segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Santarém entra 2010 com falta de água

Grande parte dos consumidores de Santarém passou as festas de Natal e Ano Novo em secuta total.

A direção regional da Cosanpa lavou literamente as mãos diante das panes no sistema de abastecimento de água na cidade, provocadas por queima de bombas dos poços tubulares profundos.

A Cosanpa, como vem acontecendo rotineiramente, não dispõe de bombas de reserva para substituir imediatamente os equipamentos em pane, precisando esperar que a direção da companhia em Belém resolva o problema, mesmo que isso demore muito tempo.

Um comentário:

Jubal Cabral Filho disse...

Caro Miguel
não existe esta figura de "poço artesiano profundo". A palavra artesiano é decorrente de Artois, uma cidade da França onde a água profunda jorrava livremente quando os poços eram perfurados. Os poços são denominados, tecnicamente, de poço tubular profundo, pois vão buscar no subsolo os chamados aqüíferos, regiões de alta concentração de água infiltrada em rochas e sedimentos, que preenchem todos os poros e fraturas. Àqueles que não conseguem produzir água jorrante são utilizadas bombas para levar a água para a superfície. A utilização dos poços tubulares profundos é preferível à captação superficial pois devido a sua grande profundidade, os aqüíferos estão protegidos da contaminação pelo homem e, muitas vezes, não é necessário tratamento antes do consumo.