quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Comissão da Alepa vai a Altamira inspecionar Belo Monte

Os deputados da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Usina de Belo Monte, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), viajam a Altamira, nesta sexta-feira (30), para dar continuidade às conversações com o presidente Carlos Nascimento, do Consórcio Norte Energia.

Em pauta, a discussão dos condicionantes sócioambientais para a construção da hidrelétrica e sobre as perdas sofridas pelo Estado, em perdas superiores a R$ 200 milhões, em compras de equipamentos e serviços fora do Estado.

Os parlamentares vão ainda conhecer as obras por lá iniciadas e suspensas após a decisão da Justiça Federal, nesta terça-feira (27), que determinou a imediata paralisação das obras da usina de Belo Monte no rio Xingu, por considerar que 1.000 famílias que dependem da pesca serão prejudicadas. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (28).

Na liminar, o juiz federal Carlos Eduardo Castro Martins, da 9ª Vara Ambiental, proíbe "qualquer obra que venha a interferir no curso natural" do rio. A implantação do canteiro de obras e de alojamentos, porém, não está suspensa.

Estão confirmados na comitiva os deputados Martinho Carmona (PMDB), presidente da comissão; Ozório Juvenil (PMDB); José Megale (PSDB); Airton Faleiro (PT); e Raimundo Santos (PR); e mais os secretários estaduais José Tostes e Shydney Rosa. (Texto: Carlos Boução/Alepa)

Nenhum comentário: