sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio será a sede dos jogos olímpicos de 2016

Rio contra Madri para sede das Olimpíadas

Terceira rodada de votação.
Só sobraram Rio e Madri.

Muiraquitã para Schwarzenegger

A governdora Ana Júlia Carepa entregou ontem uma lembraça bem santarena ao governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
O mimo consistiu em uma réplica em ouro de um muiraquitã - amuleto estilizado de um sapo que era fabricado pelos indígenas da região.
Ana Júlia estás nos States participando de encontro de governadores sobre meio ambiente.

Torcida para Rio 2016

As duas horas da tarde o Comitê Olímpico Internacional divulga a sede das olimpíadas de 2016.
Rio, Tóquio, Chicago e Madri são as cidades finalistas.

Prazo de desfiliação encerra hoje

Termina nesta-sexta-feira o prazo de desfiliação partidária.
As novas filiações, na prática, se encerram apenas no dia 14, prazo final para os partidos encaminharem à Justiça Federal a relação atualizada de seus filiados.

Terra de ninguém

Um vídeo feito de um aparelho celular flagrou funcionários da distribuidora Geval Alimentos destruindo o canteiro central da avenida Presidente Vargas, em frente à sede da OAB.
O dano ao patrimônio público foi feito para facilitar a manobra dos caminhões que entram e saem do depósito daquela empresa.
A Geval também comete outra infração ao código de postura: ocupa a calçada da avenida Tapajós para fazer empilhamento de mercadorias que serão entregues aos seus clientes varejistas.
Apelar para quem?

Secura

Por causa da queima da bomba do poço da praça Tiradentes, parte do centro comercial e do bairro Santa Clara estao sem água desde o início da semana.
A Cosanpa, como sempre, joga a culpa na Rede Celpa.
A secura vai continuar até segunda-feira porque as peças de reposição para o conserto do equipamento virão de Belém.

Odair vai pra China

Sem ter muito o que fazer aqui no Pará, o vice-governador Odair Corrêa, anunciou ontem, durante coletiva concedida na representação da SEIR, em Santarém, que viajará a China para vender minério e mandioca paraenses.
Tomara que Odair viaje só com passagem de ida.

Licenciamento sem multa

No blog da Franssi:

O Detran avisa que, em função da greve dos bancários, quem ainda não pagou o licenciamento pode fazê-lo nas casas lotéricas, em outros estabelecimentos autorizados, como as farmácias, ou via internet banking, sem multa. A emissão do boleto pode ser também através do site, ou num dos caixas de auto-atendimento instalados no salão térreo do Detran, na avenida Augusto Montenegro.
------
Nota da redação: Em Santarém, o Detran mantém um posto do Banpará em sua sede na avenida Cuiabá

São Raimundo estréia na Copa do Brasil em 10 de fevereiro

GazetaEsportiva.Net

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta quinta-feira o calendário para a temporada 2010. Com as disputas da Copa do Mundo, na África do Sul, no ano seguinte, a entidade precisou desmembrar alguns campeonatos nacionais para adaptar as datas em relação ao maior torneio de futebol do planeta.

A primeira competição brasileira da próxima temporada iniciará mais adiantada em relação a este ano. A Copa do Brasil dará o pontapé inicial em 10 de fevereiro, oito dias antes do que em 2009. A competição será paralisada em 19 de maio e retomada em 28 de julho. A segunda partida da decisão está marcada para 4 de agosto.

O Campeonato Brasileiro terá sua primeira rodada em 9 de maio e terá apenas um mês de disputas antes da Copa do Mundo. O nacional volta à ação em 14 de julho e terá o campeão definido apenas em 5 de dezembro. A Série B vai pela mesma toada e será iniciada em 8 de maio e interrompida em 5 de junho. A Segunda Divisão definirá os promovidos em 28 de novembro.

Por outro lado, a Série C e D começarão apenas depois da Copa do Mundo, no dia 18 de julho e finalizada em 14 de novembro. O Mundial da África do Sul será realizado entre 11 de junho e 11 de julho. Já classificado, o Brasil aguarda a definição dos grupos, que deverá ser realizada em dezembro.

------------

Nota da redação: São Raimundo, Paysandu e Águia são os representantes do Pará na série C e na Copa do Brasil.

Lei será mais dura com hotéis e motéis usados por pedófilos

Agência Brasil

Hotel, motel, pensão ou similar flagrados pela terceira vez com crianças ou adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis ou sem autorização deles para estar no local poderão ser fechados definitivamente por determinação judicial. O presidente em exercício, José Alencar, sancionou nesta quinta-feira (1°/10) lei que prevê a nova punição.
Atualmente, o estabelecimento que hospeda o menor de 18 anos sem os pais ou permissão deles é multado. Em caso de reincidência, é fechado por um prazo de até 15 dias. Não estava previsto o fechamento definitivo do local na legislação atual. A nova lei foi proposta pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual, concluída em 2004.
A lei será publicada nesta sexta-feira (2/10) no Diário Oficial da União.

Manchetes desta sexta-feira de O Estado do Tapajós

BOLSA FAMÍLIA SUSPENDE MIL CADASTROS EM SANTARÉM

FOGO TOMA CONTA DE ÁREA DE PROTEÇÃO DO IGARAPÉ DO JUÁ

CARROS DE PROPAGANDA SERÃO PROIBIDOS DE TRAFEGAR EM RUAS DE ESCOLAS, HOSPITAIS, IGREJAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS

IBAMA NÃO TEM COMO COMBATER PESCA DE ARRASTÃO

TAPAJÓS DIZ QUE DEIXOU DINHEIRO PARA MARIA DO CARMO TRABALHAR

OBRAS COM VERBAS EMERGENCIAIS SERÃO INICIADAS EM 15 DIAS

O PARÁ MARCA PASSO NA MINERAÇÃO POR FALTA DE ENERGIA

EMPREGO FORMAL TEM PRIMEIRA ALTA DO ANO EM SANTARÉM

MEDIÇÕES DA UFPA ATESTAM DOIS BAIRROS MAIS QUENTES DA CIDADE

ESCOLAS ESTADUIAS AINDA NÃO COMEÇARAM REFORMA DETERMINADA PELA JUSTIÇA

Alecrim, de técnico novo, enfrenta o Pantera

O jogador Leandro Sena é o novo técnico do Alecrim (RN), time que conseguiu o acesso para a série C do Campeonato Brasileiro no último domingo (27). O meia alecrinense assume o lugar de Francisco Diá, que aceitou o convite para comandar o América (RN) na série B e diz que não se escalará para a próxima partida. A apresentação do novo treinador aconteceu na tarde desta quinta-feira (01), no Juvenal Lamartine.

Alberto LeandroLeandro Sena assumiu o comando técnico do AlecrimLeandro Sena assumiu o comando técnico do Alecrim
















“Encaro com muito entusiasmo esse novo desafio. Confesso que o convite me pegou de surpresa, mas confio nesse grupo e no trabalho que vem sendo desenvolvido. Vamos buscar o primeiro título da série D”, disse Leandro Sena, ressaltando a qualidade técnica dos atletas.

Para o jogo contra o São Raimundo (PA) no próximo domingo (4), Leandro Sena diz que manterá a mesma base que conquistou o acesso e que não se escalará para a partida. “Vou dar seguimento ao trabalho do Diá. Não tenho porque inventar”, disse, categoricamente.

Leandro Sena tem 33 anos e cursa a faculdade de educação física. Filho do ex-jogador Jorge Sena, que atuou em equipes como Palmeiras (SP), Vitória (BA), Bahia e Atlético de Madrid, o atleta já passou por diversos clubes do Brasil, Espanha e Arábia Saudita.

No time do Alecrim, Leandro Sena conquistou o quarto acesso de sua carreira. O primeiro foi pelo time espanhol Osasuna, em 2000. No América de Natal, em 2005, Leandro Sena subiu da série C para a série B e no ano seguinte, da série B para a série A.(Tribuna de Natal)

Trindade, esse atleta só falta voar


Luiz Carlos Trindade, 38 anos, esbanja preparo físico aos 38 anos de idade.
Domingo, Trindade comanda em campo o time do São Raimundo contra o Alecrin, de Natal, às 18 horas, no Barbalhão.
Foto: Alfonso Jimenez.

Padre diz em editorial que prefeita se omite na questão da falta de água em Santarém

Trecho do editorial do padre Edilberto Sena, diretor da Rádio Rural, sobre a crônica falta de água nas torneiras de Santarém.

Mas será que a grande culpada desse problema de falta de água em Santarém não é a prefeita e seu secretariado? Afinal, no seu primeiro mandato vários grupos, associações e movimentos populares fizeram apelo para que não fosse renovado o contrato com a Cosanpa, mas a prefeita ignorou os apelos dos moradores e renovou com a falida empresa do Estado.
Hoje, ela fica omissa e calada, como se não tivesse nada a ver com isso. Não tem mesmo??
O que surpreende é o conformismo dos sofredores usuários pela falta de água em suas torneiras. Reclamam uns, até fazem passeata aqui e acolá e não passa disso.

De vez em quando o chefe da Cosanpa vem a Santarém, faz de conta que está agindo, vai embora, o tempo passa e nada de solução. O porta voz do chefe, santareno falador, vem à cidade faz seu bla-bla-blá e a falta d`água continua, sai mês, entra mês e o problema continua.

E o povo conformado, reclama, reclama e fica parado, não pode haver luta com um só soldado.

Manganês: recorde

Lúcio Flávio Pinto

O Ibama concedeu à Vale do Rio Doce licença ambiental para a empresa extrair três milhões de toneladas anuais de manganês na mina do Azul, em Carajás. Se essa for a produção, será o recorde nacional em matéria de manganês. No Amapá, onde funcionou a primeira mina desse minério, a Icomi não foi além de um milhão de toneladas. Até agora o máximo de produção de Carajás foi pouco acima de 2 milhões de toneladas. O salto para 3 milhões parece contraditar o compromisso da empresa de verticalizar a produção, implantando uma siderúrgica. E também parece desafiar os preços baixos do manganês no mercado internacional.

Lira Maia critica cobrança antecipada de ICMS

O deputado Lira Maia criticou a posição do Governo do estado do Pará em cobrar antecipadamente o ICMS das empresas paraenses.

A medida adotada pelo Governo para aumentar de imediato a receita do Estado, foi instituída a cobrança antecipada de diferença de alíquota do ICMS, incluindo nessa cobrança os optantes pelo SIMPLES. Tal medida acrescentou um enorme ônus para os micro e pequenos empreendedores, já que, através do SIMPLES eles recolhiam de 1,25% até o máximo de 3,95%, dependendo do valor de seu faturamento anual. Agora, estão obrigados a recolher, de forma antecipada, ou seja, antes de vender o que se adquiriu diferenças de ICMS que podem chegar até 10% do valor do produto, como é o caso das mercadorias adquiridas no Estado de São Paulo.

Para Lira Maia, os malefícios da medida adotada pelo Estado não se limitam só a um dispêndio maior por parte dos contribuintes. Com o passar do tempo, o aumento momentâneo de arrecadação vai mostrar sua face negra. Muitas empresas vão se descapitalizar, o número de falências e concordatas vai aumentar e o desemprego também. Isso tudo vai levar a nova queda na arrecadação e o problema do déficit de caixa vai voltar a existir. Só que desta vez, sem alternativas de solução através do sacrifício dos contribuintes.

O Parlamentar ressaltou que as Entidades representativas da classe produtiva e especialistas em tributação questionam a legalidade da antecipação do ICMS e, também, a sua incidência sobre empresas participantes do SIMPLES. Sabe-se que todo e qualquer aumento de ICMS deve ser veiculado por lei formal, isto é, texto normativo votado e aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pela Executivo, e não mediante simples Decreto governamental.

Para Lira Maia, no caso particular das empresas participantes do SIMPLES, a cobrança instituída pelo Estado pode representar um aumento de até trezentos por cento no valor do ICMS, dependendo do Estado da federação de origem da mercadoria adquirida. Um aumento de tributo desta magnitude ofende frontalmente os princípios constitucionais da razoabilidade e da proporcionalidade, limitações inerentes ao exercício do poder do Estado, sobretudo na esfera tributária.

O deputado ressaltou a situação dos empresários da Região Oeste do Pará, que foram bastante penalizados com a ocorrência da maior enchente já registrada na história. Agora com a antecipação do ICMS, devido à longa distância entre os centros produtores e as cidades da região, os empresários terão que pagar as diferenças de alíquota antes mesmo de receber as mercadorias adquiridas. É essa a ajuda que o Governo do Estado está dando a eles: Impostos mais elevados e cobrança antecipada.

“Embora o Secretário da Fazenda (Sefa) tenha anunciado que o Governo decidiu isentar da cobrança antecipada do ICMS os micro empresários, essa medida é um paliativo, pois isenta somente os empreendedores com receita de até 120 mil reais por ano. Ora, essa medida não beneficia a grande parcela de empresários que são os maiores geradores de emprego em nosso Estado. Pedimos ao Governo do Pará que encontre alguma outra forma de resolver seus problemas de caixa e não onere ainda mais os empresários paraenses”, ressaltou o deputado Lira Maia.

Votação mundial

Escolas da rede municipal de ensino de Santarém estão participando do projeto da votação mundial do Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança. Criado pela Fundação Prêmio das Crianças do Mundo, o prêmio tem por objetivo fortalecer a voz de crianças e adolescentes, além de promover seus direitos e o intercâmbio humanitário de diferentes culturas. A votação deste ano celebra a 10ª edição da votação mundial e os vinte anos da Convenção da Criança da ONU. Por conta disso, foram indicadas treze pessoas que desenvolvem projetos de defesa dos direitos da criança em diversos países do mundo. Nesta sexta-feira, 2/10, tem votação na Escola Municipal Ubaldo Corrêa, situada à Rodovia Fernando Guilhon. A mobilização para essa votação é feita pela Secretaria Municipal de Educação e pelo projeto Rádio pela Educação.
(Fonte: PMS)

Nova universidade vai fomentar turismo na região

A criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) vai dar um novo impulso ao turismo na região, criando oportunidades, gerando emprego e renda e o desenvolvimento sustentável. A avaliação é da Assessora da Comissão de Implantação da nova universidade, Núbia Macedo, que esteve em Santarém e Belterra participando de eventos que discutiram o desenvolvimento do setor de turismo no oeste do Pará, no âmbito do Fórum Regional de Turismo do Pólo Tapajós (Foretur).

A nova universidade terá um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável da região nos próximos anos, e o setor do turismo adquire um papel estratégico neste contexto. A Ufopa vai atuar como grande promotora deste processo, por meio da pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias, promoção do conhecimento, capacitação dos mais diversos atores sociais e na formação de professores ainda leigos da rede de ensino em Santarém e na Região do Pólo Tapajós.

A agenda de Núbia Macedo na região foi realizada dentro desta visão e incluiu a participação em diversos eventos, nos quais apresentou as contribuições que a nova universidade pode dar ao desenvolvimento do turismo. No dia 23, ela proferiu palestra no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), sobre o cenário do turismo internacional e nacional, as perspectivas do turismo em Santarém e as contribuições da nova universidade para o turismo regional. O público de mais de 100 pessoas foi formado por profissionais do trade turístico santareno e estudantes.

No dia 24 a assessora da UFOPA participou de oficina orientada pela consultora Dalva Sant´Anna, do Ministério do Turismo, para representantes do trade turístico de Santarém e de outros municípios do Pólo Tapajós. O objetivo foi para definir missão, linhas de ação e resultados esperados para o turismo na região para o período de setembro deste ano até setembro de 2010. Uma das definições é que a comissão da UFOPA vai apoiar a Secretaria de Turismo de Santarém a apresentar proposta de projeto para financiar o projeto sobre os Impactos Econômico, Social e Ambiental do Turismo na Economia do Pólo Tapajós ou de Santarém.

O apoio da nova universidade ao setor de turismo também foi discutido em Santarém. Professores da área tiveram participação na discussão das propostas dos cursos de especialização de Ecoturismo, Gestão Hoteleira Sustentável e Turismo, Educação e Cultura a serem oferecidos pela nova universidade em 2010. Foi debatido ainda em quais institutos os cursos devem ser incluídos, sugestões de coordenadores dos respectivos cursos, bem como fluxo dos processos e instâncias de aprovação.

Outra ação importante foi a reunião do Foretur em Belterra com representantes de municípios do Pólo Tapajós. Foram apresentadas as contribuições que a UFOPA pode dar ao setor e houve a apresentação do projeto sobre Os Impactos Econômicos Sociais e Ambientais do Turismo na Economia do Pólo Tapajós. O presidente do Foretur Tapajós, Arnoudo Andrade, que é secretário de Turismo de Santarém, destacou a importância deste apoio, informando que a secretaria já vem realizando importantes ações para impulsionar o setor.

Missão – Os diversos atores sociais do grupo que participou da oficina em Santarém e Belterra decidiram que a missão do Foretur é estimular e contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável do Pólo Tapajós, de forma integrada e participativa dos setores público, privado e da sociedade civil organizada. O Fórum definiu ainda estratégias de curto, médio e longo prazos, como o planejamento estratégico e o plano de marketing.

Para Dalva Sant’Anna, o evento propiciou maior motivação e aumento de expectativa sobre a atuação do Foretur. “Essa percepção do grupo reforça a importância da metodologia adotada, que propicia a tomada de consciência do grupo, quanto a sua capacidade de produzir resultados”, disse, acrescentando que as questões abordadas na reunião são estratégicas para apoiar o processo de profissionalização da gestão do turismo desse território. Ele destacou ainda a importância das contribuições da UFOPA, que tem como proposta a implantação de três cursos na área de turismo.