quarta-feira, 9 de abril de 2008

Alexandre Von volta a fazer defesa de plebiscitos

A Assembléia Legislativa terá uma Frente Parlamentar em Defesa do Plebiscito para a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. A proposta é do deputado Alexandre Von, que pretende reacender os debates acerca do tema.
Segundo o Von, a Frente realizará e divulgará estudos técnicos que possam contribuir para a análise da viabilidade da criação dos dois Estados e promoverá palestras, encontros, fóruns e seminários que possam aprofundar o debate sobre o tema da redivisão territorial e política. Mas a responsabilidade da decisão estará nas mãos da população.
'Não estou entrando no mérito da criação dos Estados, mas estou propondo que essa Casa entre no debate, porque entendo que só quem tem legitimidade para decidir essa parada é o eleitor paraense. O plebiscito é um instrumento legítimo', justifica.
O deputado diz que 'essa decisão não pode ser pautada na emoção, nem no sentimentalismo'. 'Tem que ser pautada na razão. Temos que trabalhar números, projeções, para depois tomar uma decisão. Será, por exemplo, que a saúde está chegando adeqüadamente a Faro, Trairão e Novo Progresso? Como o Estado está superando o desafio da educação para esses municípios tão distantes da capital? Com o plebiscito, podemos ver o que é melhor para o Pará e para os paraenses'.
A proposta de criação da Frente foi apresentada pelo deputado em setembro do ano passado, e subscrita por 36 dos 41 deputados estaduais, quase 90% do total de parlamentares.
(Com informações de O Liberal)

Nenhum comentário: