segunda-feira, 5 de maio de 2008

COSANPA SUSPEITA DE VAZAMENTO EM POÇOS PROFUNDOS

Gisele de Freitas
Repórter

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) de Santarém contratou uma empresa de Belém para resolver os problemas de abastecimento de água nos bairros Conquista, Aldeia e Amparo. De acordo com o gerente Paulo Elair Lima, os poços dos três bairros devem estar com as paredes de aço furadas, o que permite a entrada de areia na bomba que puxa água. No Conquista há mais de 15 dias os moradores têm recebido abastecimento através de um carro pipa. Nos outros dois bairros o abastecimento continua, porém, há areia misturada na água que sai da torneira. Lima espera pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deverão contribuir para que a água chegue com mais facilidade às residências dos santarenos.
De acordo com o gerente, a Cosanpa tentou solucionar o problema no bairro Conquista. A bomba condutora de água acabou danificando pela quantidade de areia que havia no poço. A Cosanpa esperou um compressor vir de Belém e fez a limpeza do local, extraiu a areia e trocou a bomba queimada por uma nova, porém a areia continuou entrando no poço e os técnicos constataram que a parede do poço deve estar furada. Para solucionar o problema, fazer um trabalho chamado de "obturação" uma empresa de Belém já está na cidade. O equipamento chegou a Santarém na manhã da última quinta-feira (24). "Os técnicos vão direto para o Conquista, lá é isolado e não podemos fazer uma manobra para desviar água de outros bairros e abastecer aquele. Acredito que no máximo em uma semana o problema lá estará resolvido" relatou Lima.
Após o Conquista, os técnicos deverão atuar no bairro Aldeia, nas proximidades da Praça Tiradentes, onde também há suspeita de que o poço tenha furado. Após, o alvo será o bairro Amparo, que apresenta o mesmo problema. Nestes dois bairros o trabalho deve levar no máximo quatro dias para ser concluído. Para o gerente, os furos nos poços acontecem quando o cano que conduz água estoura, a pressão da água seria muito forte e ao ficar em contato com o aço por algum tempo, acabaria abrindo buracos, por onde os recursos do solo entram e são puxados pela bomba juntamente com a água. "A Cosanpa está interessada em resolver logo esta situação, estamos fazendo tudo que é possível" destacou Lima.
PAC - Em relação aos R4 33 milhões de recursos do PAC destinados à ampliação do abastecimento de água em Santarém o gerente garante que as licitações para início da obra ainda estão ocorrendo em Belém e não há uma previsão de quando deva começar os trabalhos. Santarém receberá três poços e quatro reservatórios elevados, cada um com capacidade para três milhões de litros de água, sendo que hoje a Cosanpa possui um na cidade, com capacidade de um milhão de litros. Além destes benefícios deverá também ser feita uma câmara de contato no bairro Irurá, para ampliar o reservatório já existente no local. Os novos reservatórios serão construídos nos bairros Livramento, Conquista, Santa Clara e Aeroporto Velho. Lima acredita que as obras devam começar ainda neste ano ou no início de 2009.

Nenhum comentário: