segunda-feira, 26 de maio de 2008

Amazônia Sustentável terá painel e oficina no dia 28 de maio

O desenvolvimento sustentável da Amazônia, será tema de um painel e de uma oficina na 10ª Conferência Internacional do Instituto Ethos, que se realizará entre os dias 27 e 30 de maio no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. O painel temático “Desenvolvimento Sustentável da Amazônia” vai ocorrer no dia 28, das 11h30 às 13h30, com as presenças confirmadas de Beto Veríssimo (Imazon), Nelson Cabral de Carvalho (Petrobras), Orlando Lima(Vale), Julio Barbosa (Conselho Nacional dos Seringueiros), Roberto Waack(Amata) e Adriana Ramos (Instituto SocioAmbiental).
No dia 29, das 15h às17h, será realizada uma oficina intitulada “Contribuições das empresas para a sustentabilidade da Amazônia”.
Além do desmatamento e da ocupação ilegal de terras, a região tem muitos outros problemas. Entre os indicadores mostrados no relatório “O Estado da Amazônia”, publicado no ano passado pelo Imazon, verificou-se que: mesmo após a implementação de programas socioeconômicos, o índice dedesenvolvimento humano (IDH) mantém-se abaixo da média do País (0,75, sendo 0,798 o indicador nacional em 2006); o PIB regional é 40% inferior à média brasileira; os índices de violência são crescentes (a região abriga 60% dos assassinatos rurais cometidos no País, 43% dos conflitos de terra e 84% da área envolvida nessas disputas), entre outros.

Nenhum comentário: