terça-feira, 10 de junho de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

1961

Líderes estudantis
A União Democrática venceu a eleição para a Diretoria da Associação dos Estudantes Secundaristas de Santarém. O presidente eleito foi Antônio Pereira, da Escola de Comércio, e o vice, Ítalo Fernandes (do Ginásio Dom Amando); 1º secretário, Mirasselva Pinto Corrêa (Escola Normal); 2º secretário, Mariúza Nadler; 1º tesoureiro, Manoel Emílio; 2º tesoureiro, Emanuel Bassu; orador, José Bonifácio Sena; bibliotecária, Júlia Harada. O presidente que passou o cargo era Benedito Guimarães e o anterior, Aldo João Ferreira.

Transporte difícil
O "moderno vapor" São Miguel, da frota da L. Figueiredo Navegação, de quatro mil toneladas teve que atracar no trapiche do Instituto Agronômico do Norte (atual Embrapa) porque o trapiche municipal não tinha capacidade para recebê-lo. Fez escala em Santarém, em março de 1961, para descarregar "diversas viaturas" para a firma Coimbra & Irmãos e receber 500 toneladas de juta.
A presença do navio estimulou o pedido do comércio para que o Lóide e a Costeira, empresas estatais de navegação, passassem a incluir o atracadouro do IAN no seu plano de viagens, pelo menos durante a safra de juta, para facilitar o escoamento da produção. Esse era um dos grandes problemas da época para o setor produtivo. Antes do "São Miguel", o último vapor que atracara em Santarém fora o "Almirante Alexandrino", três meses antes.

Nenhum comentário: