quinta-feira, 3 de abril de 2008

POLÍCIA FEDERAL FIXARÁ POSTO DE INSPEÇÃO NO AEROPORTO DE SANTARÉM

Alessandra Branches
Repórter


Com o objetivo de dar maior comodidade e segurança para os passageiros que utilizam o serviço aeroportuário em Santarém, a Superintendência Brasileira e Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO), contará com o apoio de agentes da Polícia Federal no aeroporto Maestro Wilson Fonseca durante a inspeção de bagagens. Ele será o primeiro da região a dispor dos serviços federais.
Segundo o superintendente da INFRAERO em Santarém, Luiz Carlos Barra, a presença dos agentes deverá coibir a prática de atividades que possam lesar a integridade física dos passageiros. "Quando alguém é pego com armas de fogo, facas e outros instrumentos nocivos à vida de quem utiliza os serviços aeroportuários de Santarém, não podemos dar voz de prisão, não temos poder de polícia como eles, por isso, é necessário à participação dos agentes em horários de maior volume de passageiros e cargas", explicou o superintendente, revelando que a partir deste mês uma sala será disponibilizada a fim de garantir a presença dos agentes do aeroporto.
Além da inserção dos serviços federais, o superintendente explicou que novas ações estarão sendo feitas ao longo do ano com a finalidade de oferecer futuramente mais comodidade aos passageiros. "No dia 28 de abril, a superintendência garantiu que o edital para que as empresas de engenharia e arquitetura possam pleitear a execução do projeto de construção de um novo terminal de cargas e passageiros em Santarém estará aberto.
Outra pretensão é de colocar em evidencia a reforma do atual terminal, aumentando a sua estrutura e colocando a disposição da população mais comodidade. "Precisamos aumentar a área de embarque e desembarque, colocar mais cadeiras e acabar com o desconforto que hoje existe", falou, acrescentando que o objetivo é adequar a estrutura do aeroporto que recebe um volume maior de aeronaves a passageiros do que os aeroportos de Macapá e São Luiz.
"O nosso aeroporto é alternativa internacional. Caso os aeroportos de Manaus e Belém estiverem interditados eles param em Santarém, uma vez que a nossa pista é típica para estas aeronaves com 2.400 metros. Contudo é necessário que uma infra-estrutura adequada esteja à disposição dos usuários. Não basta que a pista seja longa e favorável para o pouso de aeronaves internacionais, é preciso que todo um suporte seja construído para acomodar os passageiros", explicou Barra.

Nenhum comentário: