segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Brasil: 7.ª economia do mundo e 84.ª em qualidade de vida

 

Parsifal Pontes

shot003

O ex-presidente Lula disparou telefonemas para setores econômicos do governo, como se ainda fora presidente, cobrando reação aos dados da ONU, publicados na semana passada, sobre o Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH).
A ONU aponta que o Brasil, sendo a 7.ª economia do mundo, amarga a 84.ª colocação em matéria de qualidade de vida: com um IDH-D de 0,519, em uma escala que vai de 0 a 1,0, dentre os 134 países pesquisados, o Brasil está atrás da Armênia, Gabão e Mongólia, só para citar países que nós jamais imaginávamos estar no rastro. 
A constatação desnuda que os discursos do petismo nestes quase nove anos de governo, ao contrário da propaganda, não arredaram o país de uma desconcertante realidade: o Brasil, na última década, continuou concentrando renda.
A decantada entrada de milhões de brasileiros no mercado de consumo, que o PT garante ser fruto de suas políticas sociais, reflete apenas o efeito marginal da própria política de crescimento econômico que precisa formar massa consumidora inercial que a alimente.
Nada diferente do que profetizava Delfim Neto no seu cínico dogma culinário, de que era preciso deixar o bolo crescer para depois dividir: a social-democracia de FHC e o petismo de Lula nada mais fizeram do que colocar fermento na massa.
Grande Delfim Neto: de curinga ministerial dos militares, a musa inspiradora do petismo que nos rege.

Procon vai denunciar Rede Celpa à ANEEL

Da redação de O Estado do Tapajós

A Rede Celpa não comparece ao Procon de Santarém para esclarecer as dezenas de reclamações de clientes, que se queixam das constantes interrupções de energia elétrica na cidade.

Por esse motivo, a diretora do órgão de defesa de consumidor resolver encaminhar diretamente à Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, as reclamações contra a concessionária de energia.

Segundo Maísa Menezes, a Rede Celpa deve esclarecimentos não apenas ao Procon, mas principalmente aos  consumidores de Santarém.

Mas o Procon não vai esperar pela posição da Aneel, apenas.  A diretora do Procon garante que a Rede Celpa terá que explicar, por escrito, o motivo da falta de energia principamente aos domingos e no dia de finados.

Enchente do rio Tapajós

Da Redação de O Estado do Tapajós 

A cheia do rio Tapajós, que regularmente só começa no final de novembro, pode estar se antecipando em Santarém.

Esta semana, o nível do rio estava com 1 metro e noventa e seis centímetros, enquanto que nesse mesmo período do ano passado, as águas do Tapajós estavam apenas com 46 centímetos de nível.

As informações são da Capitania Fluvial da Marinha, com base na régua de medição da Agência Nacional das águas.Mesmo assim, capitão Paulo Antônio Carlos, não quer anunciar oficialmente o início do período de enchente do rio.

A Marinha está atenta ao período chuvoso nas cabeceiras do rios, em Mato Grosso, fenômeno que influencia a enchente na região oeste do Pará. 

O capitão fluvial de Santarém lembra que no ano passado o período de vazante foi muito forte, prejudicando a navegação:

São Francisco não passa de um empate com a Tuna

Tuna empata com São Francisco em Santarém (Foto: Ronaldo Ferreira)
(Foto: Ronaldo Ferreira)
A complementação da terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paraense 2012, aberta com Ananindeua x Castanhal, mostrou o verdadeiro equilíbrio em que todos os oito clubes estão, rumo à elite do futebol estadual. No sábado à tarde, jogando no Humberto Parente, em Abaetetuba, o Guará recebeu o Sport Belém, do técnico João Duarte, e conseguiu vencer por 1 a 0, com o gol do atacante Ivan, aos 23 minutos do segundo tempo. O Abaeté foi a seis pontos, assumindo a terceira colocação. Já o Dragão da Maracangalha ficou na 7ª posição.


Ainda no sábado, mas à noite, o Parauapebas buscou a reabilitação diante do Bragantino, no Estádio Rosenão. Entretanto, o time do técnico Vitor Jaime não conseguiu sair do 1 a 1 com o Tubarão do Caeté – com gols de Jean Macapá, Parauapebas, e Levy, Bragantino –, indo para quarta colocação, com quatro pontos; e o Bragantino somou seu primeiro ponto, mas continua na última posição.

Fechando a rodada, na noite de ontem, no estádio Barbalhão, em Santarém, pela primeira fase do Campeonato Paraense de 2012, São Francisco e Tuna Luso empataram em 2 a 2.(DOL)