sábado, 15 de março de 2008

Governo determina adição de 3% de biodiesel a partir de julho

Com capacidade instalada para produzir o triplo da necessidade atual, as usinas de biodiesel vão ganhar um reforço na demanda a partir de 1º de julho. A partir dessa data, será elevada de 2% para 3% a quantidade de biodiesel que deve ser obrigatoriamente misturado ao óleo diesel oferecido nos postos de todo o país.
Nas contas do Ministério de Minas e Energia, as 37 usinas autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) poderiam fornecer até 2,5 bilhões de litros de biodiesel por ano, quantidade suficiente para abastecer a frota nacional com misturas de até 5%. Por enquanto, com a mistura de 2%, o consumo é de aproximadamente 840 milhões de litros por ano.
O aumento de um ponto percentual, portanto, deve elevar a demanda para mais de 1,2 bilhão de litros anuais. Para o governo, um dos benefícios imediatos é a redução proporcional nas importações de óleo diesel, pois o país compra no exterior 7% do combustível utilizado.
Quando começou a valer a obrigatoriedade da mistura de 2%, em janeiro, a expectativa era de uma economia, já em 2008, de até US$ 900 milhões.

Nenhum comentário: