quinta-feira, 5 de junho de 2008

2008: no dia mundial do meio ambiente

Temístocles Marcelos Neto[1]

O dia mundial do meio ambiente neste ano é especial.A importância do tema ganhou escala. Arrebentou portas, ganhou ruas.Ao longo do ano na CUT será homenageada a memória indesejada.Circunstâncias e engrenagens do crime contra Chico Mendes ainda a serem explicadas. Julgadas e condenadas.
O Planeta parece gritar na China e em Miammar. Tua ira surge no facão.Os "engenheiros" e seus dinheiros, neste dia do meio ambiente, se exibem contentes.
No restante do ano, se revelará: engano. Construções de barragens a qualquer custo, desconstruções de imagens. Hidratação de malandragens.
Mesmo assim, o dia do meio ambiente é um dia num ano especial.Vinte anos da Constituição, ao mesmo ensejo, vinte e cinco anos de vida da CUT, quarenta anos das "barricadas do desejo".
Superar retóricas de ocasião. Fugir da armadilha que desmata.
Recusar as polaridades que foram construídas nas cidades. Deidades que levam às calamidades econômicas, ambientais, sociais e espirituais. Estripulias das astrologias.
Realinhar as idéias originais e as pessoas leais. Defender os recursos naturais.
Assim, então reorientar nossa ação.
Implementar nossa deliberação. Este é o desafio do conjunto da CUT e dos movimentos sociais.
Neste dia do meio ambiente, neste ano especial, este tema deixa de ser marginal. Arrebentou portas e ganhou as ruas. Atingiu nosso continente."Um dia que teve um começo e não terá mais fim."Uma sociedade sustentável.
Um ponto de partida e um ponto de chegada.
Marketeiros, que neste dia publicarão disfrases,disfarces do que se convencionou, nos salões, chamar de desenvolvimento sustentável. Discursos para leilão estável, durável.
Cartas marcadas sobre a mesa.
Testas de ferro que destroem a natureza. Querem arar a Cruz.
Irmandades transnacionais, sociedades secretas,arquitetam os mais sofisticados meios,em nosso meio, para controlar a terra do Pau Brasil, a terra de Santa Cruz.
Biopirataria, vazamento e arrendamento de energia para a Alcam, Alcoa,Vale, Monsanto, Syngenta, Bungue, Maggi, Cargil.
O tempo de treino acabou. Meio ambiente agora é para valer.
Reinventar a capacidade de sonhar. Uma nova civilização.
Não repetir os valores da sociedade do carbono. Construir uma nova aliança para interromper os caminhos traçados pelo mercado.
Dar passos largos na direção de uma nação soberana. Um futuro breve que erradique a fome.Um futuro que radicalize a democracia.Para tanto, precisamos de presente que elimine a hipocrisia.
A tirania da violência dos poderosos.
Elimine a truculência doce dos donos do poder.
Elimine as máscaras dos donos do biopoder.Um presente em que, o passado reclama desvios que estivemos a cometer.
Neste dia do meio ambiente, é o que eu tenho para te dizer.
----------
[1] Sindicalista e Ambientalista, membro da Executiva Nacional e Coordenador da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Central Única de Trabalhadores (CUT). Secretário-Executivo do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS).

Nenhum comentário: