quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Governo do Estado nomeia servidores

A governadora do Estado do Pará, na Júlia Carepa nomeou, de acordo com a Constituição Estadual, os candidatos aprovados em concurso público para cargos na Secretaria de Estado de Educação, Seduc em escolas no interior. Os cargos são de servente, merendeira e vigia.

Rosa Hage reeleita para a presidência do TCM


A nova diretoria que vai dirigir o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará no biênio 2009/2010 foi eleita nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro. A conselheira Rosa Hage, atual presidente do órgão, foi reeleita para o cargo por unanimidade. O atual vice-presidente, conselheiro José Carlos Araújo também foi reeleito por unanimidade para um novo mandato. Para a Corregedoria, foi eleita a conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz.
A votação aconteceu no plenário do TCM, durante sessão ordinária, logo após o julgamento de processos. Participaram da eleição os conselheiros Rosa Hage, José Carlos Araújo, Aloísio Chaves, Alcides Alcântara, Cézar Colares, Mara Lúcia e Daniel Lavareda. Os votos foram conferidos pela procuradora do Ministério Público junto ao TCM, Maria Regina Franco Cunha.

Vale fará corte de 20% na produção de ferro em Carajás

No Jornal Pessoal, de Lúcio Flávio Pinto, que já está nas bancas de Belém:

A Vale ainda não admite de público, mas já é voz corrente em Carajás que a empresa fará um corte de 20% na produção de minério de ferro, apesar da alta qualidade do produto e do seu preço. Mas não deverá ficar nessa primeira redução. A crise é ainda maior do que pensava a Companhia Vale do Rio Doce.

Petrobras encerra sua lei de incentivo ao esporte

Em meio à crise, estatal fecha programa que direcionaria verba à área em 2009.
Patrocínios em andamento, que vão do futebol ao surfe, porém, não correm risco de ser descontinuados, afirma a assessoria de petrolífera.

Ibama diz que fiscal atirou em caminhoneiro em legítima defesa

Fiscais do Ibama reagiram anteontem (1) contra o ataque de um motorista de caminhão madeireiro armado com um facão, efetuando um disparo na perna do agressor, perto da Flona do Jamanxim, próximo à BR 163, no oeste do Pará. Logo após a ocorrência, os servidores entraram em contato com o coordenador da Base Operativa do Ibama em Novo Progresso, o chefe da fiscalização em Santarém, Marcus Bistene, e o chefe da fiscalização no Pará, Leandro Aranha, que
acompanham o caso desde então.
Segundo Leandro Aranha, dois fiscais do Ibama na base operativa de Novo Progresso estavam num ramal perto do Rio Jamanxim, sem policiais os acompanhando, quando depararam-se com dois caminhões carregados com madeira em toras, possivelmente retiradas do interior da Flona do Jamanxim. "Em operação de rotina, os fiscais solicitaram aos caminhoneiros as Guias Florestais, verificando que a carga era conduzida sem a documentação obrigatória", informa Leandro, observando que, após a verificação, os agentes pediram aos motoristas para conduzirem os caminhões para a base.
"O relato de um dos fiscais aponta que, na primeira área alagada da estrada, o motorista do primeiro caminhão atolou o veículo intencionalmente, quando os dois motoristas saltaram dos caminhões e um deles passou por trás do veículo, de onde surgiu a dois metros de
um dos servidores, atacando-o com um facão", diz o chefe da fiscalização. Ele complementa que, "nesse momento, para se proteger, o agente de fiscalização sacou o revólver calibre 38 institucional do Ibama, deu dois passos para trás e efetuou um disparo na direção das pernas do motorista, que avançava com o facão", conta Aranha.
Ainda de acordo com Leandro, enquanto os fiscais falavam para o baleado ficar calmo, pois estavam providenciando socorro e o levariam ao hospital, o outro motorista empurrou o fiscal que estava com a arma e fugiu com o ferido para dentro da mata, levando o facão. Aranha
conta que, após o ocorrido, os fiscais envolvidos procuraram a Delegacia de Polícia de Novo Progresso para registrar a ocorrência.
"Todos os procedimentos legais em caso de ferimento a bala foram tomados tanto pelo Ibama como pela Polícia Civil", alerta. O chefe da fiscalização no Pará lembra ainda que os fiscais que atuam em operações na região trabalham sob constante ameaça, mas, mesmo assim, é muito raro efetuarem disparos, "apenas quando sua vida encontra-se seriamente ameaçada".

A prazo e sem juros é propaganda enganosa

O Ministério Público de São Paulo ajuizou ações civis públicas contra 13 redes varejistas por supostamente cobrar juros embutidos sem informação ao consumidor. As ações foram ajuizadas contra as empresas Casas Pernambucanas, B2W Companhia Global do Varejo (Submarino, Shoptime e Americanas.com), Casas Bahia, Lojas Marabraz, Extra, Fast Shop, Ponto Frio, Kalunga, Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Renner, Lojas Riachuelo e Magazine Luiza. Nas ações, o MP pede que a Justiça declare abusiva a prática das empresas por vender produtos à vista pelo mesmo preço cobrado para pagamento parcelado, inclusive com cartão de crédito. Pede que as empresas sejam obrigadas a parar de anunciar pagamento a prazo sem juros.
As ações também visam obrigar as empresas a seguir o Código de Defesa do Consumidor e a informar aos consumidores os juros de mora e da taxa anual de juros, os acréscimos legalmente previstos, o número e periodicidade das prestações e a soma total. Para os promotores, as empresas devem devolver aos consumidores o dobro do que pagaram em juros.

Resultado da eleição para reitor da UFPA em Santarém

Professores:

Carlos Maneschy - 33 votos
Regina Feio - 29 votos
Ana Tancredi - 10 votos
Ricardo Ishak - 0 voto

Estudantes:

Carlos Maneschy -205votos
Regina Feio - 208 votos
Ana Tancredi - 158 votos
Ricardo Ishak - 7 votos

Servidores:

Carlos Maneschy -8 votos
Regina Feio - 11 votos
Ana Tancredi - 1 voto
Ricardo Ishak - 1 voto

Maneschy é eleito reitor da UFPA

No Amazônia:

Até o início da madrugada de hoje, apurados mais de 90% dos votos, era dada como certa a vitória do professor Carlos Maneschy na eleição para reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), a maior instituição de ensino superior pública de todo o Norte do País.
A segunda colocada deve ser a professora Regina Feio, que disputou com o apoio do atual reitor, professor Alex Bolonha Fiúza de Melo. Ana Tancredi foi a terceira mais votada e Ricardo Ishak, o quarto.

Câmara aprova PEC do Mojuí

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite a Proposta de Emenda à Constituição 495/2006 que convalida os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de Municípios.
Pelo texto aprovado, todos os municípios criados - instalados ou não - e cuja lei de criação tenha sido publicada até o dia 31 de dezembro de 2006, atendidos os requisitos estabelecidos na legislação do respectivo Estado à época de sua criação ficam convalidados.
O deputado federal Lira Maia (DEM-PA) atuou na condução dos trabalhos da Comissão Especial e se empenhou, durante as negociações, para incluir a proposta na pauta de votações.
Segundo o parlamentar, as negociações para aprovar a matéria foram extremamente desgastantes, “porém gratificantes, pois no final prevaleceu o consenso em torno de um texto que assegurou o direito de regularização dos 57 municípios já instalados e a instalação de outros cinco municípios criados e não instalados, dentre eles o de Mojuí dos Campos".
Lira Maia, na condição de líder, encaminhou o voto "sim" pela bancada do Democratas, solicitando ainda a quebra do interstício para que a proposta fosse votada ainda naquela Sessão em segundo turno.
O presidente Arlindo Chinaglia encaminhou a proposta de Lira Maia, que foi acolhida pelo Plenário e resultou na aprovação por unanimidade da matéria também em segundo turno.
"A PEC retorna ao Senado Federal, que somente irá analisar as alterações propostas pela Câmara dos Deputados. Quero tranqüilizar a população do Mojuí dos Campos, pois não existe mais nenhuma possibilidade do município não ser criado, tendo em vista que, caso o Senado rejeite as alterações da Câmara, prevalece o texto anterior do Senado que também contempla Mojuí dos Campos", concluiu o deputado.

São Raimundo empata com a Tuna

Jogando no estádio Barbalhão ,São Raimundo e Tuna Luso ficaram no empate em 1 a 1. O Pantera Negra abriu o placar através do atacante Vanderlei aos 2 minutos do segundo tempo e a Tuna Luso Brasileira conseguiu um empate nos acréscimos da partida através de Timico marcando aos 47 minutos.

Confira os resultados da quinta rodada do Paraense 2009:
Bragantino 0 x 2 Vila Rica
Sport Belém 2 x 2 Pedreira
Time Negra 5 x 1 Pinheirense
São Raimundo 1 x 1 Tuna Luso
Castanhal 1 x 0 Tiradentes


Classificação:
1º Castanhal – 11 pts
2º Time Negra – 10
3º Vila Rica – 9
4º São Raimundo – 7
5º Pedreira – 6
6º Sport Belém – 6
7º Pinheirense - 6
8º Bragantino – 4
9º Tiradentes – 3
10º Tuna Luso - 3

Presa mulher que mandou bolo envenenado de presente

A Polícia Civil prendeu na noite de ontem a senhora Joelma de Souza, que confessou ter mandado à suposta amante de seu marido um bolo envenenado com chumbinho, na localidade de Tipizal, no planalto de Santarém.