quinta-feira, 5 de junho de 2008

Memória de Santarém - Por Lúcio Flávio Pinto

O dia-a-dia(1961)

* O governo do Estado, através da Mesa de Rendas, arrecadava em Santarém o triplo da receita de impostos da prefeitura, mas aplicava pouco no município. E ainda utilizava prédios de propriedade da prefeitura na cidade para o funcionamento de repartições públicas, como a delegacia de polícia, grupos escolares e a cadeia pública, recebendo do governo local material de manutenção e expediente, além de ajuda para o pagamento dos salários dos servidores estaduais. Por isso, o vereador Isaías Serique reivindicou pelo menos a construção da sede da Mesa de Rendas, que era o cargo mais importante depois do de prefeito.

* Um avião da FAB (a Força Aérea Brasileira) foi o primeiro jato a pousar em Santarém (ainda no antigo aeroporto), em um domingo da primeira semana de março, pilotado pelo major Arison de Carvalho.

* Em janeiro, a Real Aerovias fez seu vôo inaugural na linha Belém-Santarém-Belém, transportando apenas convidados.

* Sílvio Braga esteve em Santarém logo depois de lançar seu livro Borracha e antes de assumir o mandato de deputado federal, em 11 de janeiro.

* Anúncio que colocava à venda benfeitorias realizadas num lote de terras à margem do igarapé Açu, em São Braz, mostrava que os pequenos colonos davam um uso mais amplo às suas roças. Nessa, havia seringueiras, cafeeiros, laranjeiras, pupunheiras, limoeiros, abacateiros e cupuaçuzeiros, além de ser "próprio para o plantio de malva". Nada de monocultura e desperdício.

* Luís Bisi, diretor da Radional no Pará, esteve em Santarém no final de janeiro para acertar a implantação da empresa de telefonia. Prometeu instalar transmissores mais possantes do que os de Belém, que permitiriam falar simultaneamente para a capital paraense e para Manaus. O escritório e as cabines ficariam no térreo do prédio da Telefônica, enquanto os aparelhos de rádio iriam para uma grande área na "estrada da FAO".

* O Café Central anunciava para venda, no carnaval, lança-perfume, confete e serpentina

Nenhum comentário: