quinta-feira, 17 de julho de 2008

Cientista quer combate ao avanço da pecuária sobre floresta

Carlos Nobre defendeu ontem durante a 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que, com a atual área alterada para agricultura e pecuária no Brasil, "é perfeitamente possível" que o país alcance lugar entre os três maiores produtores agrícolas do mundo. "A questão está em como desenhar esse futuro agrícola. Os ministros da agricultura têm uma frase padrão: 'não é preciso cortar uma única arvore da Amazônia', mas essas frases têm sido muito vazias, porque elas não têm sido acompanhadas de uma política agrícola, que realmente coloque limites a essa expansão em cima dos ecossistemas ainda naturais, principalmente o Cerrado e a Amazônia", criticou Nobre.
Na avaliação de Nobre, sem uma política que freie essa expansão e sem modernização do agronegócio brasileiro, "os números de desmatamento não vão cair; dificilmente cairão muito abaixo desses números que nós temos visto, entre 10 e 15 mil quilômetros quadrados".

Lira Maia lidera pesquisa eleitoral em Santarém

Alesandra Branches
repórter


Pesquisa eleitoral contratada pelo jornal O Estado do Tapajós, realizada pelo Instituto de Pesquisa Perspectiva, mediu a intenção de voto dos eleitores de Santarém nas categorias espontânea e estimulada, rejeição de votos a candidatos e expectativa de vitória dos candidatos.
Na pesquisa estimulada de intenção de voto para prefeito o candidato Lira Maia (DEM) aparece na frente desta vez com 45,2% dos votos. A candidata Maria do Carmo (PT) vem em seguida com 32,4%, seguida de Márcio Pinto (PSOL) com 3,9% e de Joaquim Hamad (PTC) com 1,9%. Brancos, nulos e indecisos somaram 16,6%.
Já na pesquisa estimulada de intenção de voto para prefeito, constando apenas os votos válidos aponta que, se as eleições para prefeito em Santarém fossem hoje, o candidato do Democratas Lira Maia venceria a disputa contra a prefeita Maria do Carmo (PT), que tenta a reeleição. Se considerados apenas os votos válidos, critério adotado pela Justiça Eleitoral para a totalização dos votos, excetuando-se brancos, nulos e indecisos, Lira Maia obteve 54,2%, Maria do Carmo 38,8%, Márcio Pinto 4,6% e Joaquim Hamad 2,3%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 920/08, processo 001/2008-POP.
Com a pergunta de expectativa de vitória, "Quem você acha que vai ganhar as eleições?", Lira Maia (DEM) aparece em primeiro com 40,8% dos votos. A candidata Maria do Carmo (PT) figura em segundo com 27,1%, seguida dos candidatos Márcio Pinto (PSOL) com 1,7%, e do candidato Joaquim Hamad (PTC) com 1,2%. Brancos, nulos e indecisos somaram 29,2%.

Rejeição
A pesquisa aponta números desfavoráveis a candidata a reeleição Maria do Carmo (PT). Entre os questionamentos feitos pelo Instituto Perspectiva foi a rejeição de votos de candidatos. O Perspectiva perguntou: Entre esses candidatos, qual deles você não votaria de jeito nenhum? Maria do Carmo (PT) aparece com 39,9% de rejeição, Lira Maia (DEM) aparece em segundo com 29,0% de rejeição de votos. Márcio Pinto do PSOL e Joaquim Hamad do PTC aparecem empatados com 7,0%, cada. Brancos, nulos e indecisos somaram 17,2%.

A pesquisa foi realizada nos dias 9 e 10 de julho, contemplando todos os bairros da zona urbana e comunidades da zona rural. Foram entrevistados 414 pessoas no município de Santarém de diversas faixas etárias. A metodologia utilizada na pesquisa é quantitativa domiciliar com quotas estabelecidas de sexo, idade e área geográfica. Com uma margem de erro calculada em 3,0% , para mais ou para menos dos resultados finais, o que nos garante um nível de confiança de 97%.

Mototaxistas clandestinos ocupam mais de 10 pontos no centro da cidade

Darte Vasques
Repórter


Os mototaxistas credenciados na Secretaria Municipal de Transporte Público e Trânsito de Santarém (SMT) vivem sob o olhar vigilante dos agentes de trânsito. Recolhem seus impostos cobrados pelo órgão gestor do trânsito no município, taxas, além de manterem um seguro tanto de vida quanto de acidentes pessoais para si, bem como para os passageiros que utilizam o serviço destes que são habilitados para conduzirem à vida de outras pessoas. Bem diferente deles, os clandestinos atuam na cidade sem medo de fiscalização, e audaciosos tomam os pontos de passageiros dos mototaxistas legalizados gerando conflitos que como no mês passado param na delegacia e no Pronto Socorro Municipal.
Mas a SMT, não tem feito a sua parte como deveria. Após um caso recente em que mototaxistas credenciados se digladiaram por uma passageira com os mototaxistas taxados de clandestinos, mais uma vez o titular da secretaria foi à imprensa prometer o que não está cumprindo. Joaquim Aquino, sob a afirmação de que a fiscalização estaria sendo feita, garantiu que o cerco aos clandestinos seria fechado e pediu que a população se conscientizasse e não usasse os mototaxis clandestinos. Contudo não é bem isso que encontramos após uma semana da briga.
O curioso é que diferentemente do que o secretário diz em entrevistas, os agentes de trânsito que deveriam combater o trabalho clandestino, posto que atuam nas ruas da cidade, fingem não ver o serviço irregular se espalhando no município. Exemplo disso são os pontos instalados na Avenida Rui Barbosa. Lá, dezenas deles se escoram nos postes, chamam os passageiros, que por opção atravessam a rua, sobem nas motos e seguem viagem, sem que sejam atrapalhados.
Só no centro da cidade é possível encontrar mais de dez pontos, locais onde estes mototaxistas se aglomeram chegando mesmo até a organizarem-se. Somente na Avenida Rui Barbosa, coração financeiro de Santarém, os pontos de mototaxistas clandestinos e credenciados são separados por menos de duzentos metros. A cada quarteirão tem um ponto tanto dos clandestinos como dos credenciados. Entre as Travessas 15 de Agosto e dos Mártires há dois pontos das classes distintas praticamente um ao lado do outro. Os passageiros escolhem com quem vão. E tudo isso na frente dos agentes de trânsito da SMT, e claro sem interferência.
A estimativa é de que mais de seis mil motociclistas atuam no serviço irregular durante o dia, além daqueles que a fim de ganhar uma grana extra trabalham nos finais de semana e feriado como mototáxis.

14 candidatos foram impugnados em Santarém

Darte Vasques
Repórter

O quantitativo de candidatos impugnados em Santarém não é considerado muito alto principalmente diante da quantidade de pessoas que colocaram seus nomes a disposição da população nesse pleito eleitoral, cerca de 180. Destes, quatorze candidatos entre os que estão disputando as eleições majoritárias e proporcionais tiveram pedidos de impugnação contra suas candidaturas, na maior parte por questões de aspectos formais. "Dos quatorze pedidos, treze estão em tramite. A maioria é por ausência de certidão e omissão na prestação de contas em pleitos anteriores. Destes treze, somente dois candidatos apresentaram contestação. O candidato a vereador Valter Almeida de Sousa (PDT), e a prefeita candidata a reeleição Maria do Carmo (PT), foram os que já contestaram", disse Breno Augusto de Oliveira Barata, analista judiciário da 83ª Zona Eleitoral.
Do pleito proporcional doze candidatos tiveram pedidos de impugnação. Já no pleito majoritário, apenas dois. "Contra Maria do Carmo foram dois pedidos de impugnação. Da primeira impugnação ela já apresentou contestação. A segunda delas, impetrada pelo Partido Social Democrata Cristão, ela foi notificada na segunda-feira (14) e ainda não foi contestou. Além dessas duas impugnações a candidatura, nos autos do mesmo processo, existe duas notícias de inelegibilidade, que não é necessariamente uma ação de impugnação. É uma noticia que pode constituir ou não causa de impugnação a candidatura. As noticias foram encaminhadas ao Ministério Público (MP), mas o promotor Raimundo Nonato Coimbra Brasil, provavelmente não convencido da noticia de inelegibilidade achou por bem não ingressar", explicou Breno Barata.
O candidato a prefeito pelo Democratas (DEM), Lira Maia, também recebeu uma impugnação, mas ainda não foi notificado, o que deve acontecer hoje. Na lista de candidatos da eleição proporcional que receberam impugnações aparecem nomes conhecidos como o do Ouvidor Geral do município, Milton Peloso da Silva (PT), por supostamente não ter apresentado portaria de desincompatibilização do cargo que ocupava na Prefeitura de Santarém. O vereador Luis Otávio Batista de Macedo (PSDB), postulante ao cargo de vice-prefeito, teve um pedido de impugnação por parte da coligação do Partido dos Trabalhadores (PT), sob alegação da rejeição de contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, quando foi presidente da Câmara dos Vereadores em Santarém.
A coligação do PT, também entrou com impugnação a candidatura do vereador Valdir Matias Júnior do Partido Verde (PV), por ausência da certidão de quitação eleitoral, exigência supra considerada como condição de elegibilidade. Na peça processual eles acusam o candidato de não estar quite com a Justiça Eleitoral. Não menos conhecido, o repórter José de Sousa Sena, o Jota Sena, também teve pedido de impugnação, mas por ausência de prestação de contas da arrecadação da campanha nas eleições de 2004.
Igualmente sob a alegação de ausência de prestação de contas da arrecadação da campanha para vereador nas eleições de 2004, contrariando a Resolução 21.609 do TSE, os candidatos Valter Almeida (PDT), César da Silva Alves (PMDB), Luís Raimundo Sousa Abreu (PR), e Irene Gomes Nogueira, tiveram pedido de impugnação. José Orivaldo Tavares dos Santos (PT), também teve pedido de impugnação de sua candidatura, mas este sob alegação da ausência de prestação de contas para deputado estadual nas eleições de 2006, e José Solivandro Pereira Franco (PDT), por supostamente não ter apresentado portaria de desincompatibilização do cargo que ocupava na Prefeitura de Santarém.
Além do caso do vereador Valdir Matias Jr., outros casos chamaram atenção, como do candidato Jailson da Costa Alves supostamente filiado ao PSDB, que teve o pedido de impugnação da sua candidatura por está, segundo o PT, filiado ao Partido Progressista (PP), e não ao PSDB.
Breno Barata considera importante a disposição dos candidatos e partidos em se fiscalizarem. "É extremamente salutar. O processo democrático é traduzido justamente nessa autofiscalização. Os próprios partidos fiscalizam o trabalho ou os procedimentos dos outros partidos. Isso acaba gerando um controle muito apertado em relação à própria tramitação na Justiça Eleitoral", argumentou o analista judiciário. Mesmo aumentando a demanda de trabalho do magistrado até o servidor de maior estatura no escalonamento, Breno Barata, reafirma que encara da melhor forma possível esse tipo de fiscalização. "Dessa forma o processo eleitoral torna o trabalho da Justiça Eleitoral mais eficiente", conclui.

Planta nativa da Amazônia pode virar biodiesel

Agência Amazônia de Notícias


Óleo de tucumã pode ser transformado em energia. Pesquisas nesse sentido estão bem adiantadas.

O tucumã (Astrocaryum aculeatum), espécie nativa da Amazônia, é uma das mais promissoras matérias-primas para produção do biodiesel. É o que apontam os dados de uma pesquisa da estudante de química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Banny Silva Barbosa. A experiência chama-se “Aproveitamento do óleo da amêndoa de tucumã na produção do Biodiesel”, e está sendo feita na comunidade Roque, no município de Carauari (AM). O Amazonas é um Estado rico nessa espécie. A palmeira cresce em todo o Estado e produz uma grande quantidade de óleo, tanto na polpa como na amêndoa, a qual pouco aproveitada. Além disso, conta com uma alta densidade populacional.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Novo clube

Em outubro de 1963, Daniel Câma-ra,(foto ao lado) delegado dos conferentes e consertadores de carga e descarga de Santarém, anunciou que estava constituindo um novo time, o Cônser Clube, para disputar o campeonato de futebol do ano seguinte. Para isso, já contava com a colaboração do veterano atleta Mindó e de Raimundo Sobrinho, mais conhecido como Amazonas, para ser o técnico. Esperava ainda a participação na administração do sargento Vasconcelos, da Aeronáutica, ex-presidente do América, com Arthur Brandão, o popular "Foguete", e Álvaro Fonseca, da loja Curiboca.

Taxa telefônica

Quem usava telefone pagava conforme uma taxa. Em maio de 1964 a Empresa Telefônica de Santarém reajustou essa taxa mensal. A nova tabela previa 10% sobre o valor do salário mínimo para aparelhos telefônicos comerciais, repartições federais, autarquias municipais e semelhantes. Já os aparelhos particulares pagariam taxa de 6% do salário mínimo. Os pagamentos podiam ser efetuados no escritório da empresa, à rua Floriano Peixoto.

Mercado viciado

Uma portaria em vigor em 1964 estabelecia que os quarteiros e marreteiros que operavam no Mercado Municipal só podiam comprar a produção dos colonos ou dos canoeiros depois das 8 horas da manhã. Até esse horário, a compra e venda devia ser feita diretamente aos consumidores para evitar a ação dos atravessadores, que encareciam os preços.
Mas os comerciantes estavam adotando uma tática para burlar a vigilância da fiscalização e dispor de estoque para oferecer, a preço maior, aos que compravam depois das 8 horas, por isso mesmo os "mais abastados": acertavam com colonos e canoeiros, na véspera, para esconderem os seus produtos e só entregá-los depois do horário de venda livre.
Por esse motivo, enquanto no início da manhã faltavam produtos, depois os havia em abundância para os que pudessem pagar mais, prejudicando a "economia popular", em cuja defesa fora baixada a norma de comercialização. O pobre ficava sem comprar sua alimentação.

Show de Maria Lídia

A cantora santarena Maria Lídia faz o show "Apaixonadamente" hoje à noite no bar Piracaia, no centro da cidade.

Voto não é mercadoria

Não venda nem troque seu voto.
O político que compra seu voto, paga por ele ou lhe dá um objeto ou lhe faz um favor, não tem compromisso com você depois das eleições.
Se você vender ou trocar seu voto, o político vai lhe dizer: já lhe paguei, nada lhe devo.
A venda ou a compra de voto é crime, mas acima de tudo é um desrepeito à democracia.
Se algum político ou cabo eleitoral, líder comunitário, vizinho ou conhecido lhe oferecer quaisquer vantagens financeiras ou materiais, avise a justiça eleitoral ou chame a polícia.
Seu voto é soberano e inegociável.

Pobre sofre

Em Santarém depois da batalha contra a lama, começou a guerra contra a poeira.

Mineradora entre as melhores

A Mineração Rio do Norte, empresa que produz bauxita no oeste do Pará, é uma das 10 maiores empresas do setor mineral do Brasil. No ranking “Melhores e Maiores”, da revista Exame, a mineradora ocupa o 9o lugar na classificação das maiores empresas de mineração. E, no que diz respeito às 15 melhores empresas do setor, a MRN aparece na 12a colocação. A empresa também é a primeira quando o assunto é rentabilidade nos Estados do Pará e Amazonas, com 33,3% do retorno investido no ano. No ranking das 500 maiores empresas, a maior produtora de bauxita do país aparece na 343a posição.
(Fonte: Repórter Diário)