segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Quase 2 mil indígenas Wai-wai reúnem-se pelo esporte e do lazer no Pará

O esporte que faz parte do cotidiano das pessoas tanto na cidade quanto no interior está presente também nas regiões ribeirinhas, resgatando a tradição cultural indígena. A iniciativa inédita do Ministério do Esporte, denominada Ponto de Encontro Indígena, realizada na Aldeia Mapuera, no município de Oriximiná, no estado do Pará conseguiu o feito inédito de reunir, em dezembro último, 1.700 indígenas familiares da etnia Wai-wai. São crianças, jovens, adultos e idosos de 12 aldeias brasileiras.
Para chegar ao Ponto de encontro Indígena, as funcionárias do Ministério do Esporte saíram de Brasília de avião passando pelas cidades paraenses de Santarém e Oriximiná. Do Porto de Oriximiná, viajaram de barco até a Comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira, um povoado onde residem cerca de mil afro-descendentes. Ali elas dormiram a primeira noite e pela manhã se uniram a uma comitiva de cerca de 20 indígenas Wai-wai, entre eles,o presidente da APIM, Paulo Wirki. A missão visitou as aldeias Tawanã, Takará e Inajá sendo que nesta última, fizeram parada para dormir a segunda noite de viagem.
Durante o pôr-do-sol, no terceiro dia de viagem, o grupo chegou ao destino final, a Aldeia Mapuera, quando aconteceu a cerimônia de abertura. Foram três dias de diversas atividades esportivas. Cabo de guerra, corrida, arco e flecha, natação, canoagem, pula corda, zarabatana, rodopio, pião, além das atividades culturais envolvendo apresentações de flauta, teatro, música e de dança como a Dança do Cracajá, resgataram a tradição e reforçaram a identidade cultural dos povos Wai-wai.
De acordo com Paulo Wirki, há muito tempo os povos Wai-wai não registravam um evento que reunisse tantos representantes da mesma etnia. "Esse grande encontro foi muito bom para relembrar as tradições indígenas de nossos irmãos. Foi uma oportunidade para ver quem a gente não encontrava há muitos anos", agradeceu.
Em consonância com Paulo Wirki, a professora Maria Leonor explicou que proposta do evento foi assegurar a promoção do esporte e do lazer além da oportunidade para os Wai-wai vivenciarem jogos e brincadeiras com seus parentes. "Para o Ministério do Esporte esta foi a oportunidade de conhecer melhor a realidade indígena e esta nova demanda por políticas públicas de esporte e lazer que se apresenta", resumiu.
Fonte: Ascom - Ministério do Esporte

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Paulo adorei a sua iniciativa continue assim que voces ai do mapuera vao ter direitos iguais nos convida aqui do Entre Rios pra jogar uma pelada de futbol. thal aqui e a mirley anny de entre rios