terça-feira, 22 de abril de 2008

Mangabeira Unger recebe deputados pro-Tapajós e Carajás

Em audiência nesta terça-feira (22), com o ministro chefe da Secretaria de Planejamento a Longo Prazo, Mangabeira Hunger, solicitando o apoio do Governo para aprovação dos Plebiscitos dos Estados do Tapajós e Carajás.
Estiveram presentes os deputados Lira Maia, Giovanni Queiroz, Wandenkolk Gonçalves e a deputada Bel Mesquita(foto).
Durante a Audiência os parlamentares ressaltaram da necessidade de emancipação das regiões Oeste e Sul do Estado do Pará como forma de desenvolver e alavancar o crescimento destas regiões.
O deputado Lira Maia ressaltou que a criação do Estado do Tapajós já é discutida a cerca de 150 anos e consta com parecer favorável a sua criação em todos os estudos de viabilidade promovidos pelos governos desde então.
Lira Maia ressaltou que o que se discute no momento é a realização da consulta plebiscitária e não propriamente a criação dos Estados que será discutida num segundo momento.
O ministro Mangabeira devera levar esta discussão para dentro do Governo e incluir esta questão dentro dos estudos que estão sendo promovidos pela sua decretaria.
Para Lira Maia, o desenvolvimento das regiões Oeste e Sul do Pará passam necessariamente pela criação dos dois Estados, reduzindo, se não, acabando com a falta de assistência nestas regiões ao longo de décadas por parte do poder público. “É inaceitável que o Oeste e o Sul do Pará somente contribuam para uma enorme parcela do PIB, e não tenham o mesmo tratamento por parte do Estado que é direcionado para a região metropolitana e para Belém. Isso não posso admitir, ver nossas crianças sem escola, sem cultura, sem saúde, nosso povo sem trabalho, sem estradas e sem dignidade para si e para suas famílias”, concluiu Lira Maia.

Nenhum comentário: