segunda-feira, 30 de junho de 2008

Encerrado ciclo de audiências públicas para exploração de novas áreas de bauxita

Renata Dantas

Representantes da Mineração Rio do Norte (MRN), Ibama, Instituto Chico Mendes e cidadãos dos municípios de Terra Santa e Oriximiná participaram das audiências públicas para licenciamento de seis platôs de bauxita da chamada Zona Leste (Bela Cruz, Aramã, Greig, Teófilo, Cipó e Monte Branco). As audiências foram realizadas nos municípios de Terra Santa e Oriximiná, nos dias 28 e 29 de junho, respectivamente. A coordenação dos eventos ficou por conta do gerente Executivo do Ibama em Santarém, Daniel Cohenca.
Para o presidente da MRN, Júlio Sanna, “essas reuniões representaram um exercício de cidadania. A principal finalidade das audiências foi ouvir as manifestações da população, suas críticas e sugestões, além de mostrar com clareza as atividades e o planejamento dos novos empreendimentos da empresa”. A apresentação dos impactos socioambientais do novo projeto ficou por conta da Brandt Meio Ambiente, empresa responsável pela elaboração do estudo.
Dos seis platôs, os dois primeiros a entrar em operação serão o Bela Cruz e Monte Branco. Com uma área de 1,684 hectares, o Bela Cruz tem uma capacidade produtiva de 83,4 milhões de toneladas de bauxita, a ser explorada ao longo de dez anos a partir de agosto de 2009. Para tanto, espera-se a licença prévia para julho deste ano e a licença de instalação para agosto.

Nenhum comentário: