quinta-feira, 4 de março de 2010

INCLUSÃO DE NOVOS DEVEDORES AUMENTA 16%

O número de inadimplentes aumentou 16% em 2010. No mês de janeiro foram registrados 2.229 contra 1.921inclusões no mesmo período de 2009. As exclusões caíram 22% em relação ao ano passado. Foram 1.080 pessoas que tiveram seus nomes retirados do Serviço de Proteção ao Crédito, em 2009 o número foi de 1.388.
Em um balanço feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santarém (CDL), a inadimplência no município diminuiu sendo registrados 21.468 inclusões no ano passado contra 29.785 de 2008.
Os lojistas atribuem ao aumento da inadimplência em janeiro ao grande volume de vendas no período de festas de final de ano. "Naturalmente, os primeiros meses do ano apresentam um índice maior de devedores por conta das compras de final de ano, que geralmente são parceladas e coincide com as voltas às aulas, pagamento de IPVA e de outros impostos", explica Graça Peleja, secretária da CDL.
Já em relação ao balanço de 2008/2009, os mais fatores apontados pelos lojistas são: a recuperação da economia do país, depois da crise mundial e promoções de parcelamento de dívidas do cliente.
As grandes lojas oferecem até 100% de abatimento dos juros nos débitos, além de parcelar o valor restante. Os comerciantes também explicam que o número de promoções também contribui, visto que a intenção é fazer com que o cliente pague à vista impedindo prejuízo tanto para loja quanto para o próprio consumidor.
Mas apesar da diminuição dos nomes inclusos nos registros de inadimplência do, o crediário está cada vez mais restrito nas lojas de pequeno e médio porte. As vendas a prazo estão sendo feitas no cartão de crédito, diferentemente dos cheques que estão sendo evitados, salvo os dos clientes mais antigos que sejam titulares das contas. No entanto, existem lojas que não aceitam mais nenhum tipo de cheque. Os avisos ficam espalhados pela loja.

Nenhum comentário: