segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PSDB sem bandeira

Lúcio Flávio Pinto

Há oito meses o espetáculo que o PSDB oferece à opinião pública é o de desnudamento de todos os tipos de fantasias que carregava. Os tucanos sempre procuraram vender a imagem de que seu partido tem programa e o programa é a espinha dorsal da sua prática política, o cimento a unir as suas peças individuais. No entanto, a indefinição sobre o nome do candidato ao governo no próximo ano é uma disputa cada vez mais feroz pelo poder pessoal. À medida que o tempo passa, as sutilezas e as aparências são deixadas de lado. O combate se tornou selvagem. Travado na mais alta cúpula do partido, indiferentemente às suas bases.

O principal responsável por esse strip-tease é o ex-governador Almir Gabriel. Ferido em sua ilimitada vaidade pela derrota para Ana Júlia Carepa, ele decidiu abandonar a nau tucana quando seu filho foi preso e ele, tentando se preservar, se manteve oculto durante o episódio. Inutilmente: o desgaste acabou por atingi-lo. Tanto como o político que não conseguiu manter a família à distância do nepotismo atado ao exercício do poder como o pai ausente durante as complicações do filho, o doutor Almir acumulou pontos contra a sua imagem anterior, de bom administrador e político limpo. Por isso organizou duas despedidas públicas, convidando para elas só os amigos e correligionários do peito. Depois, fez a trouxa e sumiu, sem prestar contas sobre a sua condição de homem público e de partido.

Se reapareceu, mudando de posição, foi apenas para não permitir que Simão Jatene fosse candidato do PSDB. Depois, se deixou seduzir pelo canto da sereia. Achando que ainda podia ganhar uma eleição para governador, passou a se comportar como candidato plenipotenciário. Bastaria repetir o que fez em 2006 e ninguém se atreveria a contraditá-lo. Mas alguma coisa mudou, mesmo no granítico ninho tucano, e as coisas não se sucederam assim. Incapaz de admitir seu erro, o doutor Almir persistiu nele. O que conseguiu de fato, até agora, foi esgarçar ainda mais a bandeira da social-democracia ao tucupi, que já estava pra lá de rota.

Nenhum comentário: