sexta-feira, 9 de abril de 2010

Todos os números do clássico RexPa

O jogo deste domingo será o Re-Pa de nº 705.

São 247 vitórias do Remo, 237 empates e 220 vitórias do Paissandu. Diferença pró-Remo: 27 vitórias.

Total de gols marcados: 1.831, com 921 anotados pelo Remo e 910 pelo Paissandu. Vantagem pró-Remo: 11 gols.

Em títulos estaduais, a vantagem é do Paissandu, que venceu 43, contra 42 do maior rival.

Primeiro Re-Pa da história: em 10 de junho de 1914, Remo 2 x Paissandu 1, pelo Campeonato Paraense. Último jogo: no dia 21 de março de 2010, Remo 3 x Paissandu 3, pela decisão do turno do Campeonato Paraense.

Maior vitória do Paissandu: no dia 22 de julho de 1945, 7 a 0, no estádio Evandro Almeida, pelo Campeonato Paraense.

Maior vitória do Clube do Remo: no 5 de março de 1939, 7 a 2, na Curuzu, pela Taça Abelardo Conduru.

Maior artilheiro: Hélio (Paissandu, 1941-1952), 47 gols.

Árbitro que mais apitou: Manoel Francisco de Oliveira, 30 jogos.

Jogador que mais atuou: Quarentinha (Paisandu, 1955-1973), 135 jogos.

Jogador recordista de gols em uma partida: Jango (Remo), 5 gols (Remo 7 x Paissandu 2, em 05.03.1939).

Maior série invicta: Clube do Remo, 33 jogos (1993-1997).

Estádio mais utilizado: Evandro Almeida, 201 partidas.

Recorde de público: em 29.04.1979, Remo 1 x Paissandu 1 – Campeonato Paraense . Estréia de Dario no Paissandu. Local: Mangueirão. Total de pagantes: 59.613, mais 3.297 “caronas”, totalizando 64.010 torcedores.

Recorde de arrecadação: R$ 714.320,00, no jogo Remo 2 x Paissandu 1 – 02.03.2008 – Mangueirão – Campeonato Paraense/2008 – 1° Turno.

(Com informações do jornalista Ferreira da Costa)

Geraldo Mesquita Júnior declara apoio a José Serra


O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) voltou a declarar nesta sexta-feira (9) seu apoio ao pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o ex-governador de São Paulo, José Serra. O senador disse também que tentou promover uma aliança entre o PMDB e PSDB do Acre para as próximas eleições, mas que as tentativas foram infrutíferas. Mesmo assim, afirmou, continuará apoiando Serra, mesmo sem saber se o PMDB de seu estado vai ou não apoiar o candidato tucano.

- Eu sou um dos poucos senadores, pouquíssimos aliás, do PMDB filiados à candidatura de José Serra. Isso ocorreu hoje de manhã? Não. Há muito tempo que eu declino a minha convicção e a minha opção pela candidatura de José Serra dentro do meu próprio partido. Portanto, eu sou dissidência dentro do meu próprio partido nessa questão - disse, ressaltando que há quase dois anos já havia informado ao então governador Serra que o apoiaria para presidente da República em 2010.

Geraldo Mesquita Júnior explicou que o PMDB do Acre já anunciou apoio a Serra mas, devido às negativas do PSDB em compor aliança, ele não sabe se esse apoio será mantido ou não. Depois das negativas, disse o senador, o PMDB já lançou candidatos a governador e a senadores próprios no Acre.

- A situação no meu estado, no que diz respeito às oposições hoje, é um conjunto esfarelado, espatifado, fragmentado. O que isso me afasta da candidatura do governador Serra? Nenhum milímetro. Não vou atribuir a ele a culpa por uma má condução numa interlocução com o PMDB. Não me afasta um milímetro, a minha disposição continua a mesma. O governador Serra vencerá essas eleições pelos méritos que tem, homem probo - afirmou Mesquita Júnior, elogiando o desempenho de Serra como senador, prefeito e governador.

Em aparte, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) elogiou o pronunciamento do colega e disse esperar que Mesquita Júnior seja candidato a reeleição ao Senado Federal nas eleições de outubro de 2010.

Agência Senado

TSE muda resolução para permitir debate de candidatos na internet

A resolução dispõe sobre a propaganda eleitoral e sobre as condutas dos candidatos nas eleições. Por erro, o texto original estendia para a internet as regras aplicadas a rádio e televisão.

TSE muda resolução para permitir debate de candidatos na internet

O plenário do (TSE) Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira mudança no texto da resolução nº 23.191 para liberar a realização de debates entre candidatos na internet.

A resolução dispõe sobre a propaganda eleitoral e sobre as condutas dos candidatos nas eleições. Por erro, o texto original estendia para a internet as regras aplicadas a rádio e televisão.

Em decisão unânime, foi aprovada sugestão do ministro Arnaldo Versiani, relator das resoluções que regulam as eleições deste ano.

As outras regras previstas nessa resolução para os debates nas emissoras de rádio e televisão continuam valendo.

(Fonte:www.votabrasil.com)

Manchetes desta sexta-feira de O Estado do Tapajós

BELTERRA TEM MAIS ELEITORES QUE POPULAÇÃO

Exclusivo: O município de Belterra, no Oeste do Pará, a 50 quilômetros de Santarém, viverá uma situação inusitada no dia 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições. É que a cidade de 12.671 habitantes tem 12.741 eleitores, 70 a mais, aptos a votar em 2010.

COMPRA PREMIADA FUNCIONA COMO ‘PIRÂMIDE’ E ENGANA CLIENTE

Exclusivo: Grupos comerciais que se intitulam "Compra Premiada" para vender a ilusão de um 'consórcio' onde o cliente, ao ser contemplado, não paga mais nada, estão se instalando em Santarém e em vários municípios do Oeste do Pará. A ação dessas empresas pode ser comparada a uma ‘pirâmide’ em que, inadivertidamente, a maioria dos participantes do grupo de compradores de cotas paga o prêmio sorteado para uma minoria, mas só descobre que foi lesada quando a loja fecha as portas. Segundo o delegado Francisco Martins, da Polícia Federal de Mosssoró (RN), onde já foram fechadas várias lojas a pedido do Ministério Público, a pirâmide disfarçadas de consórcio é ilegal.

LOJA EM ALTER DO CHÃO VENDE ARTESANTO DE OITENTA TRIBOS

Além das belas praias formadas pelas águas límpidas do Rio Tapajós, os visitantes da vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), se surpreendem também com uma loja que reúne um acervo único de arte indígena. São centenas de peças originais de mais de 80 distintos povos amazônicos.Há exemplares do banquinho típico dos índios tukano, redes, colares, vasos de diferentes tipos de cerâmica, máscaras com formas de animais, cestas, tecidos, armas, remos, entre outros tipos de ornamentos e artesanatos.

Marina Silva arrecadou apenas 2.500 reais em 2 meses

Fracassou, até agora, uma das mais badaladas iniciativas que tentavam juntar eleições e internet, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada quarta-feira na Folha.

Segundo a colunista, dois meses depois de lançar campanha pioneira de arrecadação de recursos pela rede, o PV de Marina Silva arrecadou apenas R$ 2.500. O valor não cobre o salário de um dos seis funcionários que cuidam das páginas do partido e da pré-candidata à Presidência da República na web.

Em Santarém, amanhã, o PV reúne seus membros e simpatizantes em encontro regional, no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento reunirá o presidente regional da sigla José Carlos Lima e as lideranças dos municípios de Belterra, Placas, Itaituba, Aveiro, Rurópolis, Jacareacanga, Trairão, Mojuí dos Campos, Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Alenquer, Terra Santa, Faro, Juruti, Almerim, Curuá, Novo Progresso e Prainha.

O IV Encontro discutirá temas relativos à conjuntura política nacional e estadual, sustentabilidade das cidades e as estratégias do PV-regional para a campanha da pré-candidata da senadora Marina Silva.

Citação e intimação pelo Correio exige assinatura do citando


Nova Súmula 429 do STJ consolida que a citação pelo correio exige a assinatura do recibo pelo citando.

Acabou a presunção e o recebimento por terceiros.

Prevaleceu o bom-senso.

A arte de ser feliz

Cecília Meirelles

Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.

Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Pesquisas eleitorais precisam ser registradas para divulgação


As entidades e empresas que fizerem pesquisas de opinião relativas às eleições de 2010 ou aos candidatos são obrigadas a partir de 1º de janeiro, a registrar, com antecedência mínima de cinco dias da divulgação, uma série de informações. Na eleição presidencial, o pedido de registro de pesquisa deverá ser dirigido ao TSE. Nas federais e estaduais, aos tribunais regionais eleitorais.


No registro, deve ser informado quem contratou a pesquisa, o valor e origem dos recursos gastos no trabalho, a metodologia e período da pesquisa, o plano amostral e informação quanto a sexo, idade, grau de instrução nível econômico do entrevistado, a área física do trabalho, o intervalo de confiança e margem de erro, o sistema interno de controle e verificação, a conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo e o questionário completo aplicado.

Em relação a quem pagou pela pesquisa, devem constar o nome, o contrato social, o estatuto social ou a inscrição que comprove o registro da empresa, com a qualificação completa dos responsáveis legais, razão social ou denominação, número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço, número de fac-símile ou endereço de correio eletrônico em que receberão notificações e comunicados da Justiça Eleitoral, nome do estatístico responsável pela pesquisa - e o número de seu registro no competente Conselho Regional de Estatística - e número do registro da empresa responsável pela pesquisa no Conselho Regional de Estatística.

A partir de 5 de julho de 2010, nas pesquisas feitas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado, deverá constar o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura.

As pesquisas feitas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições. Já a divulgação de levantamento de intenção de voto efetivado no dia das eleições, chamada boca de urna, será feita nas eleições relativas à escolha de deputados estaduais e federais, senador e governador, após o encerramento da eleição no respectivo estado. Na eleição para a presidência República, a divulgação só poderá ser feita após o encerramento da eleição em todo território nacional.

Ainda segundo o TSE, na divulgação de pesquisas no horário eleitoral gratuito devem ser informados, com clareza, o período de sua realização e a margem de erro, não sendo obrigatória a menção aos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor a erro quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais candidatos.

Quem não registrar a pesquisa e divulgá-la, está sujeito a multa que varia de R$ 53 mil a 106 mil. Quem divulgar pesquisa fraudulenta, além do pagamento da mesma multa ainda pode ser punido com detenção de seis meses a um ano.

Os partidos políticos poderão ter acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades e das empresas que divulgaram pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes e confrontar e conferir os dados publicados, com a preservação da identidade dos entrevistados.

Não há seringa para vacinação contra gripe suína

Pasmem.

A secretaria municipal de saúde de Santarém não providenciou a remessa de material hospitalar(agulhas, seringas, álcool e algodão) para aplicação de vacina contra a gripe influenza H1N1 nos postos de saúde do município.

Ontem, por causa da falta de material( mas havia vacina disponível) a imunização foi suspensa, mas segundo a Divisa, será retomada a partir de hoje para os grupos de risco( jovens, grávidas e doentes crônicos).

Edição de O Estado do Tapajós chega às bancas as 11 horas

Devido a problemas gráficos, a edição desta sexta-feira do jornal O Estado do Tapajós, chega às bancas a partir de 11 horas, como matérias exclusivas e polêmicas.