sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Governadora almoça bandejão de 2 reais em Santarém
























Ana Júlia economizou o almoço, hoje em Santarém.

Se fosse a um restaurante pagaria, no mínimo, 30 reais.
Fez refeição por apenas 2 reais, com direito a fruta e suco, no restaurante popular de Santarém.

Foto: Aritana Aguiar

Almir e Ana: os náufragos

Lúcio Flávio Pinto

Quando tinha 48% de rejeição popular, a governadora Ana Júlia Carepa se aliou ao prefeito Duciomar Costa, cujo índice negativo era de 73%. A única razão para essa composição seria o tempo do PTB no horário eleitoral gratuito. Considerado o pior prefeito que Belém já teve, Duciomar não poderia assegurar a fidelidade dos seus correligionários, que não comanda (e que, mesmo com a coligação formal, passaram a apoiar Simão Jatene no 2º turno). Se é que aderiu com sinceridade à candidatura da governadora.

Obtido o acordo para que o Estado repasse à prefeitura da capital a parte do ICMS retida na administração do PSDB, para prejudicar o então prefeito do PT, Edmilson Rodrigues, o alcaide se desinteressou por completo da campanha. Mesmo porque não poderia exercer qualquer efeito positivo sobre ela, só o negativo. Quanto ao tempo de televisão que proporcionou, pouco valeu: falar ao telespectador não está entre as qualidades da governadora. Muito pelo contrário. Ela só dá resultados quando brada sobre um palanque a auditórios ensurdecidos.


Ana Júlia cometeu mais um grave erro na sua estratégia ao receber – com muita alegria aparente e nenhum constrangimento evidente – a adesão do ex-governador Almir Gabriel. Desta vez, a única explicação para a insólita e chocante aliança é o sentimento que domina os dois personagens da política paraense. Em Ana Júlia, o desespero pelo risco cada vez maior de não alcançar a reeleição na disputa do 2º turno. Em Almir, a obsessão – já em alto grau de patologia – de atingir seu ex-correligionário, afilhado e amigo Simão Jatene.


Se ainda pudesse agir sob o comando da razão, a candidata do PT verificaria que a incorporação – também surpreendente – do ex-governador do PSDB à candidatura de Domingos Juvenil, do PMDB, não rendeu votos que tivessem expressão. Tanto que a presença entusiasmada de Almir Gabriel foi dispensada no meio da campanha, quando suas aparições foram suspensas e ele se restringiu a alardear a candidatura a deputado estadual de um empreiteiro, muito bem servido durante os oito anos do médico tucano.

Mais do que não agregar votos, Almir pode até ter contribuído para desfavorecer a anêmica candidatura de Juvenil. Não acontecerá o mesmo, ou talvez pior, com sua adesão ao PT, de maior impacto do que aparecer aos abraços e risos com o arquiinimigo Jader Barbalho?

Já o ex-governador, se suas faculdades analíticas não estivessem comprometidas, poderia se dar conta de que seu atual inimigo figadal foi ressuscitado pela incompetência da nova aliada. Todos – inclusive o próprio – previam apenas boas pescarias, sessões musicais e serões literários no horizonte de Simão Jatene quando ele não pôde disputar a reeleição, em 2006, atropelado por Almir Gabriel. Confirmava-se a previsão de que Jatene não entrava em bola dividida ou era preguiçoso, como o classifica agora justamente aquele que o transformou de “poste eleitoral” em governador, para tanto colocando a máquina pública nas ruas.

O desgaste do governo do PT fez rebrotar o que restava da semente do nome de Jatene. Quanto mais crescia a rejeição a Ana Júlia, mais se fortalecia a opção pelo ex-governador, que deixou o cargo com índice de popularidade positivo e foi poupado do desgaste da derrota tucana pela tresloucada aventura narcisista de Almir. Foi o que provocou o seu crescimento acelerado, mesmo contra a máquina estadual, que ultrapassou o nível de irresponsabilidade do PSDB (em 2000, para permitir a Almir derrotar Jader Barbalho, e em 2004, para dar tutano eleitoral ao refratário Simão) e assim tornou possível o 2º turno, quando a vitória do adversário parecia inevitável.

Assim, ao invés de contribuir para a punição do seu ex-pupilo, a quem trata como o mais sórdido dos traidores, obcecado pelos ímpetos de vingança e rancor, o médico Almir Gabriel, já sem legenda e sem bandeira, pode ter atirado a última pá de terra sobre a própria biografia, arrastando consigo a desnorteada arquiteta Ana Júlia Carepa. Uma união tardia e equivocada para determinar o fim de ambos.

Pesquisa de cólégio santareno feita com pais revela perigo de redes sociais

Aritana Aguiar
Free lancer

Os avanços tecnológicos e facilidades de acesso à internet pode ser motivo de preocupação para muitos pais. O pedagogo André Santos, que trabalha no Colégio Dom Amando, em Santarém, faz alerta quanto ao perigo do consumo abusivo de redes sociais em especial o Orkut, com maior acesso no Brasil. De cerca de 1.300 alunos que ele atende no colégio 90 % dos pais não sabem quanto ao uso da ferramenta utilizada pelos filhos.

"O uso abusivo, descontrolado dessa rede social pode tornar o adolescente agressivo e perder a identidade, além de causar o amadurecimento precoce", alertou. E frisa que adultos compulsivos por redes sociais podem ocasionar em separação dos casados por perda de valores.

A adolescente Amanda, 16 anos, afirma que já chegou a ficar mais de 8 horas seguidas na internet. "Sempre gostei do Orkut e MSN, mas minha mãe preocupada por eu ficar horas no computador cortou a internet", contou. Ela revela ter ficado desesperada no começo.  "Não sabia o que fazer, mas com o tempo fui acostumando", disse. Atualmente Amanda acessa a internet apenas duas vezes na semana, duas horas cada.

Mas adultos também podem ser vitimas das redes sociais, garante André Santos. "Pessoas podem até perder o casamento em decorrência do uso excessivo descontrolado. O motivo é a perda de valores, a pessoa deixar de se importar com a família, filhos, parentes e viver somente para aquilo", explicou. "Não adianta impedir os filhos de fazer uso da rede social, apenas os pais devem estabelecer horários", aconselha o pedagogo.

Conforme enfatiza o pedagogo a ferramenta foi criada para criar amizades e fazer encontros entre amigos. "Sua utilidade já esta servindo para outros fins. Grande parte dos jovens expõe bastante suas vidas, inserindo fotos com familiares ou até muito intimas", destacou André.

"Os pais preocupados em não deixar os filhos saírem, como medo de péssimas amizades ou uso de drogas, preferem deixar o filho no computador. Isso pode causar ao adolescente perda de convivência com o ser humano, sendo que a internet tem muitas informações ele não sabe exatamente como fazer", informou. Segundo André, nem todas as pessoas sabem usar a internet de forma benéfica.

Ana Júlia assina protocolo de zona franca

A governadora Ana Júlia assina hoje, as 11 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém,  protocolo de instalação do Entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém, entre os Governos do Pará e do Amazonas.     
---

Atualização às10h07

Foi cancelada a solenidade na ACES por conta da impossibilidade do secretário da fazenda do Amazonas vir a Santarém.
A governadora Ana Júlia almoça no restaurante popular com a prefeita Maria do Carmo e depois visita as obras do novo pronto socorro municipal.

Aécio Neves visita Belém e Ananindeua


O senador eleito por Minas Gerais Aécio Neves chega a Belém nesta sexta-feira, 22, para participar de programação de campanha do candidato Simão Jatene. Às 15h30, Aécio concede entrevista à imprensa na área de desembarque internacional do Aeroporto.
Às 16h30, Jatene, Aécio Neves, Flexa Ribeiro e demais candidatos eleitos pela coligação, estarão na Arterial 18, em frente ao Ginásio Abacatão – Ananindeua, para participar de uma caminhada pelas ruas do centro comercial.
Às 18h30, eles participam de um grande comício na Praça do Operário, em São Brás.