quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Operadoras de telefonia fixa não fornecem lista de assinantes

Marco Antonio Uhl
Repórter


Mesmo pagando altas tarifas de assinatura e manutenção de linhas, os assinantes de telefones fixos deixaram de receber há alguns anos a tradicional lista telefônica residencial que apresentava nome, telefone e endereço de cada assinante.Hoje, apenas a lista de assinantes comerciais é fornecida anualmente, mesmo assim, alguns consumidores não recebem esta outra fonte informações, o que dificulta o acesso dos usuários da telefonia fixa para contatar amigos, parentes ou qualquer outro cidadão comum.
Um detalhe importante sobre este desmando das operadoras muitas vezes não é percebido pelo usuário da telefonia fixa, uma que quando é feito seu cadastramento para receber uma linha telefônica fixa ele responde a um questionário e nele uma das cláusulas constantes no seu contrato prevê o interesse ou não de ter o seu nome publicado na lista telefônica, porém, de nada adianta aderir ou não o serviço se as listas simplesmente não existem.
Há no mercado algumas empresas que fornecessem este serviço, mas são em sua maioria listas telefônicas editadas por empresas privadas que cobram taxas de inclusão e venda de espaços publicitários.
Enquanto isso o verdadeiro prejudicado, o consumidor fica sem direito à informação, com base no descaso com que as operadoras tratam seus clientes, que alem de não ter serviços de boa qualidade quanto às ligações e custos pagos pelos serviços, ainda encontram mais burocracia na hora de cancelar uma linha telefônica e na hora de reivindicar direitos básicos e garantidos pela lei de proteção ao consumidor.
Procurados pela nossa reportagem as empresas OI e Embratel não se posicionaram quanto ao não fornecimento das listas telefônicas residenciais em Santarém.
A única informação dada foi fornecida pelo funcionário Julesson Brito, que atua na recepção da OI-Santarém, foi para que tentássemos solicitar o serviço pelo telefone 10331, mas que há muito tempo não estão sendo enviadas as listas residenciais neste município.
Atendendo a nossa reportagem o empresário Orlei Aguiar, representante da Livre-Embratel, defende sua empresa com a alegação de que nos seus contratos não são cobradas taxas de assinatura para manutenção de linha fixa, porém, concorda que também no contrato da Embratel consta a cláusula opcional de inserção do nome na lista de assinantes ou não, porém, a Embratel não fornecesse lista telefônica impressa, apenas realiza atendimentos através do número 102 ou do site da empresa pela Internet.
Gestor da OI-Santarém, Diemerson Fonseca não foi encontrado pela nossa reportagem e até o fechamento desta edição e não apresentou a posição da empresa.

Nenhum comentário: