quarta-feira, 5 de março de 2008

Gerente do Ibama diz que metade das madeireiras de Santarém atua na ilegalidade

O gerente de Ibama em Santarém Daniel Cohenca afirmou há pouco, durante entrevista concedida à Tv Tapajós, que mais de 50% das serrarias localizadas em Santarém atuam de maneira irregular.
Ele não quis adiantar a data em que uma operação de fiscalização do tipo da que foi realizada em Tailândia vai ser deslanchada no Oeste do Pará.
Cohenca reconheceu que a atividade madeireira na região 'mistura madeira legal com madeira ilegal' para dificultar a ação do Ibama. Ele disse que no ano passado foram apreendidos 8 mil metros cúbicos de madeira em operações de fiscalização do órgão.
O gerente espera que não haja resistência dos madeireiros e trabalhadores das serrarias quando a operação for deslanchada, provavelmente no mês de abril. "Não há clima em Santarém que se assemelhe ao ocorrido em Tailândia. De uma maneira geral, as operações são tranquilas, a exceção do que ocorreu em Nova Progresso, em 2005 e Medicilândia, em 2004, quando os fiscais do Ibama foram cercados por manifestantes que protestavam contra a apreensão de madeira no pátio das serrarias daqueles dois municípios", concluiu.

Nenhum comentário: