terça-feira, 13 de maio de 2008

Lideranças pedem apoio ao plebiscito sobre Estado do Tapajós

Lideranças empresariais e políticas de Santarém se reúnem nesta quarta-feira, 14, em Brasília, com o ministro das Relações Institucionais, Múcio Monteiro. Eles vão pedir apoio ao projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e autoriza a realização de plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós no Oeste do Pará. O projeto foi aprovado pelo Senado e aguarda votação no plenário da Câmara.
A reunião acontece no Congresso e vai contar com a participação do ministro, dos integrantes do Movimento pela Criação do Estado do Tapajós, de empresários, representantes da Associação Comercial de Santarém (ACES) e parlamentares estaduais e federais paraenses que apóiam a realização da consulta plebiscitária. O objetivo é convencer o governo de que a população da região tem o direito de votar sobre o assunto.
A intenção das lideranças é sensibilizar o ministro que cuida da relação do governo com o Congresso para que o mesmo ajude a colocar o projeto em votação. Segundo cálculos das lideranças, se o projeto for a plenário, terá grandes chances de ser aprovado, garantindo assim, finalmente, o direito da população ser ouvida sobre a criação do novo Estado.
O projeto chegou a ser colocado na pauta de votação, mas retirado devido ao trancamento da pauta por Medidas Provisórias. Desta vez, a expectativa é que o mesmo seja votado pelos parlamentares e aprovado. Para convencer os deputados, as lideranças que estão em Brasília também farão visitas a gabinetes e reuniões.
(Fonte: Ecoamazônia)

Nenhum comentário: