segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Proteção a quelônios em Juruti

O Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios (RAN), do Instituto Chico Mendes, vai executar o projeto Juruti Sustentável, no município de Juruti, no Pará, com ações de conservação e desenvolvimento sustentável. Para isso, o RAN assinou convênio e termo de cooperação com a Associação Pró-Tartarugas e a empresa mineradora Alcoa, que prevêem o investimento de R$ 625 mil nos vários programs executados pelo Centro, como o Quelônios da Amazônia, o Clubinho da Tartaruga, o de Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis e o de Educação Permanente. A assinatura foi feita na semana passada durante oficina de trabalho, quando foi inaugurada uma base avançada do RAN em Juruti. Segundo o coordenador do Projeto Quelônios da Amazônia, Vitor Ugo Cantarelli, a base garantirá melhores condições de trabalho na região, com planejamentosde longo prazo.
O Projeto Quelônios da Amazônia será ampliado na região. Já o Clubinho da Tartaruga busca formar grupos nas comunidades de Juruti, envolvendo estudantes de 6 a 14 anos. "Queremos formar uma cultura de conservação nessas gerações, para que haja pressão cada vez menor sobre as espécies. E a nossa bandeira serão os quelônios", explica Cantarelli.
O projeto Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis visa a estabelecer metodologias de pesquisa que levem à sustentabilidade da região. Por fim, o projeto de Educação Permanente tem como público-alvo não apenas jovens, mas adultos e vários outros segmentos sociais na conservação das tartarugas e outras espécies da região.

Nenhum comentário: