sábado, 9 de fevereiro de 2008

Coluna do EStado - 9 de fevereiro de 2008

Banquete indigesto
Segundo noticiou o site O Eco, fiscais do Ibama em Santarém apreenderam, na última semana, 11 tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa) e três jabutis (Geochelone sp.) em uma residência. Uma das tartarugas já tinha sido abatida e estava sendo preparada para refeição dos moradores. O responsável pelos animais foi autuado e deve responder criminalmente pelo ato. Os jabutis resgatados foram soltos na Floresta Nacional de Tapajós e as tartarugas vivas, após avaliação de veterinários, devem ser libertadas no Rio Tapajós. A tartaruga que estava sendo preparada e mais dois cascos de quelônios encontrados na casa foram levados ao zoológico das Faculdades Integradas de Tapajós, onde servirão como objetos de estudos.
Carnaval tranqüilo nos rios
O comandante Evandro Sousa, delegado da Marinha em Santarém, diz que a operação carnaval da Delegacia Fluvial foi tranqüila. Nenhum incidente foi registrado na área de jurisdição da delegacia que atua em 21 municípios da região oeste do estado. "Segundo informações dos nossos oficiais, o fluxo de barcos aumentou significativamente este ano. Grande parte com destino aos municípios de Óbidos e Oriximiná, assim como para os balneários da cidade a fim de curtir o feriadão", comentou.
Poluição
O delegado fluvial revela que para este semestre serão realizadas campanhas de conscientização, com o intuito de reduzir o acumulo de lixo jogado em frente à orla da cidade de Santarém. São toneladas e toneladas de sacos plásticos, garrafas petis, pontas de cigarro, e restos fecais jogados na margem direita do Rio Tapajós.
Segundo Evandro, a campanha prevê um arrastão da praia do Maracanã até o mercadinho da "Buchada", onde é jogada a maior quantidade de lixo."A campanha faz parte do Programa de Segurança da Navegação da Amazônia, que tem como um dos tópicos, a preservação dos rios da nossa região. Por isso, estaremos agindo também nas embarcações, discutindo com os comandantes e conscientizando da importância da utilização de lixeiras e demais utensílios que reduzem destruição de nossas hidrovias", avisa o delegado da Marinha.
Celpa castiga Santarém
Somente na sexta-feira a Rede Celpa já interrompeu o fornecimento de energia cinco vezes em Santarém.
À tarde a cidade ficou sem energia por mais de meia hora.Os piques de energia danificam equipamentos e eletrodomésticos, mas a Rede Celpa nunca quer pagar os prejuízos dos clientes.Prefere caçar furto de energia em bairro de população miserável.

EXPRESSAS

Soa estranho, no mínimo, que em ano eleitoral a prefeita Maria do Carmo vá aumentar o preço da passagem de ônibus em Santarém. *** A não ser que a nossa mandatária tenha ouvido o canto da sereia. *** A jornalista Juliana Zagurhy, da TV Tapajós, obrigou um blog de fofocas e baixarias a retirar um foto sua, onde a apresentadora aparecia de biquíni na praia. A fotografia foi publicada sem a autorização da jornalista que, de tão abalada, não quer nem falar sobre o ocorrido. *** As centenas de peças do vestuário da ex- primeira-dama Rosilda Campos, recentemente falecida, serão vendidas em um bazar da pechincha. A renda será revertida para as obras sociais da paróquia de Aparecida. ***A Câmara de Santarém recomeça as atividades legislativas na próxima quarta-feira. *** O Estado do Tapajós já está com endereço novo na internet: www.blogdoestado.blogspot.com. *** Durante o período de recesso parlamentar o deputado federal Lira Maia visitou as regiões do Lago Grande, várzea e planalto santareno, além dos municípios de Rurópolis, Tucumã, Placas e Novo Progresso. **** As famílias Macedo e Pereira mandam rezar missa em memória de Milson Pereira, segunda-feira, às 17:30 horas, na matriz da Conceição. *** Laura Rosseti, a nova secretária estadual de saúde, pode mudar a qualquer momento a direção do hospital regional do Baixo-Amazonas. *** Um político sangue novo está com sua atenção voltada, em quanto é tempo, para adquirir o controle das cotas de uma clínica tradicional da cidade. *** A Celpa deveria primeiro, ao invés de caçar 'gatos', caçar defeitos em sua linha de distribuição de energia em Santarém. *** A Cargill vai basear um jornalista paulista em Santarém enquanto durar o período de elaboração do EIA/Rima. *** Não deixe de ler o artigo de Sebastião Imbiriba, à página 2 desta edição, sob o título "SUS de Maria do Carmo". *** Houve sim interferência política na remoção do comandante regional da PM, tenente-coronel Costa Junior, para Belém. *** O fascículo 39 da série Memória de Santarém circula encartado nesta edição.

Nenhum comentário: