quinta-feira, 4 de março de 2010

JP amanhã nas bancas de Belém


Amanhã, no Jornal Pessoal, de Lúcio Flávio Pinto:

"Manobras desastrosas ameaçam a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa. Candidata quase certa a passar para o 2º turno, em outubro, ela pode enfrentar uma coligação mais forte na nova eleição e perder para uma aliança surpreendente, liderada por Jader Barbalho".

Viagem ao Haiti transfere palestra de Caco Barcelos em Santarém

O 3º Encontro de Imprensa que será promovido, em Santarém, pela Mineração Rio do Nort,e será dividida em duas etapas (dias 13 e 20 de março), com a realização da palestra “Ética no Jornalismo” no dia 20 de março.

As oficinas coordenadas pela ABERJE, “Relacionamento entre imprensa e empresa” e “Comunicação para a Sustentabilidade”, não sofrerão qualquer tipo de alteração.

A mudança foi necessária em função de uma solicitação do palestrante Caco Barcellos, que embarca nos próximos dias para o Haiti, a pedido da Rede Globo, onde irá gravar o primeiro programa Profissão Repórter de 2010.

Prefeito de Sinop articula com empresa rota Cuiabá - Sinop - Santarém

De Sinop - Alexandre Alves

Com o recém voo de jato Embraer 175 inaugurado em Sinop, com o avião levantando voo de Cuiabá às 12h30 e retornando às 15h, o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), pretende que a aviação comercial no Nortão alcance “voos mais altos”.

Durante a cerimônia do voo inaugural, realizado no terminal de embarque e desembarque do aeroporto, o prefeito disse que agora começa a articulação para ter mais uma rota. “Agora vamos lutar para que a empresa opere um voo de Cuiabá a Santarém com escala em Sinop”.

Todavia, o diretor comercial da Trip Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas de Paula, não comentou a possibilidade de implantação do voo almejado pelo prefeito sinopense.

Caso as lideranças políticas e empresariais dos municípios envolvidos consigam convencer a empresa, o jato poderia atender também Alta Floresta, que está com a homologação para receber jatos em andamento.

Tal rota defendida por Juarez estaria sustentada na economia das duas regiões. Vários empresários de Sinop têm negócios em Santarém e nas cidades próximas. Além disso, abriria uma nova rota de turismo na Amazônia Legal, já que para perfazer esse trecho de quase mil quilômetros é necessário se deslocar de carro, pela BR-163, que ainda não é pavimentada no Estado do Pará.

Novo calendário do concurso C-149 da Polícia Civil é divulgado

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o Instituto Movens divulgaram nesta quinta-feira (4) o novo cronograma do concurso C-149, da Polícia Civil. O concurso está ofertando 350 vagas, sendo 150 para investigador, 150 para escrivão e 50 para delegado.

Veja como ficou o calendário:

18 de março - Resultado final nos exames médicos e convocação para avaliação psicológica

4 de abril - Realização da avaliação psicológica

27 de abril - Resultado provisório da avaliação psicológica

29 e 30 de abril - Agendamento da sessão de esclarecimentos

1º e 2 de maio - Sessão de esclarecimentos dos candidatos não-recomendados

3 e 4 de maio - Prazo para interposição de recurso contra o resultado provisório na avaliação psicológica

25 de maio - Resultado final na avaliação psicológica e convocação para a prova oral

29 e 30 de maio - Aplicação da prova oral

16 de junho - Resultado provisório da prova oral

17 e 18 de junho - Prazo para interposição de recurso contra o resultado provisório na prova oral

5 de julho - Resultado final na prova oral e convocação para o desempate

12 e 13 de julho - Entrega dos documentos para o desempate

2 de agosto - Resultado final da primeira etapa e convocação para matrícula na segunda etapa - Curso Técnico Profissional

Informações: no site do Instituto Movens (www.movens.org.br).

Juiza da capital proíbe PMS de retirar invasores da área do Juá

A juíza Gleide Pereira de Moura, convocada para atuar nas férias da desembargadora Helena Ferreira, relatora no Tribunal de Justiça dos processos de reintegraçãos de posse e preservação da área de preservação ambiental do Juá, suspendeu os efeitos da liminar concedida pelo juiz Sílvio Maria que determinou, há cerca de 30 dais, a desocupação do terreno localizado entre a avenida Fernando Guilhon e o lago do Juá.

Em novembro do ano passo, a família Corrêa, que se intitula proprietária do terreno, obteve no justiça uma liminar de reintegração de posse, mas a medida foi suspensa pela desembargadora Helena Ferreira.

Inconformada com a degradação ambiental da área do Juá, a Prefeitura de Santarém ingressou com pedido de liminar em ação civil pública para que os invasores fossem retirados do local e que as construções fossem demolidas, o que acabou acontecendo há cerca de 25 dias, atendendo à decisão do juiz Silvio Maria.

Os invasores recorreram dessa nova liminar ao TJE. Como o mérito tem conxeão com o primeiro agravo de instrumento relatado pela desembargadora Helena Ferreira, e esta estava em gozo de férias, foi convocada a juíza Gleide Pereira de Moura para atuar no feito.

A juíza s Gleide Moura suspendeu a liminar deferida pelo juiz Silvio Maria "para evitar situações conflitantes envolvendo um mesmo objeto, devendo o mérito do presente recurso ser feita pelo relator(a) a quem a prevenção para o julgamento dos feitos".

Mas em nenhum momento de seu despacho, a juíza determinou a volta ao terreno da área de preservação do Juá, mas os líderes da invasão já estão convocando os invasores para retornarem ao local de onde foram retirados.

A prefeita Maria do Carmo anunciou ainda há pouco, na Rádio Rural, que a Prefeitura de Santarém já recorreu da decisão da juiza Gleide Mouro.

Daqui a pouco a prefeita concede entrevista coletiva para falar sobre o asunto.

REDE PÚBLICA NÃO TEM TAMIFLU

A orientação da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sespa, Ana Helfer, de que os médicos devem prescrever logo Tamiflu em pacientes suspeitos de gripe suína, sem esperar o resultado dos exames, não será obedecida no município. O Hospital Municipal de Santarém e nem os postos de saúde não dispõem do medicamento e o Hospital Regional do Baixo-Amazonas só utilizará o tratamento com o remédio em casos confirmados da doença. A Sespa dispõe de pequeno estoque de Tamiflu no Oeste do Pará.
Ana Helfer, disse que o Pará já vive a segunda onda de casos de Gripe A e que o vírus H1N1, responsável pela doença, é o atual causador de todas as gripes. Somente este ano foram contabilizados 11 diagnósticos positivos e seis mortes. Acredita-se que houve um relaxamento na prevenção. Agora, cerca de 160 mil doses de vacina já estão com a secretaria para a campanha que começa dia 8.
O chefe da divisão epidemiológica da Sespa em Santarém, Jorge Eymar, garantiu que há estoque suficiente de Tamiflu para ser prescrito apenas nos casos confirmados da doença, o que ainda não foi registrado em nenhum município do Oeste do Pará. "O Hospital Municipal nem o Regional dispõem do medicamento porque este é controlado pela Sespa, mas caso seja necessário prescrever a pacientes internados o remédios era liberado imediatamente ao hospital.
Questionado sobre a orientação dada por Ana Helfer, Jorge Eymar minimizou a eficácia dessa estratégia. "O nosso quadro é diferente de Belém. Aqui não há surto da doença e não é necessário que os médicos prescrevam Tamiflu apenas por causa de uma suspeita da doença, cujos sintomas podem ser confundidos com os da gripe comum', ressaltou.
A diretora do Hospital Municipal, médica Marina Chainne, informou que o Tamiflu não será receitado aos pacientes que procurarem o HMS. "Não temos o remédio em estoque e nos casos de suspeitos da doença estes serão encaminhados ao Hospital Regional, uma vez que o hospital municipal não trata de casos com essa gravidade", esclareceu.
Procurado, o Hospital Regional do Baixo-Amazonas informou, através da infectologista Mariana Quiroga, que o "hospital receberá só aqueles casos que requeiram internação (casos graves ou com fatores de risco). Os casos "suspeitos" sem sinais de gravidade serão atendidos no HMS e orientados para tratamento sintomático domiciliar". Segundo ela, o "HRBA é o único Hospital da região que tem quartos de isolamento com as características preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Quosques em praças viram pontos turísticos

Dirigentes da Paróquia de São Sebastião e da associação de moradores da praça querem demolir o quiosque construído pela Prefeitura de Santarém para instalar a venda de iguarias servidas há 48 anos naquele local pela tacacazeira Noca. Na semana passada, foram afixadas duas faixas próximas ao quiosque com frases contrárias à permanência da construção no interior da praça.
Segundo apurou O Estado do Tapajós, o grupo contrário ao quiosque é incentivado pelo pároco, frei Gregório. No entanto, outra praça, a Monselhor José Gregório, onde está localizada a matriz da Conceição, abriga um outro quiosque há mais de 70 anos, a Garapeira Ypiranga, sem que se tenha registrado nenhum incidente entre o proprietário e a administração da catedral. Os quiosques são pontos turisticos da cidade.
Segundo Herbet Farias, o Caxiado, a garapeira Ypiranga não funciona durante as missas na matriz e à noite fica aberta apenas na época do arraial da padroeira. " Nunca tivemos problemas com a igreja. A única vez que nos pediram para fechar foi na tarde do enterro do Dom Tiago, o que foi prontamente atendido", afirmou o dono da garapeira.
Além disso, a associação não considera que Noca vende tacacá na praça São Sebastião há 48 anos e que a construção está de acordo com os padrões arquitetônicos do prédio do Museu João Fonna.
A entidade deveria, sim, se preocupar com o estado de conservação da praça como um todo, que está a receber uma reforma decente há pelo menos 25 anos. A última reforma foi feita na administração do prefeito Paulo Lisboa.
Na última terça-feira, os secretários Everaldo Martins e Valéria Lima compareceram à reunião da associação comunitária de São Sebastião para informar que, o quiosque não será demolido, uma vez que se trata de um equipamento construído com verbas públicas e destinado ao incremento à uma atividade turística, além de abrigar em seu interior uma vendedora de comidas típicas paraenses que atua naquela praça há quase 50 anos.

SEMA VAI PROIBIR TRIO-ELÉTRICO NO CENTRO COMERCIAL

Da Redação

O secretário municipal de meio ambiente Marcelo Corrêa revelou com exclusividade a O Estado do Tapajós que nos próximos dias vai assinar portaria que vai estabelecer uma zona de silêncio no centro da cidade. Trios-elétricos serão proibidos de trafegar no centro comercial e o trecho da avenida Rui Barbosa, entre Inácio Corrêa e travessa dos Mártires, ficará livre dos carros de propaganda volante.
Para atuarem no serviço de propaganda volante, os motoristas terão que obter nada-consta da Polícia Civil, os veículos passar por vistoria do Detran para obterem um selo ambiental emitido pela Sema que lhes conferirá autorização de funcionamento dentro dos padrões estabelecidos por lei. "Hoje nós já podemos ver na cidade bicicleta, motos, carros descaracterizados para a atividade. Nós vamos ordenar juntamente com o DETRAN e PTRAN, para que os veículos possam ter um selo ambiental, que vai dar direito a eles de veicular as propagandas", declarou o secretário.
Marcelo Corrêa antecipou que os veículos não poderão ter caixa de som instalada em posição muito alta em relação ao veículo e que os aparelhos devem ser direcionados para frente e traseira do veículo, ficando proibindo voltar os autos-falantes para as laterais. "Por isso é que precisa de vistoria do DETRAN, para ver se as instalações não alteraram as características dos veículos utilizados na propaganda volante.", explicou o secretário.
Marcelo Corrêa informou que a zona de silencio da cidade compreenderá o centro comercial, a orla da cidade ( Museu João Fona) e a avenida Rui Barbosa, entre outros. Na TV 15 de agosto, os carros de propaganda volante não poderão circular assim também no trecho da Rui Barbosa onde fica localizada a maioria das agências bancárias para não atravancar o trânsito, especialmente de ônibus.
Derrota - Donos de veículos de propaganda não tiveram sucesso na tentativa de impedir a edição da portaria que estabelece uma zona de silêncio no centro da cidade. Desde o ano passado, os líderes desse segmento procuraram apoio tanto de vereadores quanto da prefeita Maria do Carmo.

INCLUSÃO DE NOVOS DEVEDORES AUMENTA 16%

O número de inadimplentes aumentou 16% em 2010. No mês de janeiro foram registrados 2.229 contra 1.921inclusões no mesmo período de 2009. As exclusões caíram 22% em relação ao ano passado. Foram 1.080 pessoas que tiveram seus nomes retirados do Serviço de Proteção ao Crédito, em 2009 o número foi de 1.388.
Em um balanço feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santarém (CDL), a inadimplência no município diminuiu sendo registrados 21.468 inclusões no ano passado contra 29.785 de 2008.
Os lojistas atribuem ao aumento da inadimplência em janeiro ao grande volume de vendas no período de festas de final de ano. "Naturalmente, os primeiros meses do ano apresentam um índice maior de devedores por conta das compras de final de ano, que geralmente são parceladas e coincide com as voltas às aulas, pagamento de IPVA e de outros impostos", explica Graça Peleja, secretária da CDL.
Já em relação ao balanço de 2008/2009, os mais fatores apontados pelos lojistas são: a recuperação da economia do país, depois da crise mundial e promoções de parcelamento de dívidas do cliente.
As grandes lojas oferecem até 100% de abatimento dos juros nos débitos, além de parcelar o valor restante. Os comerciantes também explicam que o número de promoções também contribui, visto que a intenção é fazer com que o cliente pague à vista impedindo prejuízo tanto para loja quanto para o próprio consumidor.
Mas apesar da diminuição dos nomes inclusos nos registros de inadimplência do, o crediário está cada vez mais restrito nas lojas de pequeno e médio porte. As vendas a prazo estão sendo feitas no cartão de crédito, diferentemente dos cheques que estão sendo evitados, salvo os dos clientes mais antigos que sejam titulares das contas. No entanto, existem lojas que não aceitam mais nenhum tipo de cheque. Os avisos ficam espalhados pela loja.

Novo cemitério de Santarém terá 6 mil sepulturas

Cilícia Ferreira
repórter


Os cemitérios Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista estão superlotados e já não comportam mais novas sepulturas.
De acordo com João da Mata Pedroso, administrador dos cemitérios, estão registrados nos dois cemitérios centrais da cidade 190.743 túmulos, sendo que 12.532 correspondem a sepulturas de adultos (acima de 12 anos) e 178.211 correspondem a sepulturas de crianças (de 0 a 12 anos).
Para solucionar o problema de excesso de sepulturas a prefeitura está providenciando a construção de um novo cemitério para Santarém.
A Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) informa que o processo para a implantação do novo cemitério municipal está na fase de regularização da área, pela Secretaria Municipal de Habitação. A área está situada anexa ao cemitério comunitário do Mararu e que mede cerca de 50 mil metros quadrados com capacidade aproximada de seis mil sepulturas.
O administrador informa que para realizar qualquer procedimento feito em sepulturas, seja construção ou reforma, é preciso apresentar o Título de Perpetuidade de Sepultura, documento de posse dos terrenos dos túmulos. Quem não apresentar o documento, não pode fazer nenhuma benfeitoria e nem sepultamento.
João da Mata diz que o procedimento está mais rigoroso devido à tentativa de fraudes. Ele explica que já houve casos de pessoas chegarem ao cemitério e dar entrada no procedimento de sepultamento mostrando apenas o local da sepultura "supostamente" da família. Quando, na verdade, se tratava de fraude, primeiramente a pessoa ia ao cemitério e localizava um túmulo que lhe agradasse ou correspondia ao sobrenome da família. Após isso, o fraudador se dirigia à administração para dar entrada ao processo de sepultamento e conseguia fazer o enterro no lugar que nunca pertenceu à família do morto.
Agora, só são realizados sepultamentos mediante a apresentação do Título de Perpetuidade de Sepultura, laudo médico confirmando o óbito e a autorização da funerária responsável pelo enterro. Nos casos de títulos em nome de pessoas já falecidas, é necessário que a família atualize o título em nome de um dos membros vivos e que residam na cidade. Para a atualização é cobrada a taxa de R$ 19,60.
Para àquelas pessoas que tem familiares sepultados em um dos dois cemitérios e não possua o título de perpetuidade, João da Mata orienta que as famílias comprem a terreno da sepultura. Existem dois tipos de terrenos: um é a jardineira, que mede dois metros quadrados e custa R$ 308; e o mausoléu que mede três metros quadrados, custando R$ 462.
O administrador conta que várias pessoas têm se mostrado insatisfeitas com o novo procedimento, mas ressalta que o rigor se faz necessário para evitar fraude e impedir a superlotação, problema que já é visível em ambos os cemitérios.

Jader Barbalho: o gazeteiro influente


Lúcio Flávio Pinto

Editor do Jornal Pessoal

Desde que assumiu o mandato de deputado federal, depois de ter renunciado ao de senador, para não ser cassado, Jader Barbalho é um dos parlamentares que mais falta às sessões da Câmara dos Deputados, em Brasília. A escala de ausência é constante e crescente. A cada ano, seu principal inimigo, o grupo Liberal, aproveita o mau hábito do ex-governador para destacá-lo como um dos líderes da gazeta ao trabalho no parlamento. O registro sempre vai para a capa do jornal e recebe matéria destacada em página interna, como aconteceu mais uma vez. O objetivo é consolidar ou incrementar o índice de rejeição ao político mais influente no Pará nas três últimas décadas.

A elevada rejeição a Jader continua a ser o maior obstáculo à sua participação em eleições majoritárias, sobretudo de governador, mas nenhum outro político conseguiu superar sua força pessoal. Nessas três décadas, eventualmente um político se tornou mais forte do que ele ou chegou mesmo a derrotá-lo. Mas enquanto Jader tem conseguido se recuperar dos insucessos e conviver com o estigma ruim associado automaticamente ao seu nome, o vencedor de um dia é o derrotado do dia seguinte, como Almir Gabriel. O inimigo declarado do passado se torna não só seu aliado, como seu dependente. Hélio Gueiros é um exemplo e Luiz Otávio Campos, outro. A relação, porém, é extensa.

Em 2009 Jader Barbalho foi o terceiro deputado federal mais ausente da Câmara: compareceu a apenas 31 das 115 sessões realizadas (27%). Ele perderia o mandato se o artigo 55 da Constituição, que pune com essa pena quem falta a um terço das sessões, tivesse aplicação simples. Mas os próprios deputados encontraram, em 2006, uma maneira (dentre outras) de evitar a punição: basta que o gazeteiro justifique a ausência. Jader justificou 70% delas, deixando sem explicação apenas 3%. O efeito é ser descontado pelo valor individual dessas sessões, o que é nada para ele (e para muitos outros parlamentares, que não se preocupam com a perda de dinheiro; dentre eles, o campeão é outro paraense, o polêmico Wladimir Costa, com 31 faltas não justificadas).

Apesar desse fato, ano após ano o Diap (o órgão que dá assessoria parlamentar aos sindicatos) inclui Jader na relação dos 100 políticos mais influentes no Congresso Nacional (incluindo o Senado). A avaliação considera, além da freqüência às atividades no plenário, a atuação nas comissões e outras participações internas. Há políticos que revelam sua importância justamente nesse tipo de trabalho, que aparece menos do que os discursos na tribuna ou as intervenções no plenário, mas que pode render muito mais. Assim como há políticos que sempre se destacam, tornando-se foco permanente de atenção pela imprensa, mas não rendem concretamente. Sua especialidade é a retórica.

Num parlamento sólido, a produtividade é medida por esses dois planos de participação, que se complementam: a preparação dos projetos e a discussão das matérias de interesse público e sua votação em plenário. Mas no Brasil não só os próprios parlamentares têm contribuído para desvalorizar e desacreditar sua instituição, como o executivo federal capricha para fazer das deliberações um jogo de cartas marcadas. O abuso do ilegítimo poder de legislar através de Medidas Provisórias, a prática das compensações individuais por votos cabalados e outros métodos têm contribuído para diminuir ou, às vezes, anular a presença do parlamentar em plenário. Daí a relação dos políticos mais influentes selecionados pelo Diap incluir vários dos gazeteiros.

Com Jader Barbalho há uma especificidade: desde que se tornou o símbolo do desvio de dinheiro público e do enriquecimento ilícito, ele se especializou em atuar à sombra, nos corredores e gabinetes do parlamento. Sua eficiência só pode ser adequadamente mensurada por aqueles que conhecem e também freqüentam esses caminhos, dentre eles os representantes e mensageiros avançados do governo. O que explica aquele gesto surpreendente do presidente Lula em Belém, quando beijou a mão de Jader e o consagrou como eminência parda. Para desespero dos que pretendem destruí-lo, às vezes sem dele se diferenciar ou sem dispor das qualidades que fizeram de Jader o político mais importante do Pará nas últimas três décadas. Período no qual, inclusive pelo uso negativo dessas qualidades, o Pará cresceu como rabo de cavalo: para baixo.

As novas razões para rejeitar o empréstimo na Assembleia Legislativa

Do Espaço Aberto:

Está muito próximo de tucanos, peemedebistas e petebistas dizerem claramente que rejeitarão o empréstimo de R$ 366 milhões que o governo do Estado pretende contrair junto ao BNDES.
Sim, tucanos, peemedebistas e petebistas já disseram isso.
Mas disseram com quase todas as letras.
Quase.
Digamos que disseram com as letras de A até X.
Falta dizerem o Z.
Porque a situação é a seguinte.
Os deputados resistentes ao projeto não estão mais interessados em ver a planilha que discrimina a aplicação dos recursos.
Não.
Isso não lhes é mais suficiente para que se convençam de que o projeto precisa ser aprovado.
A alegação agora é a de que aprovar o projeto seria ajudar Ana Júlia a adubar hortas eleitorais.
De petistas e aliados.
Aliados que excluiriam, é evidente, o PTB e o PMDB.

Divulgado listão de indígenas aprovados na Ufpa

A Universidade Federal do Pará divulgou ontem o resultado final de candidatos indígenas aptos a ingressar no ensino superior da instituição conforme processo seletivo específico para esse grupo étnico, realizado em 2010.

Após seleção que contou com uma prova de redação e uma segunda etapa de entrevistas individuais com os candidatos, 63 índios conquistaram vagas em cursos ofertados nos campi de Belém, Altamira, Marabá e Santarém.

A lista de aprovados está disponível no site do Centro de Processos Seletivos.