terça-feira, 1 de abril de 2008

Inseticida capaz de controlar o mosquito dengue Aedes aegypti

O inseticida foi desenvolvido em uma parceria firmada entre a unidade de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Bthek Biotecnologia. Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), Rose Monnerat, a idéia é que o projeto se integre ao Programa Nacional de Combate à Dengue, do Ministério da Saúde, e seja usado em todo o País. Com aplicação considerada simples, basta uma gota do produto para cada litro de água e as larvas do Aedes aegypti morrem em 24 horas.
O Bt-horus foi desenvolvido a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacilus thuringiensis), amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo. No período de janeiro a junho de 2007, o produto foi testado na cidade de São Sebastião (DF), onde havia um alto índice de infestação do mosquito por residência. Aplicado em aproximadamente 20 mil moradias da cidade, alcançou resultados acima do esperado. T
odos os moradores da cidade receberam o produto gratuitamente. O índice de infestação no município, que era de 4%, caiu para menos de 0,4%, patamar considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
(Dilma Duarte com informações de Fernanda Diniz /Embrapa)

Um comentário:

Anônimo disse...

Vige Maria,outra dispensa de licitação para o Amoras enganar o povo do Pará .
Valha nos nosso sr
Beato Salu