sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Juiz manda soltar Sarah Campinas e Wilson Lisboa, e ordena devolução à Sespa de documentos da regulação apreendidos durante Operação Perfuga

O juiz Rômulo Nogueira de Brito revogou as prisões domiciliar do advogado Wilson Lisboa e preventiva da enfermeira Sarah Campinas, em despacho publicado no site do Tribunal de Justiça do Estado, nesta sexta-feira(16). Na semana passada, o juiz ordenou a a devolução de documentos apreendidos no setor de regulação da Secretaria de Estado de Saúde(SESPA), durante operação Perfuga.

Leia mais aqui.

Alenquer é campeão de desmatamento no Pará


Leia aqui.

Caso do professor acusado de ejacular nas pernas de jovem no interior de ônibus ainda aguarda por perícias e DNA


O delegado Nelson Silva informou ao Portal OESTADONET, que ainda não foram concluídas as perícias no aparelho celular de Zirlando da Silva Alves, preso pela Policia Civil de Santarém, no final do mês de janeiro, após denúncia da adolescente M.P.O, 16 anos, que o suspeito tinha ejaculado em sua perna, durante viagem no interior do ônibus que faz a linha do Tabocal.

Leia a notícia completa no Portal OESTADONET.

Em fevereiro, enchente dos rios Tapajós e Amazonas está mais baixa que em 2017

Vista aérea do porto da CDP, em Santarém. Foto: Léo Nascimento/OESTADONET



Dados da régua fluviométrica da Agência Nacional de Águas(ANA), instalada no porto de Santarém, administrado pela Companhia Docas do Pará, apontam que, nos primeiros quinze dias de feveiro, o nível dos rios Tapajós e Amazonas sobe em ritmo mais lendo do que ocorrido no ano passado. Em 2017, de primeiro a quinze de fevereiro, a régua registrou um crescimento do nível em 86 centímetros. Este ano, na primeira quinzena deste mês, ás aguas subiram de nível 60 centímetros.

Leia a matéria completa no Portal OESTADONET.

Exagerou no Carnaval? Proteína é aliada para recarregar as energias

Os cinco dias de folia do Carnaval geralmente são acompanhados pelo pouco cuidado com a alimentação, como a ingestão de alimentos altamente calóricos de baixo valor nutricional, bebidas alcoólicas e pouca atenção ao consumo de água. Dessa maneira, após o período de festas, a grande maioria das pessoas acabam adotando estratégias restritas, como as dietas da moda, para perder rapidamente o excesso das calorias consumidas.
O álcool, que é ingerido em grandes quantidades neste período, acaba sendo o grande vilão: uma lata de cerveja, por exemplo, tem em média 150 calorias “vazias”, sem nutrientes, que o organismo não aproveita e armazena em forma de gordura, causando inchaço e retenção hídrica.
A melhor maneira de voltar atrás do prejuízo é retomar os bons hábitos da boa alimentação, garantindo a reposição de vitaminas e minerais, além de uma boa hidratação. Nas refeições, a proteína é uma grande aliada para garantir mais disposição, energia e mais saciedade. De acordo com a nutricionista Priscila Bergamin, ter a ingestão adequada deste nutriente – nem pouco nem muito, é ideal para uma alimentação equilibrada, auxiliando na produção de enzimas e hormônios. “Ainda temos a produção de anticorpos, que ajuda para que o sistema imunológico não fique enfraquecido, evitando doenças e infecções”, complementa Priscila.

Uepa convoca 2.177 calouros na primeira repescagem de 2018

O período de comemoração pelo ingresso no ensino superior ainda não terminou. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta sexta-feira, 16, a primeira lista de candidatos convocados para a Repescagem deste ano, com 2.177 nomes. A convocação obedece à ordem de classificação dos candidatos no Vestibular 2018. A matrícula está programada para os dias 19 e 20 de fevereiro.

A aguardada primeira lista da Repescagem convoca candidatos seguindo os critérios determinados no edital. Cotistas e não-cotistas concorrem em listas separadas, com 50% das vagas destinadas a cada categoria. A matrícula será feita nos dias 19 e 20 deste mês, impreterivelmente. O calouro deve estar atento para não perder a data, pois o não comparecimento acarretará na perda da vaga.

Os estudantes convocados devem comparecer à coordenação do campus para o qual foram aprovados, nos dias determinados, de 8h às 12h e de 14h às 18h, portando a documentação exigida para realizar a matrícula. Caso o candidato não compareça no período e horário especificados para a matrícula, ou não apresente a documentação obrigatória, perderá o direto ao ingresso na universidade.

Cada um dos convocados deve levar os originais (para confirmação) e as cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino); uma foto 3 x 4 recente (colorida); título de eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição ou certificado de Quitação Eleitoral; Histórico Escolar do Ensino Médio; certificado de Conclusão do Ensino Médio; comprovante de residência (recente e que contenha CEP).

Confira a lista de convocados aqui.
(Fonte: Agência Pará)

Temer cede à Pezão e decide decretar intervenção no Rio de Janeiro

Militares em operação na favela da Rocinha, no ano passado: situação do Estado é vista como "guerra civil"(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Pela primeira vez, o Exército Brasileiro passará a ter responsabilidade sobre as polícias, bombeiros e a área de inteligência do Rio de Janeiro, inclusive com poder de prisão de seus membros. A decisão foi tomada pelo presidente Michel Temer no início da madrugada desta sexta-feira (16/2), ao decretar intervenção na segurança pública por conta da onda de violência que avança no Estado. A previsão é de que o decreto seja publicado nesta manhã, com validade imediata. Está prevista uma solenidade em Brasília, com a presença do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB).

Pezão deu aval à medida de Michel Temer. O interventor será o general Walter Braga Neto, que, na prática, vai substituir o governador na área de segurança e terá "carta branca" para quaisquer medidas que ajudem a conter a ação do crime organizado no Rio. Pela Constituição, cabe ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), convocar sessão para que as duas Casas Legislativas aprovem ou rejeitem a intervenção em até dez dias. Ele ainda não fixou uma data para a apreciação do texto do decreto, papel que cabe ao Congresso. Também não está definido por quanto tempo durará a intervenção.