sábado, 3 de maio de 2008

Por quê importamos alimentos?

Antenor Giovannini

Uma triste constatação. Se afora termos deixado do lado a produção de arroz, que chegou a casa dos 2 milhoes de sacas há tres anos atrás, fazendo com que o preço na gôndola do supermercado chegasse a R$ 0,46 kg, observamos nessa importação coisas absolutamente básicas e que poderiam ser incentivadas e produzidas localmente.
Xuxu é um exemplo. Batata é outra. Cenoura, repolho, tomate, e tantas outras.
Titularização das terras que é básico, aliado a condição de concessão de crédito, atrelado ao trabalho de projeto e orientação de plantio fornecido por orgãos oficiais locais e extremamente capacitados, aliado a uma centralização de recebimento dessa produção para posterior repasse ao consumidor, trariam ao mini/micro/pequeno produtor que são o alicerce dessa cadeia de produção de horti fruti uma segurança e principalmente condição de olhar o futuro com esperança.
Hoje é mais fácil chorar o leite derramado, culpar os outros e aplaudir quem se esforça para trazer 120 tons de alimento via carreta/aerea para nao faltar na mesa santarena.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sr Editor

Dentre essas sugestões faltaram duas que tambem se fazem importante para alavancar essa inércia que se encontra nosso setor produtivo, não por culpa dos produtores, pois eles estão às duras penas conseguindo o seu melhor.

- a melhoria da logistica com atenção aos ramais que se encontram em péssimas condições de trafegabilidade
- a implantação do sistema cooperativismo nas diversas comunidades, fazendo com que as condições de comercialização/repasse/e principalmente concessões de crédito se tornem muito mais acessiveis beneficiando um todo e não sómente alguns.

Antenor Giovannini

Anônimo disse...

A verdade está na cara... só não vê quem não quer!

Olavo das Neves