terça-feira, 25 de março de 2008

Vereador de Almeirim tem prisão preventiva decretada

O juiz substituto da comarca de Almeirim, Leonel Cavalcanti, decretou no dia 22 de fevereiro a prisão preventiva do vereador Francisco Carlos Gualberto dos Santos, "Onça", acusado de encomendar a morte de Raimundo Almeida dos Santos, popular ‘Cara Seca’, crime ocorrido no dia 03 de julho de 2004.
Também foi decretada a prisão dos demais possíveis envolvidos, José das Graças Borges Alves, vulgo "Zé Baixinho' e Alvino de Sousa Lima, diretor do hospital municipal de Almeirim.
Segundo o jornal Tribuna da Calha Norte, ao tomarem conhecimento do mandado de prisão, os acusados sumiram da cidade e passaram a condição de foragidos perante à justiça.
Geraldo Borges Fróes, vulgo "Pinto", autor do disparo que matou a vítima afirmou à polícia que foi "contratado" para "'fazer o serviço"por R$ 5 mil por Alvino de Sousa Lima, Francisco Carlos Gualberto dos Santos, (vereador Onça) e "Zé Baixinho".
Francisco Dias dos Santos, filho da vítima, informou que há no município de Almeirim a prática ilegal de grilagem de terras públicas (tanto que o cartório de ofício de Almeirim está sob intervenção judicial) bem como a exploração ilegal de madeira. Informou ainda que dias antes do crime de seu pai, ele, que à época era servidor da secretaria de meio ambiente do município, havia participado de uma diligência, a qual resultou na apreensão de várias motosserras pertencentes a ‘Zé Baixinho’, ‘vereador Onça’ e ‘Alvino’, o que resultou em seus indiciamentos pela prática de crime contra o meio ambiente e a paralisação da lucrativa exploração de madeiras nobres.
Francisco Gilberto dos Santos ‘Onça’ é vereador do PSDB e líder do Governo na câmara Municipal de Almeirim e Alvino de Sousa Lima é chefe do Hospital Municipal de Almeirim.

Nenhum comentário: