terça-feira, 29 de setembro de 2009

Guilherme Cereta de Lima apita São Raimundo x Alecrim

A Comissão de Arbitragem da CBF sorteou nesta terça-feira os árbitros que irão trabalhar nos jogos de ida da fase semifinal do Brasileiro da Série D. Para o confronto entre São Raimundo e Alecrim-RN, no próximo domingo (04/10), às 18h, no estádio Barbalhão, foi sorteado o árbitro paulista Guilherme Cereta de Lima. (Com informações da Rádio Clube)

Valtinho rebate críticas de jogadores a sua entrevista ao Estado do Tapajós

Em seu twitter, o técnico Valter Lima, rebate as declarações de jogadores escalados pela diretoria do Paysandu para contestar o teor da entrevista que o ex-treinador concedeu a O Estado do Tapajós.

Escreveu Valtinho:

"Jogadores escalados pra falar são os que puxam saco pra se manter no Paysandu já que maioria da diretoria não quer nenhum.

Zé Augusto é bom caráter, boa gente e foi o único atacante que resolveu o problema do Paysandu nos últimos tempos.

Torcida do Paysandu odeia Torror, pois lembra a cada jogada do Iarley, Cabinho, Bené Da Costa, Moreira, Wandic, Rob Gol, Chico Espina, Borges.

Dos falastrões do Paysandu nenhum vai ser titular."

O futuro Ayrton Senna vem de Santarém....



Sob sol escaldante, bebê de 1 ano e meio 'pilota' seu carrinho rebocado por sua irmã, desviando dos buracos das ruas de Santarém.
A cena foi registrada há meia hora na avenida Álvaro Adolfo, no bairro do Santíssimo.
Foto: Blog do Estado

Incra é excluído de processos trabalhistas em Santarém

A Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Incra em Altamira e Santarém, no Pará, conseguiu evitar, na Justiça, a condenação da autarquia agrária em 33 reclamações trabalhistas, todas movidas por ex-funcionários da Falcon Vigilância e Segurança Ltda, empresa prestadora de serviços terceirizados. A economia aos cofres públicos superou R$ 333 mil.

Após a realização das audiências, todos os ex-funcionários da empresa de vigilância e seus advogados concordaram na exclusão do Incra dos processos, conforme proposto pela Procuradoria Federal da autarquia.

Os vigilantes que trabalharam na empresa ajuizaram ações para condenar o Incra, na forma de subsidiário, pelos créditos trabalhistas originalmente devidos pela prestadora de serviços. A Procuradoria sustentou a inexistência de qualquer conduta culposa por parte do Poder Público e que a Lei 8.666/93, que normatiza as licitações e contratos da Administração Pública, afasta qualquer responsabilidade por dívidas trabalhistas de empresas contratadas para prestar serviços terceirizados.

Ainda segundo a PFE, o Incra sempre fiscalizou o contrato, o que resultou até no bloqueio de créditos da empresa de vigilância, posteriormente depositados em juízo, justamente em função dos problemas com a falta de pagamento aos funcionários.

Escolas selecionam trabalhos finalistas do concurso de redação MRN 30 Anos

A Mineração Rio do Norte (MRN) recebe até o dia 02 de outubro as 45 redações finalistas do concurso de redação MRN 30 Anos. Cada uma das cinco escolas participará com nove redações finalistas – foram selecionadas três de cada série do ensino Médio.
“As redações foram concluídas. Foi muito difícil escolher, todas eram muito caprichosas. Os alunos estão entusiasmados. Eles fizeram muitas leituras, queriam mostrar do que são capazes de escrever. Mesmo os alunos da noite, que trabalham e chegam cansados nas aulas, se dedicaram bastante”, avalia a professora Claudenis Silva, da escola Padre José Nicolino, de Oriximiná.
A seleção dos trabalhos que irão para a fase final do concurso foi feita pelos próprios diretores e professores. Em seguida, os finalistas serão avaliadas por uma comissão de cinco empregados da MRN. “Cada município terá seus três primeiros colocados. Além de prêmios, os vencedores ganharão uma visita à MRN, onde conhecerão todo nosso processo produtivo”, explica a gerente de Comunicação da MRN, Ana Maria Cunha.
Desenvolvido em parceria com a Fundação Vale do Trombetas (FVT), o concurso envolve, no total, mais de 4.500 alunos do ensino Médio de Oriximiná, Faro, Terra Santa e Trombetas envolvidos. Eles representam as escolas Antônio Cândido Machado, Jonathas Pontes Athias, Flora Teixeira, Almir Gabriel e Padre José Nicolino.

Santarém recebe evento sobre UFOPA dia 5 de outubro

Foi aprovada no início da tarde desta terça-feira (29), na Comissão de Educação (CE) do Senado Federal a realização de um painel em Santarém sobre a criação da Universidade do Oeste do Pará (UFOPA). A instalação da universidade, prevista já para 2010, beneficia cerca de 18 municípios da região e mais de um milhão de pessoas.

O painel será realizado no dia 5 de outubro, às 9 horas, em Santarém. O evento foi sugerido pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que é o relator do parecer que será votado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado). Após aprovado, o projeto segue em caráter terminativo para a Comissão de Educação do Senado.

"Com a realização desse painel, encerramos as discussões para esclarecimentos e poderemos ter maior celeridade na aprovação. Minha expectativa é que o projeto seja aprovado logo no dia 6 de outubro no Senado", destaca Flexa Ribeiro. "Vamos trabalhar para que seja aprovado o mais breve possível, para que seja realizado concurso ainda este ano e a UFOPA possa funcionar já a partir de 2010", completa Flexa Ribeiro.

O painel servirá para esclarecer as autoridades locais sobre a tramitação e os possíveis prazos até que seja efetivamente criada a UFOPA, que será instalada a partir do desmembramento da UFPA (Universidade Federal do Pará) e UFRA (Univsersidade Federal Rural do Pará).

O financiamento da UFOPA será viabilizado por meio de recursos provenientes de dotações consignadas no Orçamento Geral da União e alocação de recursos de outras fontes e geração de receitas comuns ao conjunto de universidades federais. Depois de devidamente implantada, o Poder Executivo é autorizado a transferir para a Ufopa saldos orçamentários da UFPA e da UFRA não utilizados.

Votação - O projeto 179/09 chegou no Senado Federal em 11 de Setembro. Pode entrar já em pauta nesta quarta-feira (30), na CCJ do Senado. O relator da matéria será o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que dará parecer favorável à instalação da universidade. O parlamentar, inclusive, já havia apresentado ainda em 2006 um projeto de lei semelhante, que chegou a ser aprovado pelo Senado em 2007, mas acabou rejeitado na Câmara dos Deputados.

No ano seguinte, em 2008, o Executivo enviou ao Congresso um projeto de lei com o mesmo teor, criando a UFOPA. "Lamentavelmente, ocorreu esse atraso por conta de questões políticas, pois não acataram um projeto apresentado pela oposição", comentou Flexa Ribeiro.

"De qualquer forma, vamos trabalhar para que a tramitação dessa vez ocorra normalmente, sem questões políticas, mas sim fazendo justiça à região Oeste do Estado, que precisa receber uma Universidade, assim como a região Sul e Sudeste do nosso Estado", explicou Flexa Ribeiro.

O projeto prevê a criação dos seguintes cargos e funções:
a) 432 cargos de Professor da Carreira de Magistério Superior;
b) 120 cargos efetivos de nível superior para a área técnicoadministrativa,
contemplada, ademais, com 212 cargos de nível médio;
c) 41 Cargos de Direção (CD);
d) 170 Funções Gratificadas (FG); e
e) 1 cargo de Reitor e 1 cargo de Vice-Reitor.

Serão convidados para o painel sobre a UFOPA em Santarém as seguintes autoridades:
- Reitor da UFPA – Dr. Carlos Maneschy
- Reitor da UFRA – Dr. Sueo Numazawa
- Futuro Reitor da UFOPA – Dr. Seixas Lourenço
- Prefeita de Santarém – Pref. Maria do Carmo
- Presidente da Amucan (Associação dos Municípios da Calha Norte) – Pref. Jaime Silva
- Presidente da Amut (Associação dos Municípios da Transamazônica) – Pref. Roselito Soares
- Presidente da Associação Comercial de Santarém – Olavo das Neves
- Presidente da Assembléia Legislativa do Pará – Dep. Domingos Juvenil
- Presidente da Câmara Municipal de Santarém – José Maria Tapajós

(Fonte: Daniel Nardim)

Comunicação

Será hoje à noite, no auditório do Iespes, a reunião preparatória à Conferência Estadual de Comunicação, que ser realizará em Belém, no mês de novembro.

Passageiros e carregadores correm perigo no terminal da Tiradentes

A imagem mostra passageiros e carregadores transitando no momento em que um trator fazia o serviço de aterro na rampa que dá acesso à balsa onde atracam os barcos no terminal improvisado da praça Tiradentes, no último sábado.
Não há nenhum controle do acesso ao terminal pela prefeitura de Santarém, ao contrário do que foi recomendado pelo Ministério Público Estadual.
Somente ontem à tarde os agentes da SMT retornaram ao local para fiscalizar o horário de carga e descarga.
Foto: Miguel Oliveira.

Suplentes não serão empossados na Câmara de Santarém

Em linha direta com a redação do Blog do Estado, o presidente da Câmara de Vereadores José Maria Tapajós informa que não dará posse aos sete suplentes beneficiados com o aumento do número de parlamentares do legislativo mirim.
Tapajós entende que somente o TSE pode determinar a assunção dos suplentes de acordo com o novo quociente eleitoral resultante da alteração do número de cadeiras na Câmara de Santarém.