terça-feira, 28 de julho de 2009

Ibama solta 100 jabutis em Belterra

Fiscais do Ibama, em parceria com o jardim zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós – ZOOFIT, soltaram 100 jabutis na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra/PA esta manhã. Dos animais soltos, 60 eram da espécie pata vermelha (Chelonoidis Carbonária) e 40, da espécie pata amarela (Chelonoidis Enticulata).

Esses animais são produto de entrega voluntária e de apreensões do Ibama, em suas operações ao longo dos últimos 18 meses. Segundo o analista ambiental Marcelo Eickhoff, fiscal do Ibama, coordenador dessa ação, alguns animais foram encontrados em vias públicas, em estradas, outros começaram a dar muito trabalho a quem os mantinha sob cativeiro, que, em alguns casos, foram abandonados.

No grupo de animais soltos, havia indivíduos de três a 15 anos, que pesavam entre um e três quilos. Os animais passaram por período de adaptação e estavam prontos para serem reintegrados à natureza. Alguns chegaram machucados e outros com seus instintos naturais muito comprometidos. De acordo com o biólogo Sidcley Matos, gerente do jardim zoológico, a readaptação se deu isolando os animais e alimentando-os com frutos da região.

Vários fatores foram considerados para que os jabutis fossem soltos na Floresta Nacional do Tapajós, entre eles por ser área protegida, oferecendo segurança aos animais em relação à ação do homem e a abundância de alimentação, o que permite vida longa à espécie.

O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização da Gerência Executiva do Ibama em Santarém, Gustavo Podestá, informa que manter animais silvestres em cativeiro é crime passível de multa. “Mesmo a pessoa tendo o animal há muitos anos, não é permitido mantê-lo em cativeiro, a menos que seja animal adquirido de criadores certificados pelo Ibama. Por outro lado, se houver a entrega voluntária, quem o fizer estará livre de qualquer punição.”

Denúncias de animais silvestres mantidos em cativeiro ou quaisquer outras irregularidades envolvendo o meio ambiente podem ser feitas através da Linha Verde 0800 61 8080, a ligação é gratuita e o denunciante terá seu sigilo garantido, pois não há necessidade de se identificar.

(Fonte: Ascom Ibama)

Liberado FGTS para vítimas das chuvas no Oeste do Pará

O saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores com carteira assinada atingidos pelas enchentes nos municípios de Santarém, Juruti, Oriximiná, Óbidos e Monte Alegre começou a ser liberado pela Caixa Econômica Federal (CEF) a partir de ontem (27/07).
A ação está sendo possível através de um decreto assinado pelo presidente Lula. O saque pode ser de até R$ 4.650,00.
Para atender aos trabalhadores que tem saldo de FGTS, a Caixa Econômica Federal montou um posto de atendimento no CAEC, situado à Av. Sérgio Henn, às proximidades da Prefeitura Municipal, no horário de 8h às 13h.
Ontem (27/07), foram atendidos os trabalhadores dos bairros do Maicá, Pérola do Maicá e Jardim Santarém e nesta terça-feira (28/07), de Alter do Chão e Centro. De acordo com o calendário elaborado pela CEF, os atendimentos seguirão à seguinte ordem:
29/07/2009 – Floresta e Nova República;
30/07/2009 – Interventoria e Área Verde;
31/07 e 03/08/2009 – Caranazal;
04/08/2009 – Mapiri e Aldeia;
05/08/2009 – Santo André;
06/08/2009 – Uruará;
07/08/2009 – Matinha;
10/08/2009 – Maracanã I;
11/07 e 12/08/2009 – Santarenzinho;
13/08/2009 – Aeroporto;
14/08 a 21/08/2009 – Todos os bairros de Santarém, Oriximiná e Monte Alegre.
Em Santarém, de acordo com o cadastro repassado pela Prefeitura, através da Defesa Civil Municipal à Caixa Econômica, têm direito ao benefício 8.400 trabalhadores.
(Fonte: Assessoria de imprensa PMS)

Filho enjeitado

Nenhum deputado estadual da base governista reivindicou ajuda financeira do governo do estado para o São Raimundo disputar a série D.
Até parece que o Pantera não representa o Pará.

Briga no São Raimundo era jogo de cena

Como o Blog do Estado antecipou, a briga no São Raimundo era mesmo por causa do destino da receita obtido com bilheteria e cotas de patrocínio.
Depois da reunião de hoje, diretoria e cartolas resolveram falar a mesma língua.
Até quando?

Eia da Cargill está incompleto

A secretaria estadual de meio ambiente devolveu o EIA do porto de Santarém feito pela Cargill, segundo informações do Greenpeace.
No Blog do Jubal

Liberação da av. Tapajós ainda vai demorar

A secretária de infra-estrutura Alba Valéria anunciou há pouco, na Rádio Rural, que ainda vai demorar a liberação completa da pista da avenida Tapajós, em toda a extensão da orla de Santarém.
A liberação depende de laudo que vai atestar o grau de deterioração do asfalto e das calçadas daquela avenida. Se o estrago for maior do que se imagina, o pit stop vai demorar um pouco mais.

Mello de Azevedo estoura rede da Cosanpa e deixa Caranazal sem água

Obras da Mello de Azevedo deixam moradores do bairro do Caranazal sem água desde ontem à tarde.
As máquinas da Mello, que cavam as ruas para implantação de rede de esgoto do projeto de saneamento do PAC, danificaram uma das adutoras da empresa, além de romperem as ligações domicialiares em diversas ruas do bairro.

Deputado paraense não sabe o que é protocolo de Kyoto

O deputado federal José Geraldo(PT) pagou o maior mico diante das câmeras do programa humorístico CQC, exibido pela Tv Bandeirantes, ontem à noite.
Indagado pelo repórter Danilo Gentili se saberia definir o que é protocolo de Kyoto, Zé Geraldo desconversou, mesmo com a insistência do CQC. E não respondeu.
Para um deputado amazônida, não saber o que é o protocolo, que regula a emissão de CO2 na atmosfera, atingindo a camada de ozônio, é o mesmo do que um mulçumano não saber a história de Maomé.