segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Campanha educativa tenta conter mortes por acidentes de trânsito

Foto: Rozinaldo Garcia/PMS

Os elevados índices de atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito no cotidiano do Pronto Socorro Municipal motivaram a Prefeitura de Santarém em 2009, a implantar o projeto Educação no Trânsito, pela Saúde, pela Vida, que visa através de ações educativas, reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito no município. Para marcar o início das ações do projeto, edição 2011, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu na manhã de hoje (31), uma Blitz Educativa na Avenida Sergio Henn, no perímetro do Parque da Cidade.

Atualmente os acidentes de trânsito representam um agravante para a saúde pública em todo o Brasil, pois os acidentes quando não causam vítimas fatais, deixam traumas que são tratados pelos multiprofissionais da área da saúde. De acordo com informações do Pronto Socorro Municipal, de janeiro a dezembro do ano passado, 410 acidentados no trânsito, foram tratados e reabilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo: 275 pessoas vítimas de acidentes com motos, 43 com carro, 15 ciclistas, 41 atropelamentos, 03 casos não especificados, e 33 acidentes entre carro e moto. 

Segundo José Antonil Rocha, titular da SEMSA, o custo do tratamento de um acidentado no período de uma semana é de R$ 8.051,84 (Oito mil, cinquenta e um reais e oitenta e quatro centavos). “Precisamos que os condutores, sejam eles de carros, motos, bicicletas, e os próprios pedestres, tenham consciência de que depende mais deles do que da gente para revertermos esse quadro. É preciso que haja prudência no trânsi  to para que mais vidas não sejam perdidas”, afirmou.

Na ação desta manhã, foram parceiros da SEMSA, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), o Departamento de Trânsito do Estado – DETRAN, a Polícia Militar, a Polícia Rodiária Federal e o Serviço Social do Transporte - SEST/SENAT. Além da distribuição de material educativo, houve a prestação de serviços públicos de saúde em uma tenda armada às proximidades do Parque da Cidade.(Fonte: Ass. Imprensa da PMS)

Nenhum comentário: