quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente - SANTARÉM NÃO PRESERVA QUINTAIS

Gisele de Freitas
Repórter

A coordenadora do Instituto Sócio-Ambiental de Santarém (ISAM), Luzia Fati, considera que o santareno está em processo de amadurecimento de sua consciência ambiental e, diferente de tempos, hoje em dia a população já considera possível conciliar desenvolvimento urbano e preservação ambiental. Luzia defende a criação de uma secretaria municipal de Meio Ambiente. Mas em relação à conservação dos quintais já arborizados Luzia salienta que o município não possui um plano específico para isto, como há em outras cidades onde os proprietários que conservam árvores em seu quintal recebem descontos no IPTU, por exemplo. "Por enquanto nós só incentivamos a plantar, mas quem sabe um dia não teremos um plano de incentivo como este", afirmou Luzia.
Luzia garante que o tempo antigo em que os santarenos eram a favor do desenvolvimento ou da preservação já acabaram. Para ela a população vive uma fase de amadurecimento, em que torce ao mesmo tempo pelo desenvolvimento urbano e pela preservação do meio ambiente. "As pessoas estão entendendo que é possível ganhar dinheiro e conservar a natureza ao mesmo tempo. Não vamos seguir o exemplo de países que devastaram tudo para se desenvolver, vamos mostrar que podemos fazer diferente. O meio ambiente pode até ser fonte de renda através do turismo, por exemplo" destacou.
A coordenadora lembra que as ações ambientais não devem ocorrer apenas na zona rural. Para garantir a arborização da zona urbana santarena, o ISAM realiza o projeto Santarém verde, que desde o ano passado distribui mudas de árvores para pessoas interessadas em plantá-las em suas casas. Nos locais públicos o próprio ISAM realiza o plantio. "Desde o ano passado já entregamos mais de 20 mil mudas. Santarém é uma cidade arborizada, mas nós precisamos de mais árvores. Quem tiver interesse de plantar pode ligar para o ISAM que os nossos técnicos vão até o local e analisam qual árvore é ideal para ser plantada", afirma.
Outra questão comentada pela coordenadora foi a conservação dos mananciais urbanos. Para ela, os igarapés urbanos ainda estão em uma fase que sua degradação é reversível, mas para isto é necessário que haja investimentos altos, pois ações paliativas não resolveriam mais o problema. Luzia explica que há uma diferença grande entre os mananciais urbanos e os afastados da cidade. Em Cucurunã o ISAM plantou cerca de quatro mil árvores na cabeceira do igarapé no ano passado o que deve solucionar a maior parte dos problemas de poluição no micro sistema. Já no igarapé do Urumari o órgão tem mais dificuldade de diminuir os estragos causados pelo homem. "O Urumari, por exemplo, é um igarapé totalmente urbano. Há casas próximas a ele, esgoto e as ruas são drenados para desembocar toda a água no igarapé. É uma situação bem mais difícil de resolver" garantiu.
Para o tratamento dos mananciais Luzia garante que será feito um projeto-piloto de drenagem da água das ruas nos igarapés do Irurá e do Urumari. Dependendo dos resultados, o projeto poderá ser estendido para os demais igarapés que se encontram na zona urbana. Para reduzir os impactos das águas de esgoto e da chuva que desembocam nos igarapés e rios o ISAM conta com as obras do PAC, em que o bairro do Mapiri deverá ganhar uma estação de tratamento de esgoto.
"Certamente melhores condições de saneamento contribuiriam para a melhor conservação dos mananciais e também para a vida da sociedade santarena. Eu garanto que vontade por parte do governo há e a população cobra mais hoje em dia, só o que falta é verba, mas isto vai ir acontecendo aos poucos" destaca Luzia.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

A coordenadora defendeu a criação de uma secretaria municipal de meio ambiente. Para ela, o ISAM realiza vários serviços que facilitam para que as pessoas não precisem procurar a secretaria estadual em Belém. O órgão também tem poder de polícia, fiscaliza e multa, mas ainda não é uma secretaria. "Não temos finanças próprias, não somos uma secretaria. Acredito que o próximo governo não poderá pensar em suas secretarias sem a criação de uma responsável por ações ambientais", destacou.

Nenhum comentário: