quarta-feira, 11 de junho de 2008

Encontro regional é realizado na Aldeia Missão Tiryós

Definir as diretrizes gerais da Política Estadual dos Povos Indígenas doPará, escolher os delegados para a I Conferência Estadual e debaterestratégias para o fortalecimento do movimento indígena no Estado são osobjetivos principais dos encontros regionais. Até esta quinta-feira(12), ocorre o encontro na aldeia Missão Tiryós, na Terra IndígenaParque do Tumucumaque.
Realizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos(Sejudh), por meio da Coordenadoria de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais, os encontros regionais se constituem em etapas preparatórias para a I Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Pará, que ocorre de 7 a 9 de agosto deste ano, emBelém.
Encontros regionais - O primeiro encontro foi realizado nos dias 15 e 16de maio, na Maloca Borari, em Alter do Chão, e contou com a participaçãode 70 indígenas, representantes de dez etnias da região de Santarém.
Destacou-se o imediato reconhecimento dos povos indígenas do BaixoTapajós e a regularização fundiária das terras dos povos Borari eArapyú.
O segundo ocorreu nos dias 18 e 19 de maio, na aldeia Mapuera, TerraIndígena Mapuera, em Oriximiná, com a presença de 170 indígenas de 12 etnias da região. Na aldeia, os jovens encaminharam solicitação deimplantação de uma escola de ensino médio para o atendimento de jovensdas aldeias que integram a Terra Indígena Mapuera, bem como a conclusãoda formação dos 38 professores indígenas iniciada pela Secretaria deEstado de Educação (Seduc).
Calendário - As próximas etapas serão realizadas em Ourilândia do Norte,de 14 a 17 de junho; aldeia Kyikatêjê em Bom Jesus do Tocantins, de 18 a21 de junho; aldeia sede do Povo Tembé, de 26 a 29 de junho; e aldeiaMissão Cururu em Jacareacanga do Povo Mundurukú e aldeia Juruna Km 17,em Altamira, de 30 de junho a 3 de julho.

Nenhum comentário: