de que a Prefeitura de Santarém não dispunha de dinheiro em caixa para bancar o serviço.

Os 10% cobrados como taxa de administração do estádio rendeu à PMS cerca de 30 mil reais somente na decisão do título da série D, dinheiro que, ao invés de ser usado para melhorar a segurança do estádio, foi doado ao São Raimundo.

O custo das câmeras é também de 30 mi reais.

Entenderam?

Dinheiro tinha, faltou foi planejamento e vontade de fazer.

EScola de música abre inscrições em Santarém

A Escola de Música Maestro Wilson Fonseca abriu inscrições para novos alunos, a partir de cinco anos de idade. Neste primeiro semestre, 150 vagas estão sendo ofertadas.

Há cursos para musicalização baby, musicalização infantil, musicalização jovem e musicalização para adultos. As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura de Santarém, até amanhã.

Os alunos ganham muito mais que ritmo, cadência e afinação: acabam se tornando apreciadores da arte. Aproveitam e utilizam para os outros segmentos da vida todos os ensinamentos e benefícios que a música promove, como a socialização, o raciocínio lógico, a sensibilidade e a disciplina, entre tantos outros.

A escola foi idealizada e é dirigida pelo Maestro José Agostinho da Fonseca Neto, o Tinho.(Bog da Franssi)

Lei do tempo de espera em fila de bancos é letra morta em Santarém

CILÍCIA FERREIRA
REPÓRTER


A lei municipal que determina o tempo máximo de 30 minutos de espera nos dias normais e 45 nos dias de pagamento não vem sendo cumprida como deveria. Em Santarém, o tempo de espera, na maioria das vezes, supera o prazo determinado. O PROCON municipal que deveria fiscalizar o cumprimento da lei, alega que não dispõe de pessoal suficiente para efetuar blitzes nas agências bancárias e , depois de quase cinco anos de vigência da lei, aplicou apenas três notificações.

Nos dias de pico referentes aos pagamentos de aposentados e servidores públicos é um sacrifício ficar horas na fila do banco. Mas isso ainda acontece com muita freqüência. Basta chegar os primeiros dias do mês para que os bancos inchem e, as filas intermináveis apareçam.
Ademar Costa, gerente do Banpará, diz que o banco tem cumprido a lei na medida do possível. Mas que nos dias de pagamentos dos servidores estaduais e aposentados o banco recebe um número elevado de pessoas. Segundo o gerente, o banco tem montado estratégias para diminuir a insatisfação do usuário. Ele informa que os 4 pontos do banco espalhados pela cidade é uma dessas estratégias.

O vereador Valdir Matias, autor da lei, diz que a os bancos já se adequaram a algumas normas da lei como senha eletrônica, ter a cópia da lei exposta em local de fácil visibilidade, mas em relação ao tempo de espera, ele diz que o órgão responsável em fazer a fiscalização é o PROCON, o órgão de defesa do consumidor pode agir mediante denúncias ou de forma espontânea. "O PROCON é pró - ativo e pode fazer esse trabalho", explicou o vereador.

Valdir Matias considera que, depois de quase cinco anos da lei, os serviços prestados pelos bancos melhorou consideravelmente.

PROCON NÃO FISCALIZA POR TER PESSOAL REDUZIDO

Walter Murilo Colares, fiscal do PROCON, informa que em relação à fiscalização por conta do órgão é "humanamente impossível", porque o PROCON não conta com efetivo suficiente para fiscalizar e realizar a assistência jurídica necessária ao consumidor.

Segundo Walter, o PROCON tem apenas 2 fiscais, que além da função oficial, ainda dão assistência como advogados e atendentes. De acordo com dados do PROCON, no ano passado foram 1395 atendimentos protocolados, sendo que só 194 encaminhados ao juizado, ou seja, os demais foram resolvidos pelo PROCON mesmo. Walter expõe esses dados para mostrar que não tem como dar atenção às duas ações, ou atende o consumidor quando o órgão é solicitado, ou faz somente fiscalizações. "Uma deixa a outra vulnerável", comentou.

Em relação às reclamações referentes à lei, o fiscal diz que o órgão foi procurado no início da sanção da lei, mas não tem dados precisos. "Acredito que foram uns três protocolados", diz Walter.

Segundo o PROCON, foi feito um trabalho de sensibilização junto à população e aos bancos, foi realizada, reunião com os gerentes das agências.

Em avaliação Walter diz que os bancos melhoraram o atendimento, mas não dá para se alcançar a satisfação total do usuário. Explicou que os Bancos Real, Itaú, HSBC, reduziram consideravelmente o tempo nas filas. Já o Banco do Brasil, Caixa e Bradesco por serem os bancos com maior demanda têm maior dificuldade em cumprir a lei. Mas ainda assim, o PROCON tem recebido reclamações por conta do tempo de espera nas filas dos bancos.

Avião da Piquiatuba que caiu em Sendor José Porfírio tinha 32 anos de uso

O Major Aviador Marcelo Honorato, do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), sediado em Belém, está em Santarém desde ontem fazendo uma rigorosa investigação na empresa Piquiatuba Táxi Aéreo, contratada pela Uiraçu Turismo para fazer o transporte do presidente do Grupo Reicon, Luiz Rebello Neto, diretoria e alto escalão da área de Madeira e Energia do Grupo Andrade Gutierrez.

O avião Embraer 110 Bandeirante da Piaquiatuba foi fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A em 1978. Tinha 32 anos de vida útil.

Os oficiais do Seripa I vão continuar investigando relatórios da empresa, documentos diversos que falam sobre a manutenção da aeronave, escalas técnicas, escalas operacionais, e outros.

Ex-juiz de Almeirim é aposentado compulsoriamente pelo CNJ

O juiz Alan Rodrigues Campos Meireles foi nomeado juiz da comarca do município de Almeirim, em 2006. Em 2008, ele foi afastado da função, após o TJ ter instaurado processo administrativo para apurar denúncias de que o então magistrado teria cometido diversas irregularidades no exercício da função. Após 90 dias de investigação interna, a conclusão do processo foi de que o Meireles descumpria as regras processuais, determinou a apreensão de veículos irregularmente e não encaminhava as armas apreendidas em operações policiais ao Exército.

Em dezembro de 2008, o Pleno do TJ/PA decidiu por maioria de votos pela aposentadoria compulsória, como prevê a Lei Orgânica da Magistratura. No entanto, em dezembro de 2009, após o juiz pedir revisão do processo, o pleno converteu a medida apenas para remoção compulsória para outra comarca, aprovando a reintegração do juiz ao Judiciário.

A justificativa para manter Alan Meireles no sistema judiciário do Pará era de que os fatos cometidos pelo juiz não eram graves, mas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manteve a aposentadoria compulsória .

Çairé, mais um jogo de empurra

Há dois anos, a prefeita Maria do Carmo e a governadora Ana Júlia eram só sorrisos na abertira da festa do Çairé, em Alter-do-Chão.

De tão afinada, a dupla prometeu que o governo do estado iria construir um lago dos botos definitivo - que o povo chama de çairódromo - para a apresentação do festival disputado elo Cor de Rosa e Tucuxi.

Dois anos se passaram e a promessa não foi cumprida. E pelo visto, não será cumprida este ano.

Questionada, a prefeita tirou o corpo fora e diz que quem fez a promessa foi feita apenas pela governadora Ana Júlia.

Mui amiga!