terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Comunitários participam da soltura de quelônios na Reserva Biológica do Rio Trombetas

  Com apoio do Inpa, pesquisadores de projeto ambiental realizam soltura de quelônios em parceria com voluntários.


Manaus - Aproximadamente 200 comunitários quilombolas participaram das solturas simbólicas de quelônios nos últimos dias 13 e 14, na Reserva Biológica do Rio Trombetas (Rebio Trombetas), localizada no município de Oriximiná (PA).

Desde 2010, o trabalho de soltura de tartarugas é realizado em parceria com os pesquisadores e voluntários do “Projeto Tartarugas da Amazônia - Conservando Para o Futuro” - com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), onde está situado o laboratório/sede do projeto - e desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A soltura de 2012 marca o fim do período de reprodução das tartarugas, que inicia em setembro, mês em que os quelônios sobem as praias para a desova, e vai até dezembro, com o nascimento dos filhotes.

O número de filhotes de tracajás e pitiús nascidos em 2012 no Lago Erepecu superou os dados de 2011. Foi registrado o nascimento de 16,4 mil filhotes das duas espécies. Em 2011, o número não passou de 15 mil filhotes nascidos. Desde 2008, quando as atividades de fiscalização nas praias foram intensificadas, os registros de nascimentos de filhotes têm subido positivamente. Em 2008, foi registrado apenas o nascimento de 4,1 mil filhotes de tracajá e pitiú dentre as 11 praias de desova da Reserva.

Já o número de filhotes de tartaruga-da-amazônia nascidos este ano nas praias do Rio Trombetas foi o menor dos últimos anos. O registro é de 21,9 mil filhotes nascidos até o último dia 11. “O trabalho começou efetivamente em 2003 e no início poucas famílias acreditavam no sucesso deste projeto. Felizmente hoje já temos 27 famílias quilombolas envolvidas neste processo de proteção das praias”, comentou José Risonei Silva, analista ambiental do ICMBio e coordenador da Reserva Biológica do Rio Trombetas e Flona Saracá- Taquera.

Refens do assalto ao BB de Uruará já foram liberados

Todos os reféns que haviam sido levados pelos bandidos que invadiram a agência do Banco do Brasil, em Uruará, na manhã desta terça-feira, 5, já foram resgatados. As 12 pessoas - a maior parte funcionários da agência - foram libertadas aos poucos ao longo do trajeto de fuga, em um ramal que dá acesso ao município de Santarém.

As vítimas foram levadas para a delegacia local e serão ouvidas pela delegada Selma Sarquis, titular da delegacia de Uruará. As buscas aos bandidos continuam. 

Policiais civis do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) e da Superintendência Regional do Xingu, sob comando do delegado Cristiano Marcelo do Nascimento, também estão em Uruará para auxiliar nas investigações sobre o assalto à agência do Banco do Brasil, ocorrido na manhã desta terça-feira, 5. 

As equipes se deslocaram das cidades de Altamira e Santarém. (Agência Para)