segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Carabina, ex-técnico do Remo, morre na Bahia


O ex-zagueiro Valdemar Carabina, um dos grandes ídolos da história do Palmeiras e ex-técnico do Remo por três oportunidades, morreu no início da noite de domingo, em Salvador, na Bahia. O ex-jogador estava com 78 anos e desde 2005 sofria com o Mal de Alzheimer. Formado nas categorias de base do clube do Palestra Itália, Valdemar Carabina foi uma das maiores revelações da equipe. No juvenil, suas atuações logo chamaram a atenção do técnico Claudio Cardoso que o levou para o time principal.

No dia 16 de maio de 1954, fez a sua estreia no time profissional do Palmeiras, no clássico diante do São Paulo, no estádio do Pacaembu, pelo Torneio Rio São Paulo. Na ocasião, a vitória foi palmeirense por 1 a 0. Valdemar defendeu o Palmeiras por 12 anos e foi o titular da zaga na equipe mais fantástica da história do clube, batizada como “Academia de Futebol”, em 1965.

Naquela época, todo o elenco alviverde vestiu a camisa amarela da Seleção Brasileira e venceu o Uruguai por 3 a 0, na inauguração do estádio do Mineirão. Carabina foi três vezes Campeão Paulista: em 1959, 1963 e 1966, além da Taça Brasil de 1960 e do Torneio Rio-São Paulo de 1965. Pela Seleção, disputou duas partidas oficiais. Depois de encerrar a carreira, ainda chegou a ser técnico do Palmeiras em 1987 e treinou vários outros clubes brasileiros, entre os quais Santa Cruz, Bahia e Náutico.

Além de breve passagem pelo Paissandu, Carabina comandou o Remo em três ocasiões, tendo sindo o comandante de um dos times mais fortes que o clube teve até hoje, que tinha o zagueiro Belterra, o volante Agnaldo, o atacante Luciano Viana e o meio-campo Artur Oliveira. Com essa base, Carabina conquistou, de maneira invicta, o Campeonato Paraense de 1991. Um ano depois, Carabina levou os azulinos à Série A.

Teve participação também em sete dos 33 jogos do célebre tabu do Remo sobre o Paissandu. No Evandro Almeida, Carabina até hoje é lembrado com carinho, pelo estilo paizão de lidar com os jogadores e as histórias engraçadas, sempre relacionadas com seu forte sotaque paulistano. (Com informações da ESPN e Ferreira da Costa)

Na reprodução acima, da antiga revista oficial do Palmeiras, Carabina é o de bigodinho, à esquerda. Era um dos ídolos do time que entrou para a história como “Academia” nos anos 60.(gerson Nogueira)

Atualização precária

Por problemas técnicos no provedor do jornal, o Blog do Estado será atualizado a partir de terça-feira, 24 de agosto.

Perdão, leitores.