sábado, 8 de março de 2008

Alcoa apresenta projeto Juruti ao Poder Legislativo

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil (PMDB), recebeu o diretor da Alcoa, Jorge Costa Neto. A visita faz parte de uma política de relacionamento institucional da empresa para incentivar a parceria com os poderes constituídos do Estado na implantação do projeto de extração de bauxita no município de Juruti.
“Buscamos uma aproximação harmoniosa com as autoridades do Pará no sentido de trabalharmos juntos para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou Neto. Ele informou ao deputado Domingos Juvenil que o projeto Juruti representa, atualmente, o maior investimento da mineradora no mundo. “A expectativa é de um tempo de vida de 75 anos para a mina de bauxita”, explicou Jorge Neto.
O deputado Domingos Juvenil manifestou preocupação com a questão ambiental. Segundo o diretor da empresa, o projeto em implantação já conta com a consultoria do Museu Paraense Emílio Goeldi para fazer o levantamento das espécies da flora no local onde será aberta a mina. A empresa também já começou a criar um viveiro de mudas. “O objetivo é criar condições para, depois de encerrar as atividades da mina, poder recompor a vegetação local, como já foi feito em outros empreendimentos da empresa”, afirmou Jorge Neto. Ele lembrou que a Alcoa foi escolhida, no Fórum de Davos, na Suíça, pelo quarto ano consecutivo, a empresa mais ética do mundo na área da mineração.
Para o presidente do Poder Legislativo, “essa preocupação é importante, pois de nada adianta o Pará ter tantas riquezas debaixo do solo se isso não for utilizado em benefício do próprio Estado. Então, se é possível, porque não utilizar essas riquezas de forma inteligente e depois recompor o meio ambiente?”, questionou Juvenil.
A empresa se comprometeu a enviar mais informações sobre o projeto ao Poder Legislativo.
(Assessoria de Imprensa da AL)

Nenhum comentário: