sábado, 7 de junho de 2008

ESCOLAS ANUNCIAM QUE VÃO ADOTAR MESMO FUSO DE BRASÍLIA

A poucos dias do fuso horário oficial de Brasília entrar em vigor em toda a região norte do país, exceto em parte do estado do Amazonas e no Acre, a população de Santarém vive a expectativa da mudança Alguns comerciantes divergem e querem alterar o horário abrindo as portas para as vendas somente às 9h e fechando as 19h, diferentemente de bancos, escolas, faculdades e outras instituições, que já anunciaram que manterão o horário normal.
Mesmo diante de algumas divergências entre o setor empresarial, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), em reunião com seus integrantes, definiu que o horário do comércio santareno continuará o mesmo, sem alterações. "Foi acordado e todos deverão cumprir, exceto aqueles que quiserem aproveitar mais o dia que será mais longo, contudo, deverão pagar horas extras ou fazer revezamento entre os empregados para que não sejam punidos pela justiça do trabalho", explicou Olavo das Neves, presidente da ACES lembrando que fora essas discussões, é notório a ansiedade da população, que nos primeiros dias, terá dificuldades para acordar um pouco mais cedo. "A verdade é que o fator negativo com a unificação do atual fuso horário ao oficial de Brasília é o relógio biológico, que vai precisar se adaptar, no entanto, é preciso se adequar ao novo horário", frisou Olavo.
"Vai ser melhor para todos, em especial para a economia da região que vai ter mais uma hora para produzir, pagando aos seus funcionários, caso ultrapassem oito horas de trabalho, horas extras para que produzam ainda, mas, sem gastar energia, já que o dia vai ser mais longo", lembrou o diretor das Faculdades Integradas do Tapajós, Hélvio Arruda, atentando para os fatores positivos com o advento do fuso horário oficial. "Os alunos que estudam durante o período noturno chegarão até a faculdade com mais segurança, uma vez que o sol ainda estará brilhando", destacou Hélvio acrescentando que o horário não vai ser alterado e as aulas vão iniciar, em todos os turnos, nos horários já convencionados.
Escolas
Segundo o diretor do Colégio Dom Amando, Irmão José Ricardo, as escolas particulares também não modificarão o horário de suas atividades, iniciando uma hora mais cedo, se comparado ao atual fuso horário. "É como se fossemos morar em outro estado com fuso horário diferente. Uma hora teríamos que nos acostumar a acordar mais cedo", comentou o diretor.
Nas escolas públicas, a diretora regional da escola Frei Ambrósio, Wanilce Pena informou que o assunto ainda não foi discutido, contudo, adianta que a possibilidade de alteração no horário das atividades é remota. "A direção da 5ª unidade regional de educação ainda não enviou parecer sobre o assunto, contudo, acreditamos que o horário não será alterado.
Bancos
Nas agências, os questionamentos quando ao horário de atendimento adotado a partir do próximo dia 25 é significativo. Diante disso, o gerente do Banco do Brasil, Martin Granja, anuncia que ainda não recebeu informações superintendência regional, mas garante que o banco está realizando um levantamento para saber se os aviões que carregam os malotes oriundos dos demais municípios da região oeste chegarão em tempo hábil a Santarém e daqui para levar os malotes para a capital do estado. Segundo Granja, o município de Santarém é a cidade-pólo, onde tudo é arrecadado e levado para Belém. Entretanto, Martin garante que até a próxima semana o horário estará definido.

Nenhum comentário: