sábado, 26 de abril de 2008

Rio Tinto informa que pesquisa mineral só atinge 15% da reserva na Calha Norte

Marcos Diógenes, diretor da mineradora Rio Tinto, esteve esta semana na Câmara de Monte Alegre para informar aos vereadores que o projeto está apenas na fase inicial da pesquisa.
Segundo informações do jornal Tribuna da Calha Norte, Diógenes explicou que os trabalhos da mineradora Rio Tinto na região, se resumem “apenas na pesquisa inicial” que começou em 2005 e teve que parar no final de 2006, pelo fato da criação da Reserva Ecológica Grão Pará. Disse que os trabalhos de pesquisa voltaram no mês passado, mas somente em 15% da área total pretendida pela mineradora, justamente na área de Uso Sustentável (US) ou seja, na Flota.
Segundo o jornal, Diógenes deixou claro que é muito cedo para haver mobilizações por quem quer que seja pelo fato da pesquisa está com apenas um ano e meio, sendo que será necessário mais pelo menos dois anos para que se tenha um resultado concreto, se haverá ou não viabilidade para extrair o minério.
Pelo cronograma da Rio Tinto a exploração só começaria em 2016. A maior parte da área da pesquisa, segundo Diógenes, está no município de Alenquer, uma pequena parte no município de Monte Alegre e uma minúscula parte no município de Óbidos, informa o jornal Tribuna da Calha Norte.

Nenhum comentário: