quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Copa do Brasil aceita qualquer pasto

Gerson Nogueira:

Como nem todos os promotores do Brasil são tão rigorosos quanto os daqui, a Copa do Brasil tem sido disputada em qualquer estádio, até naqueles que só têm um pasto para servir de campo de jogo. É o caso do estádio de Roraima, onde o Remo enfrentou o Progresso na Série C de 2008. No lance acima (arquivo do Bola), o meia-atacante Ratinho disputa bola pelo alto no manguezal roraimense. Em meio à lama e ao caos, o Remo ainda venceu por 1 a 0, gol de Ratinho.

Para a Copa do Brasil deste ano, o Paissandu vai jogar no estádio de Currais Novos contra o Potiguar (RN). As arquibancadas foram vetadas parcialmente e só existem 2.200 lugares disponíveis para o torcedor. O Barbalhão, em Santarém, que vai sediar S. Raimundo x Botafogo, esteve interditado até segunda-feira, por apresentar uma série de irregularidades. Misteriosamente, de uma hora para outra, foi liberado para o jogo. Coisas do futebol, paraense e brasileiro.


Espetáculo Parésqui será encenado sábado na Casa da Cultura

No sábado, dia 06 de fevereiro, às oito da noite, na Casa da Cultura, o grupo paraense Usina Contemporânea de Teatro realiza apresentação única do espetáculo Parésqui na cidade de Santarém, com entrada franca. O município será o sexto a receber a montagem, que desde o início do ano realiza uma turnê por 12 cidades ribeirinhas do Pará, com recursos do prêmio Myriam Muniz, da Funarte.
Parésqui estreou em dezembro de 2006, como resultado de uma bolsa de pesquisa do Instituto de Artes do Pará (IAP). Em cena, as atrizes Valéria Andrade e Nani Tavares se desdobram para representar cenicamente histórias de vida de oito pessoas de uma mesma família de ribeirinhos que vivem na Ilha do Combu, em frente a Belém.
A construção das personagens utilizou uma técnica chamada de mímesis corpórea, que consiste na imitação e teatralização das ações corporais e vocais cotidianas. Dessa maneira, as personagens imitam o modo de agir e de falar típicos do povo ribeirinho, para contar histórias cheias de humor, paixão, ciúme, brigas, dor e saudade, que mostram a dimensão universal do ser humano que habita a Amazônia.
Após inúmeras temporadas de sucesso em Belém ao longo de três anos, Parésqui foi apresentado em janeiro de 2010 para cerca de 500 pessoas nos municípios de Cametá, Abaetetuba e Barcarena, durante a etapa Rio Tocantins, a primeira desta turnê pelo Pará. Agora, o espetáculo cumpre a segunda etapa da viagem, denominada Rio Tapajós, e que abrange também apresentações nos municípios de Óbidos e Alenquer.
Parésqui tem direção de Alberto Silva Neto, desenho de som de Leo Bitar, figurinos de Anibal Pacha, iluminação e cenografia de Alberto Silva Neto e Patrícia Gondim, projeto gráfico de Alexandre Sequeira e fotos de André Mardock. Durante a turnê, a operação de luz e som é de Milton Aires.
Fundado em 1989, o grupo paraense Usina Contemporânea de Teatro já realizou a montagem de mais de 20 espetáculos em Belém, de vários gêneros que incluem dramas clássicos, comédias, farsas, teatro com bonecos e teatro de rua.

Serviço:

Maiores informações com Alberto Silva Neto, pelos fones (91) 8156-1070 e (91) 8711-8904, ou e-mail netosilvaalberto@gmail.com.br

Cametá 1 x 1 São Raimundo. Rodrigão, aos 48 minutos, em falha de Labilá

Mais uma vez o São Raimundo deixa escapar a vitória no final do jogo.
Encerrado Cametá 1 x 1 São Raimundo.

Cametá 0 x 1 São Raimundo. 30 minutos do segundo tempo. Carlão, zagueiro do São Raimundo, expulso de campo

Lateral Leandrinho, do São Raimundo, expulso de campo

Cametá 0 x 1 São Raimundo. Max Jari, de cabeça, aos 9 minutos do segundo tempo

Começa segundo tempo: Cametá 0 x 0 São Raimundo

Atacante Max Jari faz sua estréia.
5 minutos do segundo tempo.

Encerrado primeiro tempo: Cametá 0 x 0 São Raimundo

Ministro da Pesca vem a Santarém amanhã

Altemir Gregolin, secretário nacional de pesca, mas que tem status de ministro, vem amanhã a Santarém assinar convênios com prefeituras e visitar a base de piscicultura da Sepaq, na comunidade de Santa Rosa, no Planaldo de Santarém.

Convidado a integrar a comitiva, o deputado federal Lira Maia não vai poder acompanhar a visita do ministro porque haverá votação na Cãmara dos Deputdos nesta quinta-feira.

É de autoria de Lira Maia a emenda ao orçamento da União que repassou R$ 500 mil à secretaria estadual de pesca para a instalação de laboratórios da base de Santa Rosa.

Cametá x São Raimundo: acompanhe no Blog do Estado

MPE mantém o veto ao Mangueirão

Reunião entre representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros termina sem acordo no Ministério Público Estadual e o adiamento do clássicoRe-Pa está mantido.

Presidentes de Remo e Paissandu reúnem nesta tarde de quarta-feira para avaliar a utilização do Baenão como palco do clássico, mas a confirmação vai depender do parecer da PM. Se o Comando do Policiamento garantir a segurança dentro e fora do estádio há chance de o jogo acontecer neste domingo.

O problema é que, no ano passado, uma decisão de sub-20 terminou em batalha campal envolvendo torcidas organizadas, fora do Evandro Almeida.(Gerson Nogueira)

Preventiva decretada para para motorista que atropelou e matou jovem durante 'racha' na Rui Barbosa


O juiz Rômulo Nogueira de Brito decretou, esta manhã, a prisão preventiva do jovem Roberto Júnio Mendonça de Oliveira, um dos envolvidos no "racha" que ceifou a vida de Susana dos Reis Lima, ontem à noite, na avenida Rui Barbosa. Roberto está foragido desde o acidente, não atendendo à voz de prisão do delegado Germano do Vale, que se encontrava no local e prendeu o outro envolvido, em flagrante, Felipe de Sousa Bello, prisão esta já mantida pelo juiz.

O delegado Germano está no encalço do foragido, que pode ser preso a qualquer momento. O juiz aguarda a conclusão do inquérito policial que será encaminhado ao Ministério Público para a apresentação da Denúncia. Os dois rapazes envolvidos no "racha" devem ser indiciados por homicídio doloso e, ao final do processo deverão enfrentar um tribunal do júri piopular por este crime.
(Com informações de Jota Ninos)

Jogo do São Raimundo é antecipado

A quarta partida do São Raimundo no Parazão 2010 será disputada hoje à tarde em Cametá.

A equipe local tentou adiar o jogo para sábado, mas o que conseguiu foi apenas antecipar da noite para a tarde o horário da partida, que terá seu início às 16 horas.

"Racha" na Rui Barbosa deixa 1 morto e quatro feridos

Está preso na delegacia de polícia de Santarém Felipe de Souza Belo que se envolveu, ontem à noite, em uma 'racha' na avenida Rui Barbosa com Roberto Junior Mendonça de Oliveira, que está foragido. A disputa entre os dois motoristas provocou a morte da estudante Suzana dos Reis Lima, e deixou feridos Marlon Harley, 22 anos, Elzamara Souza da Silva, 23 anos, Dalila Limeira, 18 anos e Lauro Luiz.

Felipe dirigia o automóvel Ford K placas JUQ-5973. Roberto era o motorista do automóvel FIAT Pálio placas KRJ-3250. Ele é dono de um lava-jato localizado na avenida Bartolomeu de Gusmão.

Os dois veículos, em alta velocidade, capotaram depois de se tocarem, atingindo as vítimas, e indo de encontro ao poste de iluminação pública.

Suzana trabalhava em uma concessionária de veículos e se encontrava em uma parada de ônibus quando foi atingida junto com outras 4 pessoas. Os feridos estão internados no Hospital Municipal de Santarém. O estado de saúde de Marlon é considerado grave. Os demais não correm risco de morte.