quinta-feira, 23 de abril de 2009

FPF deve manter jogo de domingo em Santarém

O diretor técnico da FPF deve manter o jogo do São Raimundo contra o Clube do Remo em Santarém.
Paulo Romano informou há pouco a emissoras de rádio de Belém que somente amanhã à tarde a FPF será notificada da decisão do TJD que puniu o São Raimundo com perda de mando de campo.
A partir daí, a FPF vai aplicar o regulamento que determina o cumprimento da pena cinco dias após o julgamento do processo, segundo Romano.
Trocando em miúdos: como não há mais tempo hábil para transferir a data do jogo, o Clube do Remo vai ter que jogar mesmo em Santarém.
É o que se pode deduzir das palavras do diretor técnico da FPF.
Mas é bom esperar porque no futebol, tanto quanto na política, só falta boi avoar.

FPF decidiu não aplicar perda de mando de campo, por enquanto

O regulamento do campeonato paraense de futebol atribui ao departamento técnico da FPF a competência para a aplicação de pena de perda de mando de campo.
O presidente da FPF Antõnio Carlos Nunes e o diretor técnico Paulo Romano estão reunidos neste momento a portas fechadas na sede da entidade para decidir se a federação vai aplicar antes do prazo de cinco dias a punição ao São Raimundo e alterar a data e local do jogo da final do segundo turno entre Pantera e Leão Azul.
Mas a tesouraria da FPF já enviou hoje à tarde 10 mil ingressos para o jogo de domingo em Santarém.

TJD pune Pantera com perda de um mando de campo

O Clube do Remo quer o cumprimento imediato da decisão do TJD que interditou o estádio Barbalhão e puniu o São Raimundo com a perda de um mando de campo.
Mas os advogados do Pantera não querem o cumprimento imediato da decisão e que a pena seja aplicada após cinco dias úteis, o que não atingiria o jogo de domingo em Santarém.

TJD interdita Barbalhão

O Tribunal de Justiça Desportiva puniu o São Raimundo com multa de R$ 10 mil e a interdição do estádio Barbalhão por uma partida por causa dos incidentes ocorridos no jogo do dia 28 de março contra o Paysandu.

Edson Gaúcho pega 30 dias de suspensão

Por causa da invasão de campo do Barbalhão e ofensas ao árbitro que apitou o jogo São Raimundo x Paysandu, em Santarém, o técnico do Papão Edosn Gaúcho foi punido com pena de 30 dias de suspensão.
E neste momento começa o julgamento do caso Barbalhão pelo TJD da FPF.

Marabá suspenso por dois jogos

Marabá, do São Raimundo, foi punido com dois jogos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva da FPF.
O caso Barbalhão ainda não começou a ser julgado.

Vereador pede que TCE aprecie contas de ONG's

valdir.jpgA proposta apresentada através de indicação, esta semana, pelo vereador Valdir Matias Jr. solicita que as contas de ONGs que atuam no Pará sejam apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado com uma avaliação mais criteriosa da aplicação de recursos por estas organizações; também das aplicações de recursos das entidades não-governamentais que recebam recursos oriundos do Governo do Estado do Pará ou por este intermediado. O requerimento foi encaminhamento a Governadora do Estado e aos deputados Alexandre Von, Carlos Martins e Antonio Rocha. (Fonte: Assessoria Parlamentar)

Circo do futebol

Já começou a sessão do TJD da FPF.
O caso Barbalhão é o terceiro da pauta.
Bruno Castro é o advogado do Paysandu.
André Cavalcante, é o patrono do Pantera.
Estão expostos na mesa do presidente do tribunal desportivo os objetos citados na súmula pelo árbrito da partida: uma pedra, duas pilhas e um rádio portátil.

Tapetão da FPF está em profusão

Ainda não começou a sessão do TJD da Federação Paraense de Futebol que vai julgar o processo no qual o São Raimundo é acusado de ser o responsável pela violação do estatuto do torcedor durante o jogo contra o Paysandu, em Santarém.
O juiz colocou na súmula que torcedores do Pantera atiraram rádio de pilha e bagaço de laranja no gramado do Barbalhão.
Há um jogo de pressão de todos os lados.
Cada time trouxe políticos para a sua platéia, além de seus dirigentes e advogados, é claro.
Em defesa do Pantera, o deputado Alexandre Von já está presente no auditório da casa do futebol.
Ainda são esperados os deputados Carlos Martins e Ítalo Mácola.

Àrea de Livre Comércio para Santarém recebe mais adesões

Os diretores da Associação Comercial e Empresarial de Santarém Renato Dantas, Cesar Ramalheiro e Alberto Oliveira foram recebidos hoje, ao meio-dia, pelo prefeito José Maria Tapajós e saíram do encontro satisfeitos.
Tapajós se entusiasmou pela proposta de instalação em Santarém de uma Área de Livre Comércio.

Para matar a saudade de palmeirense roxo

Mercado Municipal de São Paulo, ontem à tarde,
refúgio do palmeirense Antenor Giovaninni
quando vai a capital paulista rever familiares.
Foto: Blog do Estado

Jornal Pessoal desta quinzena não terá suíte do affair Jader x Simone

O leitor de Lúcio Flávio Pinto não encontrará na mais nova edição do Jornal Pessoal, que chega às bancas da capital, amanhã, a suíte da matéria anterior que revelou com todas as letras o fim do segundo casamento do deputado federal Jader Barbalho.
Mas uma nota de pé de página não encerrará o assunto:
"Este jornal, que não é Caras nem tem interesse em exibir conhecimento sobre o vaudeville papa-chibé, só voltará ao tema quando ele preencher seus critérios editoriais. Ou seja: disser respeito à vida pública."

Interinidade oportunista

O vereador Nélio Aguiar atirou no que viu e acertou no que não viu.
Propôs um réles requerimento ao STF pedindo pressa na votação do recurso extraordinário da ex-prefeita Maria do Carmo - que já tem parecer contrário do MP - para que duas almas penadas mordessem a isca.
Eis que Bruno Paraíba e Carlos Jaime deixaram a condição de viúvas da coalizão de 12 partidos e se revelaram fãs incondicionais do governo tampão de José Maria Tapajós, procrastinando o quanto puderam a discussão do requerimento em plenário.
Jaime, o petista, parece quer se vingar da lisura de sua campanha.
Paraíba, o pedetista, parece contente com o a desenvoltura do pai na interinidade.

Restos a pagar ...nem o resto sobra

Quem tenta receber o dindim empenhado na rubrica maldita é aconselhado a se contentar só com a espinha e deixar a carne para ser saboreada por pessoas que se dizem probas.

Maria foi barrada na PGR

Fonte brasiliense garante: a ex-prefeita Maria do Carmo bem que tentou um contato com os seus colegas de parquet, mas não passou nem da recepção da PGR.

Assembleias Legislativas pedem apoio do STF para regularizar municípios

Em audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, na manhã desta quarta-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho, pediu apoio junto à Câmara dos Deputados para que o Congresso Nacional agilize a aprovação da lei complementar que trata da criação de municípios. O deputado veio como representante do parlamento nordestino e também do colegiado de presidentes das Assembleias Legislativas de todo o Brasil.

Eles querem que a Câmara dos Deputados cumpra decisão do STF que estipulou prazo de 18 meses para a criação de uma lei complementar que trata de alteração territorial dos municípios. A decisão do STF foi na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3682, ajuizada pelo estado do Mato Grosso contra a omissão do Congresso em legislar sobre o tema. O prazo estipulado pelo Supremo venceu em novembro do ano passado e apesar de o Senado já ter aprovado a lei, a Câmara ainda não se manifestou.

A consequência dessa demora, segundo o deputado, é que as Assembleias Legislativas já entenderam que o não cumprimento autoriza os estados a fazerem suas próprias leis sobre criação, alteração e fusão de municípios.

“Isso está gerando um desconforto nos estados porque muitas assembleias entendem que a decisão do Supremo já restaurou a prerrogativa tendo em vista a omissão do Congresso em não editar a matéria”, afirmou Domingos Filho.

Ocorre que o STF julgou outras ações (ADI 2240, 3316, 3489 e 3689) considerando inconstitucionais as leis estaduais que criam municípios ou alteram seus limites territoriais. Isso porque a Emenda Constitucional 15/96 determinou que a questão só poderia ser tratada por força de lei federal.

De acordo com o deputado, o objetivo da reunião com o ministro Gilmar Mendes é resolver “harmoniosamente” o assunto junto com o Congresso e o STF. Também está marcada para hoje uma audiência com o presidente da Câmara, Michel Temer, com o mesmo intuito.

Ele revelou que no caso de uma demora maior, a Assembleia Legislativa do Ceará entrará com um Mandado de Injunção no STF pedindo novamente o cumprimento da decisão.

Julgamentos

Em maio de 2007, o plenário do STF reconheceu a demora do Congresso Nacional na aprovação de uma lei complementar federal que trataria da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Na ocasião do julgamento da ADI 3682, ficou estipulado o prazo de 18 meses – a partir de 9 de maio de 2007 – para que a lei fosse criada.

A não criação desta lei pode afetar mais de 50 municípios em todo o país, uma vez que foram criadas por leis estaduais consideradas inconstitucionais pelo Supremo.

Bomba esgota água em frente a delegacia da Marinha


Agora já são 15 bombas instaladas pela prefeitura para tentar drenar a água da enchente do rio Tapajós, orla da cidade.
A última foi instalada ontem em frente ao prédio da delegacia da Marinha em Santarém.
(Fotos: Rozinaldo Garcia)