sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pesquisa de cólégio santareno feita com pais revela perigo de redes sociais

Aritana Aguiar
Free lancer

Os avanços tecnológicos e facilidades de acesso à internet pode ser motivo de preocupação para muitos pais. O pedagogo André Santos, que trabalha no Colégio Dom Amando, em Santarém, faz alerta quanto ao perigo do consumo abusivo de redes sociais em especial o Orkut, com maior acesso no Brasil. De cerca de 1.300 alunos que ele atende no colégio 90 % dos pais não sabem quanto ao uso da ferramenta utilizada pelos filhos.

"O uso abusivo, descontrolado dessa rede social pode tornar o adolescente agressivo e perder a identidade, além de causar o amadurecimento precoce", alertou. E frisa que adultos compulsivos por redes sociais podem ocasionar em separação dos casados por perda de valores.

A adolescente Amanda, 16 anos, afirma que já chegou a ficar mais de 8 horas seguidas na internet. "Sempre gostei do Orkut e MSN, mas minha mãe preocupada por eu ficar horas no computador cortou a internet", contou. Ela revela ter ficado desesperada no começo.  "Não sabia o que fazer, mas com o tempo fui acostumando", disse. Atualmente Amanda acessa a internet apenas duas vezes na semana, duas horas cada.

Mas adultos também podem ser vitimas das redes sociais, garante André Santos. "Pessoas podem até perder o casamento em decorrência do uso excessivo descontrolado. O motivo é a perda de valores, a pessoa deixar de se importar com a família, filhos, parentes e viver somente para aquilo", explicou. "Não adianta impedir os filhos de fazer uso da rede social, apenas os pais devem estabelecer horários", aconselha o pedagogo.

Conforme enfatiza o pedagogo a ferramenta foi criada para criar amizades e fazer encontros entre amigos. "Sua utilidade já esta servindo para outros fins. Grande parte dos jovens expõe bastante suas vidas, inserindo fotos com familiares ou até muito intimas", destacou André.

"Os pais preocupados em não deixar os filhos saírem, como medo de péssimas amizades ou uso de drogas, preferem deixar o filho no computador. Isso pode causar ao adolescente perda de convivência com o ser humano, sendo que a internet tem muitas informações ele não sabe exatamente como fazer", informou. Segundo André, nem todas as pessoas sabem usar a internet de forma benéfica.

Nenhum comentário: