segunda-feira, 14 de junho de 2010

Democratas muda data e local da convenção regional no Pará

Reunião da executiva regional do Democratas bateu o martelo, hoje: não será mais em Santarém, dia 26, e sim em Belém, dia 28, a convenção estadual do partido que vai definir candidatos e coligações para as eleições de outubro.

A principal razão para a mudança de local foi o custo do deslocamento aéreo dos convencionais até Santarém, pois a maioria de Belém e do nordeste paraense.

Seleção aparece para fazer recreativo

Gerson Nogueira

Aleluia, aleluia… finalmente, depois de vários dias de hibernação, o time de Dunga deu as caras, agora há pouco, no estádio Ellis Park, em Johanesburgo. Kaká à frente, os jogadores fizeram um curto treino recreativo, o chamado reconhecimento do gramado. Nenhuma novidade, apenas uma aparente descontração. Contra um adversário como a Coréia do Norte é de se esperar que o time brasileiro tenha motivos de sobra para sorrir de véspera.

Lula fará ato a favor de Belo Monte

Lula está agendando com a governadora Ana Júlia Carepa um ato a favor da construção de Belo Monte. Isso mesmo, o governo vai promover um evento só para mostrar que tem muita gente (é o que o governo diz) favorável à construção da hidrelétrica.

Há muito tempo Lula vem defendendo reservadamente a mobilização. A tendência é que ela ocorra dia 22, no município de Altamira. Os convidados serão integrantes do governo, prefeitos da região e moradores que sejam favoráveis à obra.(Lauro Jardim/Radar Online)

“Queremos empatar a destruição do rio Tapajós e seus povos”

Paulo Bemerguy, do Espaço Aberto

O padre Edilberto Sena (na foto), integrante da Frente em Defesa da Amazônia, não tem dúvida: o plano do governo federal de construir cinco megahidrelétricas no Alto Tapajós, região oeste do Pará, representará um desastre ecológico e social de dimensões incalculáveis, caso seja concretizado. E vai repercutir numa vasta área, que vai de Itaituba até Santarém.
Em entrevista ao Espaço Aberto, o padre fala sobre uma cartilha polêmica, cujo conteúdo muitos consideram incitativo à violência. Ele garante que o trabalho, ao contrário, visa apenas despertar a consciência dos povos da região e descarta qualquer recurso à violência.
“Não vamos organizar um exército ou uma guerrilha, porque nosso povo é muito pacato. O que queremos com nossa cartilha é que as populações, primeiramente, se deem conta do que estão armando contra nós”, esclarece Sena.
O padre, no entanto, é claro ao definir os limites da resistência “[Vamos resistir] Até que o governo brasileiro desista de construir cinco hidrelétricas na bacia do rio Tapajós, em respeito aos povos que vivem aqui, em respeito ao meio ambiente de bem viver, que é mais importante do que o crescimento econômico à custa de nossa desgraça. Como Chico Mendes, queremos empatar a destruição do rio Tapajós e seus povos.”
Edilberto tem 68 anos de idade, 40 de sacerdócio. Trabalhou na organização social das periferias de Santarém e tem efetiva e atuante participação na luta popular organizada em Santarém. Luta contra aqueles que poluem de mercúrio o rio Tapajós. Por esse motivo, levou os governos do Pará e do Brasil ao Tribunal de Águas, de Haia, na Holanda em 1991.
Desde 2004, com o Movimento Popular organizado, Frente em Defesa da Amazônia, Edilberto e um grupo de idealistas, incluindo diversos intelectuais paraenses, lutam em defesa do patrimônio étnico, social, econômico e ambiental da região do Tapajós.
Coordenador da Rádio Rural de Santarém, emissora mais ouvida na região, onde coloca sua programação na defesa do nosso patrimônio amazônico, sofre pressão das elites da região. Seu trabalho nessa linha gera controvérsias. Há quem o aplauda e há quem o conteste fortemente. Muito explícito em seus pensamentos e ações, comete ousadias que incomodam a elite econômica e política da região. Os madeireiros e sojeiros não o toleram, mas a juventude e os pobres o estimulam muito.
Recebeu, em 2006, das mãos do atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Júnior, o Prêmio José Carlos Castro de Direitos Humanos. Por conta de sua luta, chegou a ser ameaçado de morte em 2007, tendo a OAB/PA à época, solicitado sua inclusão no Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos.
Coordenou, em parceria com algumas organizações e grupos militantes em defesa do rio tapajós uma cartilha educativa pela Aliança Tapajós Vivo. Essa Aliança Tapajós Vivo é uma composição de pessoas, entidades e povo Munduruku, preocupados com um plano do governo federal de construir cinco 5 mega hidroelétricas na bacia do Tapajós.

Leia a entrevista na íntegra, aqui.

'Seguranças' expulsam técnicos da Caixa de área da Moaçara

Na última quarta-feira, técnicos da Caixa Econômica Federal que faziam inspeção na área da Moaçara que foi revertida pelo SPU ao patrimônio municipal, em cujo terreno serão erguidas 3.600 habitações do programa 'Minha Casa Minha Vida', foram instados por dois 'seguranças' a deixarem imediatamente o local sob pena de ter seus objetos confiscados e, se resistissem, poderiam ser alvo de violência física.

A área da Moaçara, em questão, é disputada pela Associação de Moradores do Aeroporto Velho e a prefeitura municipal de Santarém, que não se entendem quanto à titularidade do terreno de 25 hectares.

Os 'seguranças' informaram aos técnicos que estavam ali gurdando o terreno para a associação de moradores.

Na edição desta semana, que circula sexta-feira, o jornal O Estado do Tapajós publica noticiário completo sobre os bastidores dessa disputa que, se não tiver um freio por parte da polícia, não vai acabar bem.

Nós e Dilma

Do Blog da Ana Júlia:

A foto é de Marcelo Branco. Anivaldo, eu, Dilma e Paulo Rocha: para o Brasil seguir mudando. Junto com o Pará.

Veja a íntegra do discurso da Dilma.

CARTA AO POVO MARANHENSE!

Estamos em greve de fome desde o dia 11 no Plenário da Câmara Federal. Fomos empurrados para a este sacrifício. Estupraram o Código de Ética do Partido para doar o PT para uma oligarquia corrupta. Violentaram a democracia interna para eternizar o poder de uma família.

Somos fundadores do PT. Nestes 30 anos nunca envergonhamos o Partido. Jamais nos envolvemos em escândalos. Ajudamos eleger o Presidente LULA na esperança de livrar os maranhenses dos desmandos dos Sarneys.

Não conseguimos. Com chantagens, dissimulação e bajulação, Sarney ampliou o poder que exerceu na ditadura às custas de delações, exílios, prisões, torturas e mortes de muitos brasileiros.

A fome de poder desse bruxo não tem limites. Este homem tem a barriga do fim do mundo: ele agora quer se apossar do PT do Maranhão e privatizar a popularidade do Presidente Lula na tentativa de reeleger a filha Roseana.

Sem piedade, trocaram a nossa alma pela promessa de 3 milhões de votos.

Que dívida impagável é esta que Sarney não pára de cobrar do nosso Presidente e do PT? Quem será a próxima vítima dessa dívida? Quanto mais Sarney humilha o PT mais a dívida cresce!

Quem entregou o PT para Fernando Sarney (que de uma lapada desviou 14 milhões de dólares para exterior) ainda tem coragem de falar em honestidade?

Quem doou o PT para a rainha da Lunus, depois de tantos escândalos com recursos públicos, não pode mais falar de ética e transparência.

Quem se torna refém de um oligarca sem caráter e dissimulado, após os escândalos do Senado, não pode mais falar em decência.

Quem destrói lideranças e desrespeita aliados históricos para eternizar uma oligarquia brutal não pode mais falar em democracia.

Quem esquece o passado e tripudia sobre velhos companheiros não pode mais falar em solidariedade, fraternidade, socialismo.

Quem doa o PT em troca da promessa de votos não pode mais falar em reforma política.

Que projeto nacional é este em que o Partido do Presidente da República e da futura presidente se transforma em sublegenda do Partido do vice-presidente?

Porque tanta brutalidade com o PT se o PMDB tenta livremente derrotar o PT na Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e outros estados?

Entregar o PT para oligarquia Sarney significa jogar no lixo a legalidade partidária. É a negação da ética e da decência na política. É sepultar as esperanças de libertação do povo maranhense após 46 anos de escravidão. É agredir os movimentos sociais, desrespeitar aliados históricos e destruir o Partido no Estado.

Estamos cansados de derrotar Sarney no Maranhão e ele ser vitorioso no tapetão de Brasília.

Por isto estamos em GREVE DE FOME, em defesa da coerência, da decência e da legalidade partidária.

O direito vai prevalecer, pois acreditamos nos petistas que têm consciência e na JUSTIÇA BRASILEIRA.

Plenário Ulysses Guimarães, em 14 de junho de 2010.



MANOEL DA CONCEIÇÃO – PRIMEIRO FUNDADOR NACIONAL VIVO DO PT

DOMINGOS DUTRA – DEPUTADO FEDERAL E FUNDADOR DO PT NO MARANHÃO

Vade Retro

Parsifal Pontes

vade



O chefe da Casa Civil do governo do Estado, Everaldo Martins, disse ao “Diário do Pará” que defende uma intervenção do PMDB nacional no diretório do Pará, para que o partido apóie a eleição da governadora Ana Júlia já no primeiro turno.

A defesa de Everaldo é inglória e a tese é inútil: inglória a defesa porque não há hipótese que autorize a intervenção da executiva nacional do PMDB no Pará; inútil a tese porque o presidente do partido no Pará, deputado federal Jader Barbalho, é um dos mais influentes membros da dita comissão.

As reuniões da executiva nacional do PMDB acontecem algo assim: quando o deputado Jader fala, todos escutam e aquiescem e quando ele fica a reunião toda silente, o presidente Sarney pede que Jader fale para a reunião poder terminar.

Tire da chuva o alazão o PT: o PMDB jamais o apoiará “na marra”. O PMDB não se dá a trabalhos forçados. Ainda não tomou posse a hipotética comissão executiva nacional do PMDB que intervenha no Pará para obrigar o partido a coligar com quem quer seja.

Quem quiser ser pai dos nossos filhos que nos namore e nos beije primeiro: estupro não cai bem no Partido do Movimento Democrático Brasileiro do Estado do Pará.

A candidatura própria do PMDB é a prova de intervenções e irreversível: não retrocederemos.

Nós podemos até aceitar uma coligação com o PT: o partido indica o vice do deputado Domingos Juvenil.

Cyber Xibé na feira do livro

O cyber Xibé é uma das novidades do 3º Salão do Livro, uma atividade do projeto Puraqué com apoio da Prodepa. O objetivo é promover o acesso a informação e comunicação através da utilização do software livre oportunizando o acesso gratuito a internet as pessoas que visitam o Salão do Livro.

Para o coordenador do projeto, Tarcísio Ferreira o mais importante é possibilitar o contato dos usuários com o novo modelo de software livre, Linux.

No primeiro dia de feira do livro a novidade atraiu um público variado, segundo Tarcísio mais de 300 pessoas procuraram os serviços do cyber. “Os sites de pesquisa, jogos e sites de relacionamento foram os mais acessados”, afirmou.

O cyber disponibiliza 20 computadores e funcionas das 9 ás 22 horas.
(Fonte: Ass. Imprensa da Feira do Livro)

Quem tem craque vai mais longe

Gerson Nogueira

Que todos as impressões iniciais sobre a Copa se apaguem depois da estreia argentina. Contra a Nigéria, sem precisar ser brilhante, nem mesmo estável tecnicamente, o time de Diego Maradona foi o primeiro a jogar futebol de verdade aqui na África do Sul. E a razão é simples: ao contrário dos demais times que pelejaram na sexta e no sábado, eles trouxeram um fora-de-série na delegação. E isso, claro, conta muito quando o assunto é bola rolando. Lionel Messi, melhor jogador do mundo, confirmou em 90 minutos tudo o que se diz (de bom) sobre ele. Sabe fazer a bola colar nos pés – no que remete ao estilo do próprio Maradona – e investe furiosamente em direção ao gol inimigo, pronto a demolir qualquer defesa com suas fintas curtas e em velocidade. Nesse sentido, apesar de lembrar muitos outros jogadores brilhantes, Messi é inteiramente inovador por jamais desistir do arremate final, mesmo quando diante de beques gigantes como os da Nigéria.

Pelas estatísticas, Messi tocou na bola por quase 100 vezes na partida (foi, de longe, o mais assediado pela redonda no jogo) e disparou pelo menos oito tiros a gol, três deles com endereço certo, mas defendidos pelo bom goleiro nigeriano Enyeama. Mais impressionante ainda: o franzino meia-atacante caprichou na variação de repertório para confundir seus marcadores. Ora caía pela direita, como parece preferir, derivando um pouco para o centro a fim de disparar chutes colocados; ora saiu enfileirando adversários, da esquerda para a direita, até descortinar um espaço para o arremate.

Outra marca dos craques, que Messi expõe a todo momento, é trabalhar com o tempo da bola e retardar por segundos o arremate, à espera da passagem do adversário. Fez isso o tempo todo, sem conseguir ser acompanhado corretamente pelos grandalhões da Nigéria. Além do prazer imenso que é ver um jogo fluir em busca do gol, ficou claro, ao longo de toda a partida, que a Argentina tem basicamente duas jogadas perigosíssimas, e ambas incluem Messi. A primeira, óbvia, é lançar o jogador esteja onde ele estiver, até junto à linha de meio-de-campo. Verón, Mascherano, Tévez, Di Maria, enfim todos, pegam a bola e lançam um olhar em busca de Messi. Aí fazem a bola chegar até ele, que sabe o que fazer – e normalmente faz muito. A outra jogadinha passa por Messi, que avança, toca para alguém próximo e sai correndo sem bola, para atrair a atenção da zaga. Enquanto isso, Higuaín ou Tévez surgem livres para receber o passe. Ontem, nenhuma dessas artimanhas deu certo, principalmente porque Higuaín finaliza muito mal e porque o goleiro estava em tarde inspirada.


Mas os futuros adversários que se previnam. Pela primeira vez, depois de tantas críticas da própria torcida argentina, Messi foi o Messi que arrebenta no ataque do Barcelona. A mesma crítica que se fazia a Ronaldinho Gaúcho em seus (bons) tempos de Barça também eram repetidas em relação a Messi, que nunca conseguiu reproduzir com a camisa da seleção as endiabradas atuações defendendo seu clube. Pois bem. Péssima notícia para os inimigos da Argentina: Maradona encontrou o lugar certo para seu craque no time. Erra feio quando não escala laterais de ofício e sobrecarrega Juan Sebastian Verón na cobertura, mas é brilhante ao deixar Messi flutuar entre a intermediária e o ataque, sem guardar posição fixa.


Vejo méritos de Maradona nessa história porque não é simples deixar um craque inteiramente à vontade numa seleção, ainda mais quando se trata de um meia de origem, que não fica parado nunca. Pela sua própria história, Maradona foi cirúrgico. Messi fica à frente de Verón e Mascherano, ao lado de Tévez e atrás do centroavante, seja Higuaín ou Milito. Como se desloca com extrema velocidade, Messi pode aparecer de repente à frente de todos os atacantes e o ruim para as defesas é que nunca poderão prever quando isso acontecerá. Por via das dúvidas, eu recomendaria que alguém botasse uma placa à frente da concentração dos hermanos: cuidado, craque na área.

Maradona, Dunga e o impulso primitivo


Acompanhei atentamente as movimentações de Diego Maradona a bordo daquele terno muito acima de seu figurino. Chegou distribuindo beijos para todos, consciente de seu carisma de astro definitivo da história das Copas. Corria feito um louco tentando orientar os jogadores, mas se curvava, humilde, quando a bola se encaminhava em sua direção – e ela, generosa, fez isso umas cinco vezes em todo o jogo. Fiquei a esperar que Diego tirasse a persona de técnico por uns segundos e fizesse umas embaixadinhas com a Jabulani. Só deu uma cavadinha no primeiro tempo, erguendo a pelota para seu zagueiro Heinze, mas logo se conteve, talvez para evitar constrangimentos para a maioria dos que estavam em campo. Nisso, os argentinos estão em vantagem também sobre nós. Caso a bola se dirija ao Capitão do Mato na lateral do campo, seu impulso primitivo será entrar de carrinho, levantando capim e estragando a grama. Ninguém foge à sua história.

A estreia de um favorito de sempre

Ozil foi o nome do jogo. Distribui passes longos, curtos, médios. Driblou e marcou. Só não fez gol. Um craque, sob o manto da simplicidade. Ele regeu essa Alemanha rejuvenescida, que ameaça ser uma das favoritas – como se em alguma Copa não tivesse sido. Pois a Fifa, contrariando a lógica dos fatos, escolheu Podolski como craque do jogo. Que se danem os analistas da Fifa. Oziel me encheu os olhos. Já o tinha visto em ação pelo Werder Bremen, mas ontem ele foi absoluto, tomando conta do meio-campo alemão com autoridade e talento, como não se via desde Paul Breitner e Hansi Muller. A goleada nasceu naturalmente do predomínio de jogo ofensivo sobre uma marcação confusa e até tosca dos australianos. Lahm continua um lateral formidável na simplicidade: desloca-se, recebe e cruza muito bem. Klose é um homem de área por excelência. É, os alemães chegaram e prometem ir longe. Sem esquecer que, com o frio que faz aqui, times europeus têm boas possibilidades.

Do infortúnio do goleiro diante do frango


O drama do goleiro inglês Robert Green, vítima de um frango desgraçado no clássico (mais no sentido geopolítico do que futebolístico) contra os EUA, entra para a história das Copas pela crueldade do lance. A bola aparentemente veio fácil de defender – digo aparentemente porque essa bola Jabulani não é de brincadeira e fica extremamente veloz quando toca no gramado – e Green se ajoelhou para agarrar. Deve ter tido um milionésimo de segundo de distração, pensou em alguma outra coisa enquanto a pelota escorria pelas suas mãos e rapidamente se transformava numa penosa de dimensões planetárias. Depois que o estrago estava feito, fiquei a lembrar do nosso Castor e a imaginar o que não estaria se passando pelo pensamento de Green, atordoado pelo registro de sua falha em dezenas de repetições do lance, em imagens HD e 3D. Nunca um frango foi tão tecnologicamente filmado. Até porque esta é a Copa das imagens transbordantes, que humilham até o olho humano pela nitidez. No Centro de Imprensa de Johanesburgo, assistimos ao jogo num telão em 3D no cinema da Fifa. É desumano e injusto com um simples goleiro, que pode muito, mas não pode tudo. Errar faz parte da vida. Que Green encontre forças para se reerguer.

Os lixões do descaso e da discórdia

Do leitor Adilson Matos:

Achei interessante a autonomia da SEMMA/STM em obrigar o exército 8º BEC a recuperar área que usava como lixão. E o antigo lixão de cucurunã que a prefeitura assinou em conjunto com o MPE e SEMA/PA a recuperar aquela área degradada?.

E o lixão de Perema, que era pra ser um aterro Sanitário que funciona sem licença de operação há mais de 03 anos, e que o MPE ingressou contra a PMS e a Clean service em uma ação civil pública por danos ambientais,entre várias irregularidades, inclusive a desativação do referido aterro, mudança de local e a devida recuperação. Nem o magistrado e nem a SEMMA/STM, o juizo não assina a ação e a SEMMA não faz nada, por que?

Anjo da guarda de Robinho é santareno

O santareno Manoel Maria jogou no Santos, onde foi comparado, por jornalistas, ao Mané Garrincha. Só que por causa de um torcedor agressivo, a carreira foi interrompida.

Parou de jogar, mas não de adorar futebol. Foi trabalhar como técnico no Santos, lá ele conheceu o pequeno Robinho.

Moradores da Fernando Guilhon viram refens da poeira

Daliane Marinho:

Ola, gostaria de fazer uma denúncia e reclamação ao mesmo tempo, contra a prefeitura de Santarém, especialmente a Secretaria de Infraestrutura, bem como contra a empresa Melo de Azevedo, todas responsáveis pelas obras de duplicação da Rodovia [Fernando Guilhon].

O motivo do meu total descontentamento, ou melhor, aborrecimento, é a situação degradante que esses indivíduos vem sujeitando os moradores dos bairros cortados por essa via, e principalmente aos moradores da margem da mesma. Há mais de duas semanas que a fase de preparação da rodovia terminou - com aqueles processos totalmente desagradáveis de aterro, máquinas barrulhentas, trepidações, construção de sarjetas, quebra de calçadas, abertura de burracos (que ainda não foram tapados), interdições e etc – e quando todos pensávamos que enfim viria o asfalto e o sossego, o que acontece? Mais e mais transtornos, e bota transtorno nisso.

Agora é uma nuvem de poeira que cobre todos os moradores a cada veículo que passa, e olha que não são poucos, uma vez que se trata de uma via importantíssima (“tanto que é por isso que se justifica sua duplicação...”), uma via que dá acesso a praias, balneários, aeroporto e a vários bairros...

Assim, depois de uma semana estressante de trabalho os moradores desse pedaço de Santarém não podem nem ter sossego em suas próprias casas, pois toda a insalubridade dessa poeira invade as nossas casas, principalmente aos finais de semana, quando o trânsito de carros e muitos em alta velocidade aumenta.

Desde que essa obra começou e mais intensamente após a terraplenagem da via perdemos o direito a respirar um ar de qualidade, nossas casas vivem vermelhas de poeiras, deixar o carro limpo em frente a casa então, nem pensar, e as crianças brincando muito menos, viramos reféns dessas obras, pois pra ter um pouquinho mais de sossego devemos ficar em casa totalmente trancados, agüentando o calor que faz em Santarém.

E uma dúvida me rodeia a cabeça, o que eles estão esperando pra asfaltar, uma vez que o piso tá pronto e mais do que nunca compactado pelos carros, além do que as chuvas atualmente são raras? A única explicação que vem e a de que estão esperando as chuvas, os carros que passam intensamente e a lama que desce de algumas residências próximas estragarem o serviço já realizado para poder justificar o aumento do custo financeiro de ter que refazer o que já está pronto.

Pois a única explicação cabível de alguém querer deixar acabar com o próprio serviço realizado é o de querer receber mais para fazê-lo de novo, como um vendedor de geladeiras que torce para sua geladeira queimar e você ter que comprar outra pra poder lhe render a sua comissão de venda, por exemplo.

Assim, gostaria de registrar minha total insatisfação com essa situação e cobrar providências da administração desse município, pois afinal de contas, o trabalhador brasileiro trabalha quase 5 meses por ano só para pagar impostos e quando chega em casa não tem o direito a ter sossego e qualidade de vida. Isso é um total desrespeito com os cidadãos desse município e especialmente com os que residem as proximidades da Rodovia [Fernando Guilhon].

Leigo atuante

Comentário sobre o post "Igrejas reforçam disciplina contra adúlteros e ped...":

Fui aluno interno deste seminário nos 70, não cheguei a ser ordenado, hoje sou casado, tenho 3 filhos, sou leigo católico atuante em uma paróquia no Rio de Janeiro,devo muito ao seminário são Pio X. Fico feliz em saber que esta casa de formação continua principalmente buscando vocações, mas tambem formando HOMENS.